BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

Star Wars: O Caminho Jedi






Que a saga Star Wars é um dos maiores fenômenos de todos os tempos não é novidade. Que os personagens são mania mundial, também não. Para apimentar mais essa febre e satisfazer um desejo antigo dos fãs, chega às livrarias O Caminho Jedi, manual de treinamento da Ordem. O livro funciona como um almanaque dos guadiões da paz nas galáxias. Nele são apresentados os maiores mestres, a história dos clãs, os armamentos, o vestuário, os golpes de lutas, entre outros. Em O Caminho Jedi, o leitor vai desvendar os segredos e partilhar do conhecimento passado de geração para geração – aprendendo, inclusive, as nuances do combate de sabre de luz e a hierarquia Jedi. Além disso, conhecerá novos personagens, novas criaturas e novas naves. Passado de mão em mão de Mestre para Padawan, de Yoda e Obi-Wan Kenobi para Anakin e Luke Skywalker, este exemplar recebeu as anotações de cada Jedi que tocou e estudou suas páginas — adicionando suas experiências pessoais e as lições aprendidas.
Título: O Caminho Jedi
Autor: Daniel Wallace
Editora: Bertrand Brasil
Ano: 2013
Páginas: 160



Um Guia para Estudantes da Força. Não há definição melhor para o livro do que a dada por ele mesmo.
Star Wars: O Caminho Jedi aborda a mitologia criada em torno da série ao longo de todos esses anos na forma de uma manual ficticio que foi encontrado por Luke Skywalker após a derrota do Império. A premissa é simples: o livro é um registro histórico e cultural sobre a Ordem Jedi desde o seu surgimento, seus preceitos, suas armas, suas técnicas de luta, seus poderes e habilidades, a hierarquia e divisões internas. Esse registro passou pelas mãos de alguns personagens icônicos na série até cair nas mão de Lorde Sidius e ser resgatado por Luke. Cada um deles, incluindo o Imperador Sith, faz várias anotações "a mão" sobre detalhes narrados pelos Mestres e Cavaleiros Jedi ao longo das páginas. O que cria uma interação entre eles, mesmo alguns deles não pertencendo ao mesmo periodo.
Além disso o livro contém diversos detalhes sobre o que é a Força, o Código Jedi e seus preceitos, a construção dos Sabres de Luz, matérias e criaturas que são resistentes contra as armas e truques Jedi e claro seus principais inimigos. Fora inúmeras outras coisas que até mesmo fãs desconheciam, como as outras ordens sensiveis à Força expalhadas pela galáxia. 

Graficamente o livro é impecável. Da capa dura ao tipo do papel, do corte das páginas e ilustrações e detalhes como esses acima. Não há o que por defeito, muito pelo contrário: dificil é encontrar palavras para elogiar a qualidade do livro. A edição nacional da Bertrand Brasil em nada deixa a dever pra uma edição americana.
É preciso ficar atento ao seguinte detalhe: várias anotações no livro levam em consideração o material públicado no universo expandido, que não é mais considerado canônico, e com a chegada do sétimo filme da série muito disso pode ser modificado. Para nossa sorte, esse material referenciado está, após mais de 20 anos de sua última publicação, voltando a ser lançado pela Editora Aleph.
Como explorador de universos, adorei a leitura de O Caminho Jedi! Não só pelo fator nerd, mas por todos ensinamentos contidos em vários trechos (sim, tem coisas que são legais de se utilizar na vida real). Conhecer mais sobre esse fantástico universo foi uma experiência muito bacana. Se você é fã, ou quer conhecer mais a fundo a filosofia Jedi, esse é um item perfeito para a sua coleção!