BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

Divulgação | Lobonauta

Desenho colorido em tom cartunesco e de proporções irreais. Ao centro, um lobisomem com roupa futurista de astronauta, cor vinho com detalhes cinzas, e com um globo de vidro ao redor da cabeça. O lobisomem tem os olhos bem espaçados, cabelinho emendando com a barba meio Wolverine, cara de nervoso e olhos claramente irados. Em meio a uma fumaça que se dispersa, Lobonauta está segurando uma pistola a laser apontada para cima e pisando em uma gosma verde que espirra para todos os lados. À sua esquerda tem um robozinho da mesma cor do seu uniforme, redondinho, e com dois olhos de LED amarelos. Ao fundo bem distante está uma cidade alienígena, com prédios futuristas e um IMENSO planeta arroxeado no céu. Esse planeta possui duas luas azuladas, mais ou menos nas cores do planeta Terra.
Acostumado a transitar entre diversas vertentes da fantasia na literatura e nos quadrinhos, Felipe Castilho pretende mergulhar na velha rivalidade entre vampiros e lobisomens... mas agora no espaço. Lobonauta é a aposta do autor para o ano de 2021, onde lançamentos presenciais continuam sendo uma realidade distante e o digital acaba sendo uma importante opção na hora de disseminar novas histórias.
-
Lobonauta será uma série de aventura desenhada por Tiago Holsi, quadrinista experiente no ramo do “terrir” – que é exatamente o que a palavra sugere, o terror para rir. Na história, o planeta Terra sofreu um rebranding e tornou-se o planeta Sangue, dominado por vampiros que arrebanharam a humanidade cruelmente em suas numerosas Fazendas de Sangue. Russo, o protagonista da HQ, é um humano descartado como alimento para vampiros e usado como cobaia para missões espaciais. Com seu código genético manipulado para transformar-se em lobisomem, a sua missão é encontrar mundos habitados e “abrir as portas” para que os sanguessugas os dominem – já que a regra vampiresca do “não pode entrar sem ser convidado” se mostrou válida também para a entrada de vampiros em outros planetas. Porém, Russo não tem o mínimo interesse em servir seus senhores, criaturas milenares que se tornaram ignorantes após tanto tempo de consumo de sangue humano pasteurizado.
-
O Lobonauta visitará mundos, se metendo em encrencas, conhecendo aliados e procurando uma maneira de se livrar do rastreio do Planeta Sangue... sempre temeroso dos efeitos imprevisíveis de tantos satélites naturais espalhados pela galáxia. Afinal, se uma Lua pode fazer com que um lobisomem enlouqueça, já imaginou uma transformação em um sistema com dezenove delas?
-
A HQ será exclusiva para os apoiadores do financiamento coletivo recorrente do autor, que entra em sua segunda temporada no Catarse Assinaturas. Criado em Dezembro de 2019, o projeto já produziu diversas histórias exclusivas no formato digital, como Guarás: A última margem (com arte de Monaramis), Cara (arte de Tainan Rocha), Ego Ex Machina (com Fred Rubim) e Coroa (com arte de Marilia Marz). Todas estas histórias estão no Drive que os apoiadores ganham acesso assim que realizam o primeiro apoio no projeto, que além das HQs completas e as novas páginas de Lobonauta, também oferece uma série de newsletters, tiras, lançamentos do autor e dicas de escrita para contos, romances e quadrinhos. Existem duas faixas de apoio: de R$ 7 e R$ 14.
-
Confira uma amostra abaixo clicando nas imagens para ampliar. Para mais informações, acesse: catarse.me/felipecastilho


Título: Lobonauta | Autor: Felipe Castilho (roteiro) e Tiago Holsi (arte)
Ano: 2021 | Gênero: Ficção Científica/Fantasia/Humor

