BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

Lugar Nenhum






Em 'Lugar Nenhum' Neil Gaiman conta a história de Richard Mayhew, um jovem escocês que vive uma vida normal em Londres. Tem um bom emprego e vai se casar com a mulher ideal. Uma noite, porém, ele encontra na rua uma misteriosa garota ferida e decide socorrê-la. Depois disso, parecer ter se tornado invisível para todas as outras pessoas. As poucas que notam sua presença não conseguem lembrar exatamente quem ele é. Sem emprego, noiva ou apartamento, é como se Richard não existisse mais. Pelo menos não nessa Londres. Sim, porque existe uma outra - a Londres-de-Baixo. Constituída de uma espécie de labirinto subterrâneo, entre canais de esgoto e estações de metrô abandonadas, essa outra Londres é povoada por monstros, monges, assassinos, nobres, párias e decaídos - e é para lá que Richard vai.
Título Original: Neverwhere
Autor: Neil Gaiman
Páginas: 335
Ano: 2010
Editora: Conrad


Neil Gaiman é famosíssimo pela sua capacidade de criar histórias fantásticas, povoadas de personagens e criaturas igualmente interessantes além de sua narrativa dinâmica e por vezes onírica. Em Lugar Nenhum - romance originalmente concebido como roteiro para uma série de televisão - temos exatamente isto!
-
Lugar Nenhum conta a história de Richard Mayhew, um escocês prestes a se casar e que leva uma vida relativamente comum morando em Londres. Quando ele salva uma garota de ser assassinada sua vida dá uma guinada: ele é esquecido e fica invisível como um fantasma para todos aqueles que outrora compartilhavam da sua rotina. Richard passa então a vagar por uma outra Londres, um lugar oculto e misterioso e que também é o lar de Door, a garota que salvara. Sem alternativas ele decide ajudá-la a descobrir o mistério que cerca o assassinato da sua família ao mesmo tempo em que tenta encontrar um meio de retornar à sua vida normal, indo cada vez mais fundo nos subterrâneos da Londres de Baixo.
-
Narrado em terceira pessoa, é um livro rápido e intenso, alternando as cenas entre um grupo e outro de personagens enquanto exploramos com eles estas duas Londres. É repleto de cenas de ação e perseguição e diálogos inteligentes, além de ter um ótimo clímax e um final inusitado que surpreendeu-me positivamente.
-
Contudo, não considero Lugar Nenhum o melhor livro do Neil Gaiman entre os que li. Não consegui me apegar ao protagonista, que na maior parte da história apenas é levado de um lado a outro pelo desenrolar da trama, sem maior destaque até o final. Esperava mais dele. Mas não posso culpá-lo. Quem diante das mesmas situações peculiares também não ficaria tão perplexo e boquiaberto?
-
Ao contrário de Richard Mayhew, os coadjuvantes são vívidos e coloridos, roubando a cena a todo instante. Temos uma Door obstinada em descobrir quem teria matado a sua família, Hunter e sua devoção em caçar as melhores presas, um irônico Marquês De Carabas com suas inúmeras trocas de favores, o povo falante de ratês, os macabros e assustadores senhores Vandemar e Croup com seus diálogos elaborados e tantos outros.
-
Por fim, não poderia deixar de citar também a cidade palco da história, a Londres de Baixo, que com seu ar fantástico e sobrenatural em certos momentos da narrativa parece ganhar vida própria. Faça-a uma visita e aposto que ficará tentado a viver por lá também.