BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

Ledd


Ledd é um mangá situado em Tormenta, o cenário de RPG mais popular do Brasil. Escrito por J. M. Trevisan e ilustrado por Lobo Borges, conta as aventuras de Ledd, um garoto em busca de seu passado perdido. Para isso, ele irá contar com a ajuda do mago Ripp e da bela e corajosa Drikka.
A série é publicada no site da Jambô, onde pode ser lida gratuitamente, e em álbuns recheados de material extra e vendidos em livrarias e pela internet.
Título: Ledd
Roteiro: J.M. Trevisan / Arte: Lobo Borges
Editora: Jambô
Páginas: 144
Formato: 13,5 x 20 cm, brochura

SKOOB - Vol. 1 - Vol. 2 - Vol. 3 - Vol. 4
COMPARE & COMPRE - Vol. 1 - Vol. 2 - Vol. 3 - Vol. 4

Se você acompanha o blog com frequência com certeza já ouviu falar em Ledd em alguns de nossos posts. Trata-se de uma história em quadrinhos de fantasia medieval em estilo mangá ambientada no cenário de RPG Tormenta e que desde 2011 vem sendo publicada e disponibilizada gratuitamente para leitura online no site da editora Jambô.
Ledd também é o nome do protagonista desta história. Um jovem garoto que um dia acorda preso num dos mais seguros e temíveis calabouços de Arton, a Fortaleza Hardof. Para piorar, ele não consegue se lembrar de nada, nem os possíveis crimes que cometera e tampouco quem ele é. Na prisão ele conhece Ripp, que se apresenta como um mago e se oferece para ajudá-lo a escapar, contanto que lhe dê um pouco de cabelo, um componente sem o qual ele não é capaz de lançar suas magias. Eles conseguem escapar, mas não sem atrair muito a atenção daquele que é tido como um dos mais impiedosos reinos de Arton: Yuden, além de atraírem para si a ira do implacável Coronel Barba Branca… Em apuros posteriores, Drikka, uma habilidosa ladina também irá se integrar ao grupo e tanto quanto eles, ela também precisa de ajuda. 
É a partir daí que nossa história ganha novos contornos, dividindo-de em novos arcos de forma envolvente e empolgante. Ledd está em busca de seu passado, tentando descobrir quem ele é num mundo hostil e que já o condenou. Ripp se mostra mais velho e sábio do que aparenta inicialmente, contudo sua real personalidade e motivações permanecem obscuros. Drikka está envolvida em uma complexa questão familiar, consequência de um passado também misterioso. Aliados e inimigos pipocam por todos os lados e quando menos esperamos já estamos ávidos pelos próximos capítulos! 
Além dos personagens principais já citados, todo um time de coadjuvantes se destaca no pouco espaço disponível para eles. É interessante notar como cada um é único, seja por escolhas acertadas na concepção do seu design ou na forma como têm desenvolvidas as suas personalidades durante a história, ainda que brevemente. Nada dos costumeiros grupos de buchas de canhão genéricos de massinha! 
A evolução e o desenvolvimento do roteiro de J. M. Trevisan ao longo dos capítulos, fruto de sua ampla experiência no mercado editorial, é notável! Se já nos apegamos aos personagens e à trama logo no Vol.1, no Vol.2 somos surpreendidos com uma bela história de amor, drama e sensibilidade, ao passo que no Vol.3 somos brindados com o melhor e o pior dos dilemas humanos aos pés de um tirano, e por fim, no Vol.4 vemos a ação e as lutas tomarem conta, explodindo com tudo, página após página! Humor, drama, ação e fantasia se mesclam de forma harmônica e fluída no decorrer da história. 
As ilustrações são produzidas pelo artista pernambucano Lobo Borges e há um salto de qualidade excepcional de um volume para o outro! Suas páginas duplas mereciam virar poster! O que dizer do vitral com os vinte deuses do Panteão na introdução da lenda d’O Colecionador? Ou de Kashii em sua forma draconiana majestosa pisoteando uma vila tomada pela ira? Um deleite visual! 
O talento do artista também fica evidente nas cenas mais dinâmicas como as de luta, que precisam transmitir movimento e ação, nas mais dramáticas, com foco na expressão e emoção dos personagens e nos cenários bem construídos e singularmente detalhados. 
Seu traço é mais denso, firme e hachurado que o exibido por Erica Awano no icônico Holy Avenger, não devendo em nada a mangakás aclamados como Akira Toryama em seu clássico Dragon Ball ou a Nakaba Suzuki com o recente The Seven Deadly Sins. Vale mencionar que o Lobo Borges é um fã de Tormenta que passou para o “outro lado” e agora também é um produtor de conteúdo, tendo Ledd como seu trabalho de estréia no mercado profissional. Um exemplo e inspiração para quem também almeja um dia trabalhar de alguma maneira com as obras que gosta. 
Em Ledd há a preocupação em quebrar alguns dos estereótipos mais tradicionais da fantasia e dos quadrinhos, sobretudo em relação às personagens femininas e posso destacar como exemplos a dona da Taverna do Ganço Afogado, Golinda, a vilã do Bando da Lança Rubra, Nina, e a própria protagonista Drikka. Algumas questões sociais também são abordadas, tais como o militarismo e a xenofobia de Yuden, o relacionamento inter-racial e a exploração da população por meio da fé. É ótimo saber que autores que você gosta e admira também se preocupam e estão atentos a estas demandas que além do óbvio papel social também propiciam obras mais ricas, criativas e inclusivas. 
Como não poderia deixar de ser, Ledd é repleto de referências aos jogos RPG e ao mundo de Tormenta. Um prato cheio para mestres e jogadores que buscam inspiração para rolar suas aventuras por terras artonianas. Aliás referências não só ao RPG! Música, games, animes e outros elementos da cultura pop engordam esta história de easter eggs. Você conseguirá encontrar todos? 
Os volumes encadernados trazem entre outros extras páginas iniciais coloridas pela Alyne Leonel, esboços e artes exclusivas, além de trechos do roteiro original e comentários dos autores. Levando tudo em conta, da arte ao roteiro caprichados, da trama envolvente aos personagens cativantes, da mistura de açao e fantasia, humor e drama, Ledd entrega muito mais do que promete e é diversão na certa e com qualidade! Eu particularmente prefiro esperar para ler a edição impressa, cuja periodicidade é anual, mas se você ficou curioso, pode começar a ler agora mesmo!