BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

TAG: Matérias Literárias!





Existe um hábito nessa internet de meu deus que bastante me agrada: as TAGs. Apesar de não ser algo que vá se tornar muito comum por aqui, gosto dessa interação e resolvi aceitar. Fui indicado para responder esta TAG pelo amigo Marco Antonio do blog Devorador de Letras.


A TAG criada no Balaio de Livros consiste em recomendar um livro de acordo com o tema indicado por ela. Muitos dos livros aqui citados ainda terão (ou não, quem sabe) resenha publicadas aqui, se não conhecer e quiser saber mais é só continuar acompanhado as postagens. Então vamos lá:
1) Matemática: Um livro que a maioria crítica.

Essa foi a escolha mais difícil da TAG. Primeiro por não dar muito ouvidos as opiniões alheias, gosto de ler críticas de algumas pessoas selecionadas, mas mesmo assim procuro ler pra formar a minha opinião. Segundo porque essa restrição de opiniões me afasta do critério a MAIORIA. Então escolhi um que é muito julgado antes de ser lido e/ou por conta do filme, mas que gostei muito de ler.

R é um jovem vivendo uma crise existencial – ele é um zumbi. Após vivenciar as memórias de um adolescente enquanto devorava seu cérebro, R faz uma escolha inesperada, que começa com uma relação tensa, desajeitada e estranhamente doce com a namorada de sua vítima. Julie é uma explosão de cores na paisagem triste e cinzenta que envolve a “vida” de R e sua decisão de protegê-la irá transformar não só ele, mas também seus companheiros mortos- vivos, e talvez o mundo inteiro. Assustador, engraçado e surpreendentemente comovente, Sangue Quente fala sobre estar vivo, estando morto, e a tênue linha que os separa.                                                                                                                                                                       
2) Português: Um livro com uma escrita difícil de ser lida.

Muitas pessoas tem dificuldade em ler fantasia por conta de todos os nomes estranhos que aparecem e criaturas "absurdas", apesar de não achar que isso dificulte a leitura. Mas quando um livro tem além disso uma revisão ruim, erros de português e repetições de ideia não tem como a leitura não ser difícil. Uma segunda edição ainda pode salvar esse livro, assim espero.

Herlana e Gurtum encontraram uma pedra lilás estranha na floresta Negra, tudo indica que seja um ovo de dragão e isso pode por em risco a vida de todos em Edammael. Seres das trevas com garras afiadas e caudas peçonhentas surgem novamente e os dans enfrentarão dias de trevas como jamais enfrentaram antes. Os dragões não são mais os mesmos e a magia que lhes transformou no que são, continuou a fazer seu efeito dando origem à dragões com os mais extraordinários poderes. Talvez uma nova guerra se inicie, e dessa vez,não será contra pessoas... E sim contra os monstros que sobraram da Guerra da Traição.                                                                                                                                                             
3) História: Um livro que conte a história real de alguém ou de um lugar.

Esse foi um livro que tive que ler na faculdade jornalismo quando estudamos o formato de livro-reportagem. Me surpreendi muito ao conhecer a vida de alguém que realmente fazia parte do mundo do crime desde sua infância à morte e simpatizar com ele.                                                                    
Abusado - O dono do Morro Dona Marta é a terceira obra do escritor e jornalista gaúcho Caco Barcellos, lançado em 2003. É um livro reportagem investigativo que conta a história de “Juliano VP”, nome fictício de Márcio Amaro de Oliveira, traficante criado na favela Santa Marta, no Rio de Janeiro, e sua relação precoce com o tráfico de drogas. O livro aborda questões sociais vistos pela ótica do "Poeta" como era conhecido, e de seus amigos e familiares. 
4) Biologia: Um livro que tenha animais.

Sou fascinado pelas criaturas da família dos canídeos, em especial por Cães e Lobos, por isso escolhi A Guerra dos Tronos e seus lobos gigantes: Cão Felpudo, Fantasma, Vento Cinzento, Lady, Verão e Nymeria.

Em A guerra dos tronos, o primeiro livro da aclamada série As crônicas de gelo e fogo, George R. R. Martin - considerado o Tolkien americano - cria uma verdadeira obra de arte, trazendo o melhor que o gênero pode oferecer. Uma história de lordes e damas, soldados e mercenários, assassinos e bastardos, que se juntam em um tempo de presságios malignos. Cada um esforçando-se para ganhar este conflito mortal: a guerra dos tronos. Mistério, intriga, romance e aventura encherão as páginas deste livro, agora também um blockbuster da HBO!
5) Física/Química: Um livro que você leu mas que não se lembra de (quase) nada.

GURPS - Módulo Básico foi um livro de RPG que eu li, pouco joguei (e portanto pouco exercitei) e hoje as regras me fogem a memória. Apesar de ser um dos sistemas mais adaptativos possuía uma série de regras que tornavam o jogo mais realista e com isso adicionavam complexidade ao jogo, algo que afasta jogadores que buscam algo mais simples. Como eu lá pelos 15 anos...

GURPS é acrônimo de Generic and Universal Role Playing System (Sistema Genérico e Universal de Interpretação de Papéis) e, como informa o nome, é um sistema de RPG genérico e universal, o que significa que ele pode ser tão complexo quanto se queira e pode ser usado para jogar em qualquer cenário histórico ou ficcional.
6) Geografia: Um livro em que a história se passe em um país/cidade pouco conhecido.          
Quem falar que conhece a Nigéria e os outros países da Africa é um grande aventureiro/pesquisador ou um grande mentiroso. Os noticiários, filmes e livros pouco nos trazem além de algumas facetas da realidade africana

Alex Cross está diante do criminoso mais cruel que já enfrentou. Quando o detetive Alex Cross é chamado para investigar um caso de assassinato, depara-se com a cena de crime mais terrível que já viu em toda a sua carreira: uma família inteira foi morta dentro de casa. Tudo fica ainda mais chocante quando ele descobre que uma das vítimas é Ellie Cox, sua ex-namorada dos tempos de faculdade. Furioso, Cross decide pegar o assassino a qualquer custo.
Logo depois outro crime acontece, novamente envolvendo uma família inteira, só que dessa vez alguns membros dela estavam nos Estados Unidos e outros, na África. A investigação leva a crer que o assassino, conhecido apenas como Tiger, viajou para a Nigéria. Sem hesitar, Cross vai atrás dele. O detetive entra numa caçada implacável, numa terra sem lei.
Ao chegar lá, Cross se vê diante de um terrível cenário de miséria, violência e guerra civil iminente. Sem nenhuma ajuda, ele se envolve numa luta contra a corrupção e contra uma conspiração que parece não ter fronteiras, que pode pôr em risco sua vida e a de todas as pessoas que ele ama.
Abaixo algumas pessoas/blogs que gostaria de ver respondendo a TAG (nenhum de vocês é obrigado a responder se não quiser):

Alessandra Tapias: http://www.topensandoemler.blogspot.com.br/