Desenho colorido em tom cartunesco e de proporções irreais. Ao centro, um lobisomem com roupa futurista de astronauta, cor vinho com detalhes cinzas, e com um globo de vidro ao redor da cabeça. O lobisomem tem os olhos bem espaçados, cabelinho emendando com a barba meio Wolverine, cara de nervoso e olhos claramente irados. Em meio a uma fumaça que se dispersa, Lobonauta está segurando uma pistola a laser apontada para cima e pisando em uma gosma verde que espirra para todos os lados. À sua esquerda tem um robozinho da mesma cor do seu uniforme, redondinho, e com dois olhos de LED amarelos. Ao fundo bem distante está uma cidade alienígena, com prédios futuristas e um IMENSO planeta arroxeado no céu. Esse planeta possui duas luas azuladas, mais ou menos nas cores do planeta Terra. Na parte de baixo o títuloda história: Lobonauta, seguido dos nomes do Felipe Castilho e do Tiago Holsi.Ilustração de um planeta redondo no espaço escuro meio avermelhado. Esse planeta é muito parecido com o planeta Terra, com algumas nuvens ao redor e também o que parecem alguns satélites. Dessa perspectiva dá para observar o continente americano, com vários pontos vermelhos distribuídos por todo o continente. Narração: “O terceiro planeta contando a partir do sol. O nome você já sabe:”Uma nave sai do planeta enquanto o narrador diz: “Isso mesmo, o Planeta Sangue. O quê? Não é assim que você lembrava?”. Ela tem a lataria pintada em tons roxos e cinzas, o formato de um pequeno avião, o número oito pintado na parte de cima, uma marca na parte de baixo de um círculo com um V dentro, e bem no meio o globo de vidro da cabine. Parece que a nave está saindo da América Latina. Dentro da cabine está um homem com roupa de astronauta vinho e cinza, sentado numa cadeira com proteção de coquinho, falando diretamente com o leitor. Ele é branco seu cabelo é um tufo marrom apenas no topo da cabeça, e atrás, ao fundo, é possível ver a Terra. Ele acena enquanto fala “Bom, se você ainda o chama de Planeta Terra, você provavelmente não ficou sabendo do rebranding, né?”. Ele coloca a mão no queixo e olha para cima, pensativo “Pera... você também estava em criogenia.Putz.”, em seguida se joga na cadeira com desleixo e revira os olhos “Então tem muita coisa para eu te atualizar”. Ele vira a cadeira de costas e abre uma grande tela ao lado da janela da nave, reclamando “Que preguiça do cacete...”.
Cena de uma cidade futurista grande, típico cruzamento de avenidasmas com duas camadas de trânsito, uma na estrada e outra de carros voadores. Prédios com estruturas arredondadas, um banco com o sinal da cruz. Na rua, umas motos passam para entregar delivery, pessoas compramcachorro quente, um policial cuida da faixa de pedestres e uma senhorinha se apoia em uma bengala com design arrojado enquanto anda com seu cachorro... No fundo tudo parece muito igual a atualmente. O narrador diz “Tá. A humanidade estava lá, fazendo o que fazia há séculos...” Dentro de uma sala com as paredes repletas de pôsteres, um homem branco aflito e indeciso olha ao mesmo tempo duas miniaturas de vídeos na frente dele, uma live da exploração de Vênus e uma imagem provando que não há curvatura, enquanto o narrador explica “... Explorando o espaço ao mesmo tempo em que tentavam provar que a Terra não era plana.Até que o Presidente Global do ano 2128, que era um ex-streamer, arrumou um jeito de criminalizar as teorias terrabolistas”. O presidente parece uma criança usando roupa de adulto, fumando um narguilé e usando a faixa presidencial. Fumaça se junta ao seu redor, e ele está brisando fortemente enquanto diz “Questionar... Sempre...”  Militares brancos e carrancudos escoltam uma fila enorme de cientistas de várias etnias, agora prisioneiros, todos com semblante triste e mãos algemadas.“Isso tirou a ciência de vez do caminho dos seres vivos, e abriu a porta para um mal antigo...”“Isso mesmo. Vampiros.” Em uma sala, um vampiro do estilooldschool, chiquérrimo, está sentado em uma poltrona de respaldo alto e um tapete estendido à sua frente, usando um enorme chapéu e segurando uma taça de vinho. Ao seu lado estão uma vampira loira também muito elegante em seu vestido vinho e um vampiro usando chapéu alto e capa se apoia em um cajado.  “Eles aguardaram nas sombras até o dia em que pudessem voltar sem medo de serem eliminados por vacinas ou outras maldições que a ciência podia conjurar.” Um dos vampiros mostra uma maleta cheia de outro do clã para um general militar, o militar com as mãos na cintura e no rosto, feliz e interessado. “E se os terráqueos negacionistas nada fizeram ao verem pessoas indo para as prisões... Desta vez não haveria ninguém para defender seus direitos.” Dessa vez a fila de humanos indo para as prisões inclui os militares e o presidente streamer chapado. Os vampiros usam roupas militares e chapéus prussianos, quase como a Primeira Guerra Mundial. “Os vampiros foram se espalhando pela Terra.Em pouco tempo, as prisões foram se transformando em grandes Fazendas Sanguíneas.” O cenário é muito parecido com as prisões e campos de concentração nazistas, ou uma fazenda de abate de gado. Vários humanos aglomerados em uma grande fila apertada, sendo observados por vampiros armados, um deles dá choque em um humano só por sadismo.