BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

Golem e o Gênio: Uma Fábula Eterna



Os confrontos e as barreiras vividas por duas culturas tão próximas, ainda que aparentemente opostas.
Chava é uma golem, criatura feita de barro, trazida à vida por um estranho rabino envolvido com os estudos alquímicos da Cabala. Ahmad é um gênio, ser feito de fogo, nascido no deserto sírio, preso em uma antiga garrafa de cobre por um beduíno, séculos atrás.
Atraídos pelo destino à parte mais pobre de uma Manhattan construída por imigrantes, Ahmad e Chava se tornam improváveis amigos e companheiros de alma, desafiando suas naturezas opostas. Até a noite em que um terrível incidente os separa. Mas uma poderosa ameaça vai reuni-los novamente, colocando em risco suas existências e obrigando-os a fazer uma escolha definitiva.
O romance de estreia de Helene Wecker reúne mitologia popular, ficção histórica e fábula mágica, entrelaçando as culturas árabe e judaica com uma narrativa inventiva e inesquecível, escrita de maneira primorosa.
Titulo: Golem e o Gênio: Uma Fábula Eterna
Autor: Helene Wecker
Editora: Darkside Books
Páginas: 512 páginas


Golem e o Gênio, duas criaturas bem conhecidas por amantes de literatura fantástica mas que em geral são bem pouco exploradas em obras deste gênero. Este foi o principal motivo que me fez querer ler o livro de estreia da autora norte-americana, Helene Wecker, recentemente publicado no Brasil pela DarkSide Books.
-
Nos mitos e folclore judaico, um golem é um ser semelhante à figura humana trazido à vida por magia poderosa. Eles são fortes mas devem total obediência aos seus mestres e são normalmente feitos de argila. A Golem desta história é criada por Schaalman, um misterioso rabino envolvido com estudos alquímicos e Cabala, com o intuito de servir de esposa para Otto Rotfeld em sua nova vida do outro lado do Atlântico.
-
No Oriente Médio e na mitologia muçulmana, um gênio (ou também djin) é um espírito da natureza feito de chamas, e normalmente é invisível para os seres humanos. Há vários tipos deles, desde os mais pequenos e zombeteiros até os mais poderosos dignos de façanhas incríveis. O Gênio desta história é encontrado inesperadamente dentro de um antigo recipiente de cobre pelo latoeiro Arbeely. Ele fora aprisionado em uma frágil forma humana por um beduíno séculos atrás e não se recorda de seu passado.
-
O destino destas duas criaturas tão únicas e diferentes irá se cruzar na cidade de Nova York onde tentarão sobreviver, buscando encontrar o seu lugar no mundo e entender a natureza de suas próprias existências. Juntos eles irão descobrir que não são assim tão diferentes um do outro e que o destino de ambos está mais ligado do que podem imaginar.
-
Permeado de dilemas e contrastes que abrangem temas como a liberdade, os limites, o livre-arbítrio, a submissão, a amizade e o amor, o livro costura uma história rica e original, que nos instiga e cativa por mostrar o quão humano podem ser estes dois seres fantásticos. Os capítulos se alternam entre o casal de personagens principais, com algumas cenas em flashback mostrando cenas do passado no deserto sírio. Um quebra cabeças fascinante que vai sendo construído aos poucos e que permite envolvermos-nos emocionalmente com a sua resolução.
-
Além dos protagonistas, Helene Wecker também faz questão de desenvolver de uma forma magnífica e interessante o passado e a personalidade de muitos dos coadjuvantes. É um livro que não te deixa perdido em momento algum. Mergulhamos na mente e nos relacionamento de cada um deles. Pela ótima construção é difícil não sentir empatia, se questionar tal qual eles sempre fazem, além de torcer para que todos tenham o melhor dos desfechos. 
-
A ambientação é outro ponto forte do livro, que com uma forte pegada de romance histórico nos conduz por uma efervescente Nova York do final do século XIX. Os bairros, monumentos, ruas e pontos turísticos além das diversas comunidades e culturas que vieram a se estabelecer ali são muito bem retratados e explorados. O dinamismo do comércio, o fluxo constante de imigrantes e o cotidiano agitado da cidade fazem parte do enredo e enriquecem muito a leitura evidenciando toda a pesquisa realizada pela autora para recriar com fidelidade a atmosfera urbana daquela época.
-
Talvez o único ponto negativo é que a trama principal demora um pouco para engrenar, é preciso paciência para as muitas cenas cotidianas e boa parte do livro, pelo menos inicialmente, possui um ritmo lento. Não é um demérito visto que toda a construção e o desfecho valem muito a pena. Notei também pequenos erros de digitação que escaparam da revisão, mas nada que prejudique a experiência de leitura.
-
Golem e o Gênio vem em capa dura, com folhas amareladas, possui letras e arabescos metalizados nas capas e um marcador de páginas de cetim, além de vir com algumas fotos e imagens de época que ilustram bem a história contada. O texto possui um vocabulário sofisticado mas é escrito de uma forma agradável e conta com notas de rodapé para termos estrangeiros. Para quem quer fugir um pouco da fantasia mais tradicional sem perder aquele toque de magia e encantamento, além de embarcar numa viagem por culturas tão diferentes como a árabe e a judaica na mais cosmopolitana das cidades norte-americanas, eu mais que recomendo a leitura!