BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

X-Men - Espelho Negro






O Estranho refletido no espelho pode se revelar o tipo mais terrível de prisão.
Temidos e rejeitados por muitas das pessoas que juraram proteger, os X-Men são uma equipe de heróis mutantes dedicada a defender os seres humanos daqueles que poderiam usar o gene X para o mal e a destruição. Abençoados, alguns diriam amaldiçoados, com habilidades impressionantes, os X-Men são a última defesa da Terra contra vilões e insanos... e a única esperança para o futuro.
Jean Grey acorda em um quarto desconhecido. Sentindo-se fraca e desorientada, está sem seus poderes telepáticos e telecinéticos, e aprisionada no corpo de outra pessoa. Seus companheiros de equipe Ciclope, Wolverine, Vampira e Noturno também são cativos, suas mentes estão presas dentro de corpos estranhos. Quem os teria trazido àquele lugar, e com que finalidade? As respostas levam a um plano terrível que ameaça não só os X-Men, mas todos os mutantes.
Título: X-Men - Espelho Negro
Título Original: X-Men - Dark Mirror
Série: Coleção Marvel
Autor (a): Marjorie M. Liu
Editora: Novo Século
Número de Páginas: 305


Não importa o quão sejam odiados em seu mundo, ou o quanto outras equipes sejam mais amadas no mundo real, meu coração é, e sempre será, mutante! Quem acompanha o blog a mais tempo já sabe o amor que tenho por quadrinhos e seus derivados, mas talvez não se saiba que os X-Men são a minha equipe favorita entre todos heróis (inclusive o destemido líder Ciclope o meu personagem favorito da Marvel). Foi difícil segurar a expectativa durante a leitura de X-Men - Espelho Negro, mas consegui focar para trazer tudo da melhor maneira possível.
O que você faria se acordasse em outro corpo? E se esse corpo estranho fosse de um sexo diferente? Você ainda seria você? Se aceitaria ou entraria na sofrência? Presos nos corpos de pacientes de uma manicômio, Noturno, Vampira, Ciclope, Wolverine e Jean Grey, precisam lidar com essa angustiante situação - sem a ajuda de seus poderes - antes de poderem voltar a ser os heróis que o mundo conhece. Fugir não será fácil, muito menos conseguir ajuda, mas se há algo em que os X-Men são bons é em insistir e sobreviver...
A história não irá focar na ação, muito menos em atos heroicos, mas sim em personagens. Durante todo o livro, com momentos de drama, a autora nos guia pelos conflitos internos dos personagens, valorização dos seus poderes, questões de gênero, e discussões sobre o papel social e luta por minorias. Se espera algo diferente disso, acho bom decidir se irá continuar na leitura, mas aviso que irá perder uma trama bem agradável de ler, e com o clássico jeito X-Men de fazer pensar sobre questões sociais. Mas não se deixe enganar, mesmo com o clima sombrio há muito espaço para o humor, principalmente com o Noturno e o implicante Wolverine, e também para o romance com Ciclope e Jean.
Apesar de manter um ritmo um pouco lento em sua narrativa, Marjorie M. Liu, aprofunda os dramas dos personagens, mantendo-os fieis aos quadrinhos, dando espaço a todos eles através de capítulos dedicados ao ponto de vista de um ou outro herói. A ação existe, mas em dosagens pequenas, com menor impacto sobre a trama. Outros personagens também se fazem presente - Gambit, Jubileu, e Tempestade - porém a sua participação é menor e só acontece após quase metade do livro.
Apenas como uma curiosidade, por mais que o livro pressuponha um pouco de conhecimento do leitor sobre os X-Men, mas possa ser lido com tranquilidade, a trama parece se encaixar durante a fase que o grupo vivia nos anos 90, antes do primeiro filme. Isso pode ser notado pela formação da equipe, descrição das relações e uniformes. Vale citar também lembrar que não é a primeira vez que o título é publicado no Brasil. A Panini lançou alguns poucos títulos por aqui, porém não deram a atenção e o acabamento exclusivo que a Novo Século tem despendido.
O livro tem alguns pontos fracos e parcos problemas perceptíveis apenas aos fãs. Porém os maiores deles estão na tradução e revisão, com alguns erros grosseiros de adaptação como o termo "bolinho" que no contexto em que aparece parece se referir à gíria "Piece off cake" que, em inglês, significa “moleza”, “bico”, “muito fácil” ou, na boa frase da vovó, “mamão com açúcar”. Espero que o problema já tenha sido resolvido após a primeira impressão, ou que seja resolvido nas feitas posteriormente, pois o trabalho da editora com essa série tem sido espetacular.
Espelho Negro é uma história com potencial para fazer muita gente repensar sobre diversos assuntos, e até sobre a própria equipe mutante. Um livro simples, bem humorado e reflexivo, capaz de agradar até mesmo os que tem um pé atrás com o universos dos quadrinhos. Certamente terminei a leitura satisfeito com tudo aquilo que encontrei.