BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

Knights of Pen & Paper














Titulo: Knights of Pen & Paper
Produtora: Behold Studios 
Destribuidora: Paradox Interactive
Informações: Pago (preço varia em cada plataforma) - Multilinguagem - Compras dentro do Jogo

Diversas vezes pensei em maneiras esclarecer para quem nunca teve contato com o RPG de mesa, aquele tradicional com papel e caneta, como tudo funciona. Já fiz postagens, divulguei jogos, tenho planos para programas de áudio sobre o tema, mas nunca pensei que um jogo eletrônico fosse emular com perfeição o que acontece quando amigos se reúnem para encarnar seus personagens em aventuras das mais variadas temáticas. Apresento a vocês: Knigths of Pen & Paper.


A primeira vista Knights of Pen & Paper parece apenas mais um jogo eletrônico com um nostálgico visual pixelado, mas não se deixe enganar. KoPP inova por apresentar um Meta-Jogo - que nada mais é do que um jogo dentro de um jogo - carregado de diversos elementos constantes do RPG tradicional, que consegue ser facilmente assimilados por qualquer pessoa. Mesmo que nunca na vida tenha tido contato com o tema.
-
A aventura começa da exata maneira como todo bom RPG: reunindo um grupo de pessoas dispostas a se divertir em despretensiosas sessões de aventura. O jogador irá escolher quem são as pessoas que participarão do jogo sentados à mesa como o mestre do jogo, o Dungeon Master. Entre as opções estão pessoas normais, como qualquer outra, e cada uma delas tem suas habilidades: a Vovó, o Motoboy, a Professora, o Nerd, o Hipster, o Junior, o Roqueiro e muitos outros. Cada personagem irá interpretar outro personagem com classes interessantes para escolher como druida, bárbaro, ladino, mago, clérigo, paladino, bardo. Alguns personagens e classes são destravados a medida que o jogo avança, oferecendo assim diversas combinações para tirar vantagem de cada um deles. Cabe ao jogador também o papel de controlar o Mestre. escolhendo o nível dos desafios enfrentados pelo destemido grupo.
-
A jogabilidade é bem simples, como nos RPGs de caneta e papel, escolhemos nossas ações por turnos e a sessão ganha vida, os personagens lutam, fogem, ganham níveis e habilidades, progridem e conversam entre si e com o mestre, e a partir dele que a história se forma. Sim, há bastante diálogo no jogo e algumas delas geram situações bem rotineiras em sessões de RPG real! Viage pelo mapa, confronte terríveis criaturas, resgate princesas e crianças, faça missões de busca, melhore seus itens no ferreiro, contrate novos companheiros e divista-se encontrando junto com os personagens cada uma das milhares de referências à cultura pop que recheiam o jogo. E não estranhe se algumas delas lhe pareceram bastante locais: este é um jogo brasileiro que ganhou o mundo! O jogo foi idealizado pelo Behold Studios, um grupo de desenvolvedores de jogos independentes de Brasília e já teve quase 1 milhão de downloads, gerando uma receita bruta de 2 milhões e meio de reais.
Apostando em sacadas inteligentes, referências divertidas, na interação entre os personagens em conjunto com visual e jogabilidade simplificados, porém agradáveis, Knights of Pen & Paper consegue criar uma forte empatia com o jogador ao torná-lo parte de tudo. O que seria apenas mais uma história fantástica torna-se uma aventura pessoal, e é esse processo que ajuda a desmitificar o que é o RPG: uma reunião despretensiosa de amigos para jogar e se divertir. Porque as vezes a trama nem mesmo precisa fazer sentido, mas a diversão é essencial. 
-
É claro, não foi apenas isso que ajudou KoPP a garantir premiação em festivais internacionais de games. Ele apresenta diversas mecânicas - todas bem simples - que permitem e incentivam a total customização do jogo, tornando a experiência ainda mais particular para cada jogador. É possível jogá-lo até o final sem gastar um centavo além do que foi gasto na compra sem nenhum problema, mas quem quiser pode adquirir ouro à vontade e gastar como bem entender. Quem vai impedir você de ter o Mestre dos Magos, o Mestre Splinter, Yoda ou o Doc Brown narrando a aventura se essa for a sua vontade?
-
São horas garantidas de diversão comum jogo simples, encantador e viciante, que pode ir contigo onde for e sanar de vez aquela sua dúvida sobre o que é RPG.