BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

A Canção das Estrelas






Imerso em segredos, um misterioso livro guarda histórias sobre o passado e o futuro de Myríade, cifradas em códigos que permeiam a linguagem do universo. Para olhares desatentos, são meros contos. Mas Sebastian sabe que há uma mensagem oculta por magia, impossível de ser lembrada, e acredita na importância de compreender seu verdadeiro signi-ficado. Tudo muda quando o precioso manuscrito é roubado. Agora, o jovem precisará reunir coragem, aceitar seu erros e pôr à prova tudo o que mais ama, para recuperar seu livro e desvendar a Canção das Estrelas.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        
Título: A Canção das Estrelas
Autora: Karen Soarele
Editora: Cubo Mágico
Ano: 2014
Páginas: 156



É mais do que normal séries - na literatura e fora dela - ganharem spin-offs. Os motivos que levam a isso  e as formas que eles tomam são diversos, mas o leitor é quem sempre sai ganhando. Afinal, é sempre bom revisitar mundos e personagens queridos, explorar facetas e detalhes que despertaram interesse, mas não tiveram espaço dentro da trama principal. As vezes - em raros casos - série principal e spin-offs se revesam construindo e expandindo universos de forma complementar. Isso vem acontecendo com a os livros ambientados em Myríade, universo criado pela autora Karen Soarele. Mais uma vez pude ver isso em primeira mão como Leitor Crítico, o famoso Beta.
A Canção das Estrelas narra de forma alternada a trajetórias de seus dois protagonistas. Sebastian é um jovem que tem um único objetivo: desvendar o segredo contido no livro d'A Canção das Estrelas e provar a existência da lendária Sétima Ordem. Enquanto isso a curiosa e jovem Neve decide contrariar seu líder e pai, abandonando a segurança do lar em uma jornada de autodescoberta. O destino cuida para que seus caminhos se cruzem, mas eles precisam completar suas jornadas sozinhos.
O mundo que foi apresentado em A Rainha da Primavera (um spin-off), ganhou uma série oficial em Línguas de Fogo, e continuou em Tempestade de Areia, voltou as origens em A Canção das Estrelas. O cenário voltou a se expandir trazendo novos elementos, locais, culturas, mas sem esquecer do que já foi semeado antes. Isso torna a leitura possível para quem ainda não leu nenhum dos livros anteriores, ao mesmo tempo que tem um tempero especial para os leitores cativos. 
Mistérios e descobertas movem a trama, mas também serve de alicerce para a criação do segundo componente da obra: o livro dentro do livro. O leitor tem "de brinde" o livro de contos que é carregado por Sebastian e assim como ele tem a chance de desvendar o segredo contido n'A Canção das Estrelas. 
Diferente do spin-off anterior, ambientado no passado, o novo livro se passa pouco antes do primeiro livro da série "regular" tornando-os intimamente conectados. Embora não exista ordem de leitura obrigatória nesse caso, é possível começar a viagem por Myríade através dos spin-offs.
O livro é muito bem servido de cuidados também na parte gráfica, contendo ilustrações internas e detalhes na diagramação de ambas as partes da obra que por menores que pareçam fazem toda a diferença. Inclusive, é preciso destacar que o "livro dentro do livro" deve ser lido com cuidado para não deixar passar nada. 
De modo geral gostei bastante do que vi em A Canção das Estrelas, e mesmo eu sendo um chato, não tive pontos negativos que pudesse apontar. Foi bom ver um pouco melhor o passado de Neve e como ela foi se envolver com a trama da série principal. Ambas as tramas são bacanas o suficiente e se fossem maiores, não reclamaria.