BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

A Nave Espacial Traveller





Sugada para o interior do pesadelo do Vazio Seltsiano, a nave espacial Traveller emerge do outro lado do buraco negro em um universo desconhecido. VOCÊ é o Capitão da Traveller, de quem o destino da nave depende! Você será capaz de descobrir o caminho de volta para a Terra em meio aos povos e planetas alienígenas que encontrará, ou a nave estará condenada a vagar pelo espaço desconhecido para sempre?




Título:  A Nave Espacial Traveller
Autor (a): Steve Jackon
Editora: Jambô
Número de páginas: 192


Escrever uma resenha não é uma tarefa muito simples, ainda mais quando queremos dar detalhes sobre uma obra sem entregar pontos cruciais que prejudiquem a leitura (ainda que tenha gente que não se preocupa em dar e receber spoilers). Mas difícil mesmo é escrever uma resenha sobre um livro com algum nível de interatividade, tal qual livros anti-stress, livros com ações, e livros onde a sua decisão leva a pontos diferentes da trama, tal qual os livros-jogos!
-
A essa altura do campeonato você ainda não sabe o que são livros-jogos? Bom! Sugiro que, caso se interesse em conhecer mais a fundo, após ler essa postagem visite a postagem chamada: Livros-Jogos - Para Conhecer Vá para a Página 46. Porém, contudo, todavia, podemos dizer rapidamente que os chamados Livros-Jogos são romances interativos onde você - o leitor - é quem, literalmente, vai guiar os rumos da trama. Opções serão dadas através do uso de referências numeradas, mas a escolha de qual caminho seguir é toda sua. No fim de cada referência há uma lista de opções e são suas escolhas que o levarão a etapa seguinte e assim por diante podendo chegar ao final de forma variada, ou morrer tentando. Quem disse que a vida de um herói é fácil?
-
Em A Nave Espacial Traveller embarcamos em uma aventura de ficção científica no papel de um comandante cuja nave e tripulação foram acidentalmente sugados por um buraco negro e lançados para um universo desconhecido. Lá, nosso destemido capitão - o leitor - terá que descobrir, junto com a sua tripulação, informações que o levarão a retornar para sua terra natal, tomando cuidado para não utilizar as coordenadas erradas que poderão levá-los para uma localidade ainda mais longínqua ou mesmo levá-los à destruição. Viajando pelos confins do espaço a tripulação da Traveller irá se deparar com planetas desconhecidos e outros sistemas galácticos desertos ou povoados; de habitantes hostis ou amigáveis; de povos com inteligência infinitamente superior a da humana ou completamente inferior e bárbara, além de alienígenas, robôs e outros perigos. Uma verdadeira aventura de ficção cientifica à la Star Trek!
-
Difícil é falar muito sobre o roteiro, mas posso dizer com certeza que em pouco mais de 300 pequenas referências, Steve Jackson nos arrasta por dentro de uma história bem bacana com conflitos de diversos tipos. Diversos situações e elementos clichês de uma boa aventura espacial permeiam a trama e fazem total diferença para o clima da leitura: alienígenas, batalhas entre naves espaciais, planetas a serem investigados, máquinas de teletransporte, armas de raios lasers, povos intergalácticos de altíssima inteligência e povos selvagens e bárbaros. São tantas questões que eu duvido que em uma única leitura você seja capaz de explorar todas as possibilidades. Sim! O livro pode ser lido mais de uma vez e os acontecimentos poderão ser totalmente diferentes, ou ao menos acontecer em outra ordem onde as informações terão um novo sentido!
-
O leitor-jogador não é obrigado a criar histórias profundas para seu capitão e tripulantes, mas eu escolhi fazer dessa forma: encarnando o Capitão Ace e sua tripulação - incluindo o Airechu como meu Oficial de Ciências, com direito a ilustração e tudo - e tentando manter minha tripulação viva até o fim. Bem! Digamos que isso intensificou ainda mais a experiência, mas você pode seguir sem isso facilmente. Guiei a tripulação por planetas estranhos, tive alucinações em planetas com a atmosfera comprometida por gases de uma guerra antiga, fui infectado por doenças alienígenas, salvei planetas da destruição, fui gladiador em lutas contra robôs, tive a pele salva diversas vezes pelas habilidades do Oficial de Ciências Airechu e mantive a esperança entre a tripulação. Pois é, não pense que é fácil ser um capitão perdido no espaço, seus homens podem duvidar de suas capacidades de liderança!
-
Foi uma jornada cheia de dificuldades, mas cheguei ao fim sem perder nenhum de meus leais companheiros. Ler um Livro-Jogo e participar ativamente da história é uma experiência que todo leitor deveria provar. Com uma trilha sonora adequada para aumentar a imersão então? Só alergia! Como disse acima, A Nave Espacial Traveller é apenas um dos vários livros do tipo que existem por aí, vale a pena olhar aquela postagem que recomendei e conhecer mais esse universo que une literatura e jogo. Essa é a minha dica para quem quer escolher um título para começar: por tanto prepare toda a sua equipe e prepare para viajar pelo infinito e além!

PS. Vou dar uma colher de chá para você que por acaso ficou curioso(a): tá rolando uma promoção valendo dois Livros-Jogos, passa lá que ainda dá tempo de participar!