BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

João e Maria

O prestigiado escritor Neil Gaiman e o brilhante ilustrador Lorenzo Mattotti se encontram para recontar o clássico João e Maria. Familiar como um sonho e perturbador como um pesadelo, o conto narra a saga de dois irmãos que, em tempos de crise e falta de esperança, são abandonados pelos próprios pais e precisam enfrentar com coragem os perigos de uma floresta sombria.
Em um texto poético, Gaiman revive a tradição dos contos de fada, dando profundidade à aventura dos irmãos, mas sem abandonar a autenticidade e o talento único de mesclar realismo e fantasia que o transformaram em um dos maiores autores de sua geração. Mattotti, por sua vez, dá um ar inteiramente novo ao clássico. Seus traços criam um jogo de luz e sombra, permitindo que o leitor desvende aos poucos a imagem, assim como os segredos da história de João e Maria.
Título: João & Maria
Autor: Neil Gaiman - Ilustrador: Lorenzo Mattotti
Editora: Intrínseca
Número de Páginas: 56

Neil Gaiman nos conta a sua versão de um dos mais populares contos infantis neste pequeno livro. Curioso como um pouco de malícia adulta pode transformar um conto infantil em algo extremamente macabro. Ou será que o conto já era assim e apenas não percebíamos quando éramos crianças? Não sei! O fato é que tão logo soube desta publicação quis ler e revisitar essa história, além de querer saber como seria ouví-la sendo contada por um dos meus autores favoritos.
-
Talvez você se lembre que João e Maria são um casal de irmãos que vivem com seus pais nas margens de uma grande floresta e que numa situação crítica em que a pobreza se alastra e a fome se agrava, tornando-se parte do cotidiano desta família, o pai, um lenhador, e a mãe optam pela drástica medida de abandoná-los à própria sorte nesta floresta. Talvez você também se recorde de algo como marcar o caminho com pedrinhas, sobre encontrar uma casinha inteiramente feita de doces e guloseimas ou até mesmo de um final feliz...
-
A versão encontrada neste livro difere pouco daquela mais popularmente conhecida, é curta e pode ser lida rapidamente. Nem a velha má, nem o pai e a mãe, talvez o maior vilão da história seja mesmo a fome. É ela a grande culpada de todas as mazelas pelas quais João e Maria são obrigados a passar, inclusive o abandono por aqueles que mais deveriam amá-los e protegê-los. Triste, tocante e assustadoramente real.
-
Por conhecer o autor e saber da sua incrível capacidade criativa, confesso que esperava um pouco mais deste livro. Ele foi bem fiel a versão mais conhecida e difundida da fábula e embora tenha contado a história com a sua habitual maestria não trouxe nenhum elemento verdadeiramente novo para ela.
-
O livo conta com ilustrações de Lorenzo Mattotti feitas com tinta indiana, originalmente criadas para comemorar a produção Hensel & Gretel do Metropolitan Opera. Elas são densas e carregadas, transmitindo uma atmosfera angustiante e até claustrofóbica enquanto alternam as páginas com o texto. O enquadramento dos personagens nas cenas e a paleta escura e sombria usada parecem ter sido pensados para destacar toda a opressão dos cenários que eles visitam: da floresta em que se perdem à prisão na casa de doces da velha má.
As páginas brancas com o texto possuem um belo layout, com uma fonte agradável e letras capitulares em vermelho além de uma moldura decorada com flores criada por Annalise Olson. Estas páginas propiciam um contraste interessante de preto e branco ao serem intercaladas com as das ilustrações durante a leitura.
O livro se encerra com um texto extra contando como a fábula de João e Maria foi originalmente registrada pelos irmãos Wilhelm e Jacob Grimm, buscando mostrar suas origens históricas e enumerando as diferentes versões contadas pelo mundo além das aparições da fábula na cultura popular.
-
Para quem assim como eu é fã do autor e coleciona seus livros e quadrinhos, a edição da Intrínseca está impecável e vale muito o investimento. Em capa-dura com verniz e layout caprichado, seguindo o projeto original de Françoise Mouly e Jonathan Bennet, é um belo item para ter na coleção. Mas a história contada aqui, se assemelha muito com a que provavelmente você já escutou de seus país e avós, não espere por algo mais original se isto for a priori o que você procura.