BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

Branca dos Mortos e os Sete Zumbis



Em Branca dos Mortos e os sete zumbis, Fábio Yabu resgata a tradição clássica dos contos de fadas dos irmãos Grimm e de Hans Christian Andersen, onde as histórias, mais que um simples entretenimento, servem como lições para moldar o caráter das crianças, na maior parte das vezes por meio do medo. Aqui, não há meias-palavras nem eufemismos. O mundo encantado de Yabu é atormentado, sombrio e com altas doses de tensão sexual. Os contos seguem o mote de sucessos da televisão atual, como as séries Grimm e Once Upon a Time. Protagonizadas por personagens dos contos de fadas, revelam facetas nunca antes imaginadas de suas personalidades. Além disso, os doze contos que compõem Branca dos Mortos e os sete zumbis formam uma narrativa não- linear que culmina num desfecho aterrorizante. A obra ainda conta com as ilustrações de Michel Borges, que acompanha o autor desde seus primeiros projetos. As ilustrações de Michel homenageiam os desenhos clássicos dos contos de fadas, com toques sombrios, e complementam a atmosfera sinistra e misteriosa criada por Yabu.
Titulo: Branca Dos Mortos e Os Sete Zumbis e Outros Contos Macabros 
Autor(es): Fábio Yabu
Editora: Globo Livros - Número de páginas: 208
Ano: 2013 - ISBN: 9788525055705


Um pacato autor com um longo histórico de trabalhos voltados ao público infantil e juvenil, deu lugar a uma faceta que seu público não esperava conhecer. A principio, no ano de 2012, quando começou a explorar seu lado mais escuro escolheu outro nome: ali não existia mais Fábio Yabu, apenas Abu Fobyia. Mas eis que chega o dia onde as duas partes se tornam uma com a publicação de Branca dos Mortos e os Setes Zumbis (e Outros Contos Macabros) através da Editora Globo.
-
Conheci o livro através do Nerdcast, e logo fiquei curioso com esse novo lado do autor mesmo não sendo fã de horror, terror e afins. Queria descobrir no que tinha se transformado o autor dos Combo Rangers, aqueles quadrinhos que tanto curtia há quase 10 anos atrás. Não sei se descobri que o livro era mais leve do que pensava ou se descobri em mim um lado escuro também, mas sei que a leitura foi extramente prazerosa.
-
Separado em 12 contos com enredos fechados, uns são maiores e outros menores, o livro traz um novo olhar para os Contos de Fadas tão presentes em nossa infância. Sim, sei que os contos eram mais sombrios em suas versões originais, alguns até trágicos, mas não da forma que Yabu nos trás. Sexo, sangue, sujeira, um pouco de sadismo e um humor peculiar se misturam no caldeirão da bruxa e transbordam entre as páginas. Apesar de montar um clima sombrio a narrativa é leve e gostosa, tornando fácil a assimilação dos acontecimentos e tirando parte do peso que normalmente teria a leitura.
-
Descobrir ligações entre os contos foi uma surpresa muito boa para minha experiência de leitura. Não se tratavam mais de ótimos contos, mas de ótimas histórias interligadas por algo maior, e muitas vezes durante a leitura desejei ver mais profundamente cada uma delas. É difícil formar uma opinião sobre os personagens, pois apesar de aparecerem em contos curtos, são de uma profundidade enorme, e por trás de uma atitude existe um passado bem formado. O meu conto favorito foi Cindehella, com seu baile macabro e uma sagacidade maquiavélica, mas todos são surpreendentes.
-
Ao contrário do que muita gente pensa o livro já havia sido publicado antes pela editora do Grupo Jovem Nerd, a Nerdbooks. Hoje, esgotado no site, a peça se tornou item de colecionador. Não comprei na época porque não estava ao alcance do meu bolso, mas é uma edição que vale a pena: capa dura, páginas bem trabalhadas e esteticamente maravilhoso. Mas não me arrependo. Esperei, paguei mais barato, tem um conto a mais e com a ajuda da Alessandra Tapias do blog Tô Pensando em Ler eu consegui o meu exemplar autografado! \o/ Não vou colocar a foto porque separei vários extras para vocês e o post já está imenso.
-
Não deixe de conferir a obra se tiver uma chance, leia um ou dois contos na livraria e se gostar adquira o seu. Afinal, vai que o inferno lota e os mortos voltam a caminhar?!

                                                                                        EXTRAS                                                                                      


Trechos dos contos narrados por Guilherme Briggs (Clique para Escutar):
-
CINDEHELLA
O MOSTRO
O FIM DE QUASE TODAS AS COISAS
-
Bate papo com o autor sobre o livro no Podcast Matando Robôs Gigantes:
-
MRG Livros 9: AH, O HORROR!
-
Os Sete Zumbis - Estudos de personagem não inclusos no livro (Clique para ampliar):