BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

Jogos de Tabuleiro - Game On



Todo mundo (deste planeta) uma vez na vida já deve ter jogado um jogo de tabuleiro: um mais simples de rolar dados e chegar ao final ou com regras um pouco mais elaboradas como Banco Imobiliário. Existem aquelas jogos seculares como Ludo, Gamão, jogos modernos com jogabilidades variadas como War, Detetive e Jogo da Vida, jogos de festa feitos para momentos de descontração e jogos com milhares de cartas e personagens. Mas por muitos anos fomos servidos por uma mesma meia dúzia de jogos em variadas versões lançadas pela Grow, Estrela e Hasbro. Vez ou outra tínhamos algo da Devir, mas se quiséssemos algo novo tínhamos que importar. Hoje, não mais.
-
De mais ou menos cinco anos para cá o mercado brasileiro parece ter se dado conta disso, mas não graças às empresas tradicionais. Novas empresas como a Galápagos Jogos e iniciantes como a Conclave resolveram trazer novos jogos para terras brasileiras e diversificar o mercado. Aproveitando o potencial cada vez mais emergente além das empresas tradicionais que enxergaram que era hora de voltar a investir, alguns designer de jogos e também empresas tentam trazer versões nacionais de jogos existentes e/ou jogos originais através de financiamento coletivo no Catarse. Eh! Aquela ferramenta que falei bem AQUI. E com isso só quem ganha somos nós que agora temos mais opções ao nosso alcance.
-
Apesar de saber que a maioria desses jogos são caros, tirando versões de viagem, alguns party games e aqueles de papelão que parecem cópias, acho que investir em jogos de tabuleiro vale a pena. Tudo depende de quanto o jogo será usado: gastar R$ 200 em um jogo que só será jogado uma vez não é válido, mas se vai jogar até o jogo se deteriorar rendendo semanas/meses/anos de diversão acho que vale sim. Talvez você prefira juntar um grupo de amigos confiáveis e fazer o investimento juntos. Cada um faz da sua forma, o importante é a diversão.
-
E com tanta diversidade fica até difícil escolher, mas a internet está sempre para dar uma mãozinha. Existem vários sites, blogs e canais que fazem resenhas e demonstrações para matar nossa curiosidade. Fiz uma seleção de alguns aqui embaixo.

O pessoal do Jogando Offline traz sempre reviews e previews de jogos de forma bem diferente. Quase sempre eles fazem isso caracterizados de acordo com o tema, como direito a fantasia e tudo.


Com Jack O Explicador você vai poder conhecer novos jogos e aprender com minúcias as regras e acompanhar séries de partidas para fixar. Afinal, ele não se chama O Explicador à toa.


O Mestre dos Magos com seu jeitão professor tímido/doido sabe ser bastante didático também.


O Igor Knop sabe bem como cumprir seu papel de instruir.


Quem tiver domínio (ou souber enrolar) pode acompanhar alguns canais como o Will Wheaton Table Top onde ator se junta a outras pessoa do meio artístico como o autor Patrick Rothfuss (A Crônica do atador do Rei) e a atriz Felicia Day (Supernatural) para jogar e mostrar novos jogos. 


Muitos canais ficaram de fora, a maioria estrangeiro por conta da linguagem, o intuito da postagem era apresentar novos canais para se descobrir jogos e matar curiosidade sobre alguns que já ouvimos falar. Sei que deixei muita coisa de fora, não falei dos blogs e reviews escritos, mas para isso servem os comentários e a interação. Contem o que vocês conhecem, o que já jogaram na vida, curiosidades. Enfim, compartilhem o que é bom!