BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

Review | A Segunda Morte de Suellen Rocha

Dafne, Mariana, Maria Claudia e Suellen sempre foram grandes amigas. Na adolescência formavam um grupinho inseparável e juntas viveram momentos maravilhosos juntos. Até que um acontecimento começa a rachar a amizade das quatro. E, logo após isso, algo mais acontece pondo um fim definitivo no relacionamento delas.
-
Os anos passam, cada uma segue sua vida, algumas até mesmo mudam de cidade, e o que passou parece estar enterrado. É quando Suellen é encontrada morta, de maneira brutal, em sua casa. Como se isso não bastasse, na parede está escrito "assassinas" com o sangue da vítima. O que acontece a partir daí é um fluxo de lembranças, que se entrelaçam aos fatos do presente, e que vão nos ajudar a desvendar esse mistério.
-
Esse foi o meu primeiro contato com um livro de Claudia Lemes e é inegável que ela escreve muito bem. A história é envolvente e tem uma atmosfera de mistério que prende o leitor a cada nova página. Gostei de como ela construiu a história e desenvolveu os dramas pessoais de cada um dos personagens, dando a eles motivações para seus atos futuros. Claudia é detalhista e, em alguns momentos, suas descrições precisas podem chocar a alguns leitores.
-
Contudo, embora eu tenha gostado de como o mistério foi conduzido e da explicação por trás dele, tiveram alguns pontos que não me agradaram. O primeiro deles é o triângulo amoroso entre uns personagens que, na minha opinião, não acrescentou nada à trama. Eu entendo o porquê dele existir no passado, mas não vi motivos para que ele fosse novamente utilizado no futuro. Não funcionou comigo e meu ranço por dois personagens desse triângulo só aumentou.
-
O segundo ponto foi o fato de algumas questões terem sido trabalhadas de forma mais rasa. Existe um relacionamento abusivo retratado na trama que podia ter sido melhor utilizado, bem como uma personagem que tem uma história de vida incrível e acabou ficando apagada e tomando um rumo que, a meu ver, foi desnecessário. Enfim, foram pequenas coisas que me desagradaram e que contaram muito na minha avaliação final. Eu realmente acho que a autora traz algo inovador, mas esperava um pouco mais em relação aqueles pontos que citei acima.
-
A Segunda Morte de Suellen Rocha é uma história que me surpreendeu pelas críticas que traz em suas páginas e muitas vezes vi muito da nossa realidade sendo retratada ali. A resolução foi, em partes, surpreendente. Algumas coisas eu já havia deduzido porque a autora vai nos dando pistas do que está acontecendo, mas uma me chocou bastante quando ficou claro a motivação do assassino.
-
O livro possui vários gatilhos, todos eles bem sinalizados logo no início, e algumas cenas podem sim chocar (eu fiquei em choque com uma, confesso). Se você gosta de histórias fortes e envolventes, preços ler esse livro.

Resenha escrita por Neyla Suzart. Siga no Instagram: @cdmblog


Título: A Segunda Morte de Suellen Rocha
Autora:  Cláudia Lemes
Editora: AVEC Editora
Ano: 2020 | Gênero: Policial, Thriller e Suspense