BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

Ex-Heróis






Stealth. Gorgon. Regenerator. Cerberus. Zzzap. Mighty Dragon. Eles eram heróis usando suas habilidades sobre-humanas para fazer de Los Angeles uma cidade melhor e mais segura. Até que uma terrível praga mortal se espalhou pelo mundo. Bilhões morreram, e hordas de zumbis levaram toda a civilização à ruína. Um ano depois, Mighty Dragon e seus companheiros são os protetores dos sobreviventes, refugiados em um estúdio de cinema transformado em fortaleza, o Monte. Assustados e traumatizados, os heróis combatem os vorazes exércitos de ex-humanos nos portões, lideram equipes para procurar por suprimentos e lutam para serem verdadeiros símbolos de força e esperança. Porém, os famintos ex-humanos não são as únicas ameaças que os heróis devem enfrentar. Velhos aliados, com poderes e mentes horrivelmente destorcidas pela morte, ocultam-se nas ruínas da cidade. E apenas poucos quilômetros os separam de outro grupo, lentamente acumulando poder e liderado por um inimigo coma habilidade mais aterrorizante de todas.
Título: Ex-Heróis
Autor: Peter Clines
Editora: Novo Século - Páginas: 344
Lançamento: 2013 - ISBN: 9788542801057

Esse poderia ser o roteiro de uma história em quadrinhos lançada por uma editora menor ou mesmo uma série de um canal americano de TV, mas é o enredo de um romance distópico pós-apocalíptico que foge do comum. Juntar super-heróis e zumbis não é algo novo. Diga-se de passagem, a própria Marvel Comics já fez isso na série Marvel Zombies, mas é claro que uma mistura dessas ainda tinha muito o que render.
-
Um grande e eletrizante filme de ação com personagens marcantes, destruição desenfreada e diversão descompromissada: assim definiria Ex-Heróis. Isso muito provavelmente se deva ao fato do autor, Peter Clines, ter anos de experiência como roteirista e trazer um pouco disso para o seu primeiro romance. O resultado disso é algo único e ao mesmo tempo tão familiar, simples e fantástico.
-
De maneira tão inexplicada, quanto a forma que surgiram os primeiros heróis, o mundo passa a conhecer sua ruína: um pequeno surto endemiológico se espalha rapidamente entra população mundial e os mortos tornaram-se zumbis (chamados de ex-humanos ou apenas ex). A última fortaleza segura de Los Angeles é um antigo estúdio de TV onde os últimos heróis protegem o que restou da população. Ao menos aqueles que não estavam lutando contra eles para manterem-se vivos ou em busca de vingança. Mais do que nunca é preciso manter a mente forte, superar as perdas e manter-se são, pois o menor vacilo pode custar a vida.
-
A história é contada em dois tempos: antes e agora. No agora acompanhamos as dificuldade do grupo de sobreviventes e seu novo problema com os Seventeens que estão cada vez mais ousados. No antes vemos um pouco sobre os heróis antes e as vezes durante o inicio da crise do ex-humanos. E devo dizer que gostei disso. Apesar da leve queda no ritmo que acontece quando os capítulos de antes são inseridos, eles ajudam a construir melhor uma relação com os personagens e apresentam informações que serão úteis no final do livro. Inclusive a informação de como surgiram os ex-humanos é apresentada assim, e é bem legal. Já a onda de surgimento de super-heróis não é explicada mesmo, ao menos não neste volume.
-
Os personagens apesar de utilizarem conceitos de personagens já existentes e consagrados são bem construídos para configurarem algo único. Alguns são melhores trabalhados que outros, mas como esse é só o inicio da série esse problema tem muito espaço para ser resolvido. A única cosia que me desagradou foi a forte tensão sexual (as vezes sexo) entre alguns personagens. Acho que o tema tem que fazer alguma diferença para a trama quando inserido ou acaba ficando gratuito, algo que muito tem ocorrido ultimamente (para o bem ou para o mal).
-
Seus quatro livros ganharam uma adaptação para os quadrinhos e quem sabe podem alcançar outras mídias. O RPG não deve ficar de fora dessa, em breve deve rolar uma adaptação oficial. Enquanto isso não acontece o Multiverso X dá algumas dicas de como levar esse mundo louco para sua mesa (aguardem a postagem na Quarta-Feira Sexta-Feira).
-
A série mostrou a que veio e deve conquistar vários fãs no Brasil como vem fazendo lá fora, pois possui qualidades e atrativos para isso. O livro é recomendado para quem é fã de super-heróis, para os de zumbis, para os de ação, para quem procura diversão descompromissada e para todo aquele que não quer perder um bom livro. ;)