BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

25 de Março! Dia de Ler Tolkien - #TolkienReadingDay



Já é tradição entre os fãs de J. R. R. Tolkien, reservar alguns minutos do dia 25 de Março para ler algum trecho das obras deste autor. A data marca a Queda de Sauron e o Fim da Guerra do Anel como visto na trilogia O Senhor dos Anéis.
O Dia de Ler Tolkien é organizado pela Tolkien Society desde 2003 e incentiva os fãs a celebrarem e promoverem a vida e a obra de J. R. R. Tolkien lendo algumas de suas passagens favoritas. A Tolkien Society encoraja ainda que museus, livrarias e escolas realizem os seus próprios eventos de leitura e discussão das obras do Professor por todo o mundo.

“Ser apanhado na juventude por 1914 não foi uma experiência menos terrível do que ficar envolvido com 1939 e os anos seguintes. Em 1918, todos os meus amigos íntimos, com a exceção de um, estavam mortos. — J.R.R. Tolkien, no Prefácio de O Senhor dos Anéis.
Todo ano também é escolhido um tema para ser observado e discutido mais a fundo e o de 2016 é “Vida, Morte, e Imortalidade”. Este ano marca o centésimo aniversário da Batalha do Somme, ainda durante a Primeira Guerra Mundial, na qual Tolkien lutou e sobreviveu servindo o Exército Britânico. Contudo durante essa batalha ele perdeu um de seus grandes amigos, Rob Gilson. Posteriormente a guerra também levaria G. B. Smith. Ambos eram integrantes da primeira sociedade literária da qual Tolkien fizera parte, a Tea Club Barrowian Society (T.C.B.S.). Estes fatos, sem dúvidas, contribuíram significativamente para dar forma as perspectivas de Tolkien sobre a vida e a morte, a mortalidade e a imortalidade como largamente pode ser visto em todo o legendarium da Terra-Média.
O tema é amplo e pode fornecer ricos debates com as mais variadas respostas seja pelas inumeráveis raças que povoam a Terra-Média (humanos, hobbits, elfos, anões, ents, valar, orcs...), o próprio tempo e o espaço (idade, região...), a suposta longevidade, que muitas vezes pode ser frustrada por vários motivos inclusive partir numa aventura com um mago que bate a sua porta. Deixe a imaginação voar!
Jogos de RPG, tanto de mesa quanto online e os filmes de Peter Jackson também são opções válidas para celebrar a obra de Tolkien, que há muito deixou as páginas dos livros para ganhar vida em outras mídias, e podem funcionar igualmente para despertar o interesse e permitir que se aprofunde ainda mais no fascinante universo de fantasia tolkieniano.
Há diversos livros de Tolkien disponíveis no Brasil e as opções de leitura são as mais variadas possíveis, desde o trio básico: O Hobbit, O Senhor dos Anéis (A Sociedade do Anel, As Duas Torres, O Retorno do Rei) e O Silmarillion, até os que se aprofundam na mitologia da Terra-Média: Os Filhos de Húrin, Contos Inacabados, A Última Canção de Bilbo, As Aventuras de Tom Bombadil, os livros infanto-juvenis e de contos: Mestre Gil de Ham, Mr. Bliss, Árvore e Folha, Ferreiro de Bosque Grande, Roverandom, As Cartas do Papai Noel, além dos trabalhos acadêmicos: A Queda de Artur, Sigurd e Gudrún, Beowulf e das cartas, biografias, atlas e ensaios de críticos sobre as obras do Professor. A data também pode servir de estimulo para uma releitura completa ou marcar o início da leitura de uma obra que ainda lhe seja inédita.
Compartilhe conosco e com o mundo o que você vai estar lendo neste dia, comente sobre os seus trechos favoritos, debata sobre os livros e as histórias com os amigos e ajude a espalhar a tradição no Twitter, Instagram, Facebook e demais redes sociais com as hashtags #TolkienReadingDay e #DiaDeLerTolkien. É altamente recomendável acompanhar também as atividades das Tocas do Conselho Branco, do Tolkien Brasil e do Valinor, as maiores referências em Tolkien no Brasil.
Nestes tempos conturbados, é sempre bom relembrar:
Muitos que vivem merecem a morte. E alguns que morrem merecem viver. Você pode dar-lhes vida? Então não seja tão ávido para julgar e condenar alguém à morte. — Gandalf, o Cinzento em A Sociedade do Anel de J.R.R. Tolkien.