BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

Guardiões da Galáxia





Da Marvel, o estúdio que trouxe franquias globais campeãs de bilheteria como Homem de Ferro, Thor, Capitão América e Os Vingadores - The Avengers, chega uma nova equipe — os Guardiões da Galáxia. Uma aventura espacial com muita ação, Guardiões da Galáxia da Marvel expande o Universo Cinemático Marvel para o cosmo, onde o impetuoso aventureiro Peter Quill, o Senhor das Estrelas, se vê como objeto de uma caçada implacável após roubar uma misteriosa esfera cobiçada por Ronan, um vilão poderoso com ambição que ameaça todo o universo. Para fugir do determinado Ronan, Quill é forçado a fazer uma complicada aliança com um quarteto de desajustados: Rocket, um guaxinim atirador, Groot, uma árvore mutante humanoide, a mortal e enigmática Gamora e o vingador Drax, o Destruidor. Mas quando Quill descobre o verdadeiro poder da esfera e o perigo que ela representa para o cosmo, ele deve fazer seu melhor para reunir seu grupo desorganizado para uma última e desesperada resistência para proteger a galáxia.
Guardiões da Galáxia
Título Original: Guardians of the Galaxy
Lançamento/Duração: 2014 - 121 minutos - Gênero: Aventura
Direção:  James Gunn
Roteiro: James Gunn, Nicole Perlman
Elenco: Chris Pratt, Zoë Saldana, Bradley Cooper, Vin Diesel, Lee Pace, Dave Bautista, Benício del Toro, Josh Brolin, Glenn Close, John C. Reilly, Karen Gillan, Djimon Hounsou, Michael Rooker
Uma equipe com quase cinquenta anos de criada, várias formações ao longo de sua existência e que nunca teve tanto prestígio a ponto de se destacar entre os mais vendidos. Até a saga Aniquilação a equipe não tinha espaço nem entre as equipes do universo cósmico da Marvel, mas ali tudo mudou. Uma nova formação com personagens incomuns e desajustados começaria a ganhar público com seu carisma e aventuras espaciais diferenciadas. Em uma jogada arriscada, se valendo do sucesso de seus projetos anteriores e da confiança do público, a Marvel Studios resolveu apostar em Guardiões da Galáxia como abre alas de sua expansão. O resultado disso? - BINGO! -  Acertou novamente, Marvel.

Com roteiro e direção de James Gunn, Guardiões da Galáxia chega para renovar os ares e trazer uma adaptação com uma pegada totalmente original para as telonas. Respeitando ao máximo o conceitos e históricos dos personagens, e sem fugir da proposta de universo unificado que Marvel vem construindo, Gunn cria um filme com personalidade e força singulares. O filme aposta no estranho e renova as produções do estúdio com sua irreverência. Inclusive o desfecho acontece de maneira totalmente inesperada (não o quê em si, mas a forma que acontece). O clima da obra a todo momento nos remete a filmes de outras épocas, em especial os anos 70 e 80, com referências visuais e outras apresentadas no roteiro.
-
As personagens são bem construídos (dentro de suas limitações, já que seria impossível aprofundar demais em suas origens) e interpretados de maneira inspirada por todo o elenco. Apesar de claramente Peter Quill ser o protagonista principal, Rocky, Gamora, Groot e Drax tem seus momentos para explorarem suas próprias histórias e mostrar suas habilidades. Guardiões da Galáxia é um filme de equipe do modo mais literal possível não tendo espaço para apenas uma estrela brilhar. E esse mesmo fenômeno acontece com os antagonistas. Apesar de Ronan ser a principal pedra no sapato dos heróis, ele não é a única ameaça dando espaço para Nebula e seu ódio de tudo, e para o anti-herói Yondu e sua desavença com o Senhor das Estrelas.


Para não perder o costume os efeitos visuais são incríveis. A computação gráfica de nível elevado só não se destaca no filme por a maquiagem conseguir manter também em alto nível dando aos personagens características únicas que vão além da personalidade. Com certeza esse é o filme mais colorido da Marvel com suas várias espécias e vestimentas vibrantes representando a variedade no espaço. O 3D é um elemento que funcionou bastante com a produção e mesmo nas cenas de ação funciona perfeitamente. Contudo, quem assistir em salas convencionais não sofrerá com a perda do efeito.
-
A trilha sonora praticamente é um personagem a mais na trama. Digo isso porque toda a seleção de música usadas no filme são parte da coletânea Awesome Mix Vol.1 - uma fita cassete com música selecionadas pela mãe de Quill - uma das últimas lembranças que o personagem tem consigo da terra e da qual não desgruda por nada no mundo. Em vários momentos a trilha é parte integrante das cenas e não apenas um pano de fundo, inclusive gerando situações por causa dela. Vale a pena destacar que a seleção de músicas é espetacular e totalmente retrô (já que são de antes de 1988 quando Senhor das Estrelas é tirado da terra): com nomes como Marvin Gaye, The Runaways, David Bowen e Jackson 5.
-
O filme com certeza absoluta será um dos mais divertidos que irá assistir esse ano, pois consegue dosar perfeitamente ação, dramas pessoais, comédia e aventura sem quebrar ritmo cada qual seu devido momento. Mantendo para o espectador uma experiência extremamente positiva, capaz de agradar pessoas de dos mais variados gostos e idades (mas vale lembrar que o filme tem classificação 12 anos e algumas piadas não são para o público infantil). Guardiões da Galaxia é diversão descompromissada e garantida, vale a pena conferir e se encantar por esse grupo tão exótico de heróis. 

Ps. A Cena extra desse filme não acrescenta em nada para quem não conhece o Universo Marvel mais a fundo. Se você não é uma dessas pessoas provavelmente se frustará ao vê-la. Não crie expectativas.

                                                                                          TRAILER