BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

Conhece o Catarse?





Se você assim como eu acompanha o surgimento de ferramentas na internet já deve conhecer essa marca aqui em cima e sabe a importância que ela tem para o desenvolvimento de projetos independentes (ou não) em diversas áreas. Se você ainda não sabe do que se trata o Cartase e está "boiando" no assunto, não se preocupe: é exatamente isso que irá descobrir ao continuar lendo a postagem.
-
O Catarse é uma ferramenta que possibilita artistas (músicos, autores, ilustradores), designers, gamers, empreendedores, ativistas, e quem mais tiver uma boa ideia conseguirem viabilizar financeiramente seus projetos através de financiamentos coletivos. A partir da identificação com o projeto qualquer um pode contribuir para que saia do papel. Mas isso não ocorre de qualquer maneira, muito menos o apoiador fica de mãos abanando.
-
Os projetos são enviados ao Catarse por realizadores de diversas áreas sendo que cada um deles é completamente responsável pelo seu projeto. Eles gastam um bom tempo preparando um vídeo da campanha, bolando recompensas atrativas (que variam a depender do valor investido) para oferecer aos apoiadores, pensando no orçamento do projeto (e na parte que passada ao Catarse) e em como comunicar-se para o público. Quando o projeto é aprovado, ele é aberto para a captação e os realizadores compartilham sua ideia para o mundo. Todos os projetos tem que ter um objetivo de arrecadação e um prazo (entre 1 e 60 dias). Se as pessoas gostarem do projeto, elas podem apoiá-lo financeiramente para que ele possa sair do papel. Quando acabar o prazo final, teremos duas opções, o que a gente chama de Tudo ou Nada. Se alcançada a meta o projeto é financiado. Caso não alcance, o dinheiro é devolvido para o apoiador.

São várias as categorias disponíveis com projetos dos mais variados: quadrinhos, livros, documentários, teatro, cinema, séries, eventos, circo, educação, jogos de tabuleiro. Com certeza você encontrará um que seja do seu interesse se procurar bem. Opções não faltam.
-
Alguns podem ainda não ter se dado conta da importância da ferramenta, mas o mercado já se deu conta disso. Empresas estão cada vez mais adotando o Catarse para trazer ao mercado novos produtos e/ou testar sua aceitação pelo público. E editoras e autores também já começaram a usar: a Editora Wish já arriscou seu primeiro projeto, a JBC (Editora de Mangás) teve sucesso junto com o Fábio Yabu na volta de seus Combo Rangers, e vários outros vem tentando. Isso pode fomentar não somente o mercado editorial, como tantos outros mercados.
-
Eu mesmo já apoiei quatro projetos (todos jogos, me julguem =p) e estou esperando a conclusão dos trabalhos para que sejam entregues de acordo o prazo. Por falar nisso: é importante o apoiador ficar de olho a todas as irregularidades no projeto para denunciar ao Catarse qualquer problema. O site não se responsabiliza pela entrega do produto oferecido, mas auxilia na cobrança dos direitos caso seja necessário.


Para conhecer mais sobre o Catarse, seu funcionamento e os projetos expostos lá acesse o site catarse.me. Você não vai se arrepender. Quem sabe não é a hora de tirar da gaveta aquele projeto em prática e colocar a mão na massa? Ou quem sabe aquele projeto que é a sua cara não está lá te aguardando para ser financiado?