BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

Star Wars: Livro dos Sith

Ao longo dos séculos, à medida que os Lordes Sith ascendiam ao poder, alguns deles registravam sua filosofia e seus esquemas para assumir o controle da galáxia. Ao serem derrotados, esse conhecimento desapareceu. Ou, pelo menos, era o que parecia.
Seus escritos foram passados entre Sith selecionados - e até mesmo Jedi -, que acrescentaram suas reflexões a essas raras páginas. Na busca por domínio, Darth Sidious foi atrás do que sobrou dos cinco textos mais lendários do lado negro. A partir desse conhecimento, ele escreveu um sexto texto - seu próprio manifesto. Reunidos, esses documentos formam o Livro dos Sith.
Nele são apresentados os maiores mestres, o surgimento do clã, os armamentos, o vestuário, os segredos obscuros, entre outros.
Título: Livro dos Sith
Autor: Daniel Wallace
Editora: Bertrand Brasil
Ano: 2014
Páginas: 160



As origens e segredos do Lado Negro da Força. Tudo que que foi oculto agora é revelado graças a Luke Skywalker...
Star Wars: Livro dos Sith segue a mesma premissa do livro anterior - O Caminho Jedi - e expande a mitologia Sith na forma de uma coletânea de registros feitos por diversos Lordes Sith feito ao longo dos séculos reunidos por Darth Sidius ainda em sua juventude. E nesse pequeno detalhe reside a principal diferença entre os livros da Ordem Jedi e dos Sith: enquanto um é um compilado de doutrina com informações e ensinamentos necessários para todo um grupo, o segundo são arquivos não relacionados diretamente que mostram a história, habilidades e facetas do Lado Negro que segundo o Imperador são imprescindíveis para um Sith. Cada um dos autores - Sorzus Syn, Dath Malgus, Darth Bane, Mãe Talzin, Darth Plaegueis e o próprio Darth Sidius - acrescenta informações sobre a Ordem dos Sith. Desde quando ainda eram apenas Jedi Negros, passando pelo domínio e perversão de raças, técnicas e planetas, as guerras contra a República, até a a criação da regra de dois e a suposta extinção. Esses registros antes de serem reunidos passaram pelas mãos de outros personagens, incluindo Jedis, e cada um deles, incluindo o Skywaker, Vader e Yoda, fazem anotações "a mão" sobre detalhes narrados ao longo das páginas. Acrescentando assim mais informações e personalidade ao livro.
Além disso o livro contém diversos detalhes sobre a visão Sith da Força, seu código de conduta e seus preceitos, suas profecias, a construção dos Sabres de Luz e outras armas Sith, seus poderes e habilidades, hierarquia e divisões internas. Uma coleção de informações que somente os mais aficionados em Star Wars alegará já ter conhecimento. E pode apostar que muitos deles já terão sido tentados pelo Lado Negro e estarão mentindo descaradamente para não assumir a falha. 
No quesito gráfico Star Wars: Livros dos Sith consegue a proeza de ser ainda mais bonito que o O Caminho Jedi. Graças ao fato do livro ser uma reunião de escritos de diferentes épocas e pessoas cada uma dessas partes tem diagramação, cortes de página e artes diferentes tornando o livro verdadeiramente único. Graficamente o livro é impecável. Da capa dura ao tipo do papel, do corte das páginas e ilustrações e detalhes como esses acima, tudo é impecável. Novamente a edição nacional da Bertrand Brasil não deixa ABSOLUTAMENTE NADA a dever para a americana.
Vale ressaltar mais uma vez a seguinte questão: várias anotações no livro levam em consideração o material publicado no universo expandido (livros e também quadrinhos), que não é mais considerado canônico (parte da cronologia oficial), e com a chegada do sétimo filme - O Despertar da Força - muito disso poderá ser modificado ou desconsiderado. Por sorte, esse material referenciado está, após mais de 20 anos de sua última publicação, voltando a ser lançado pela Editora Aleph e nos quadrinhos pela Planeta DeAgostini. Mas ainda existe muita coisa perdida por aí, quem tiver interesse deve correr atrás!
O Livro dos Sith é mais que um livro obrigatório para quem curte Star Wars, é uma verdadeira peça de colecionador. E a coleção acaba de crescer, pois recentemente foi lançado O Código do Caçador de Recompensas (ainda me falta grana para comprar, então a resenha deve demorar). Desbravar a história dos inimigos da Força é com toda certeza fascinante, mas por mais tentador que o livro do Lado Negro seja, meu coração será sempre Jedi. ;)