BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

M.U.G.E.N - Jogos de Luta Personalizados



Darth Vader vs Batman, Capitão América vs Snake Eyes, Superman vs Goku. Com certeza alguma vez na vida você já deve ter pensado em encontros impossíveis entre personagens de diferentes séries, jogos, desenhos e filmes. Muito provavelmente, esses encontros incluíam combates para determinar qual deles seria o mais forte. Várias empresas já tentaram fazer isso em livros, quadrinhos e em especialmente em jogos onde a interação com o público é maior. Contudo, ainda não é sempre que temos esses encontros, muitos menos todos que queremos. Mas, e se fosse possível criar jogos totalmente novos e escolher os personagens que farão parte dele?
-
Para falar a verdade é possível fazer isso e muito mais com apenas um programa e um pouco de curiosidade. O M.U.G.E.N. é um motor de jogo exclusivo para jogos de luta em 2D (embora possa utilizar elementos em 3D), desenvolvido pela Elecbyte no longínquo ano de 1999. A Elecbyte distribuiu uma versão beta que rodavam em DOS, Linux, e Windows e durante anos toda atualização que o sistema obteve fora criada por fãs de jogos. E o que isso tudo quer dizer? Quer dizer que você pode a qualquer momento criar jogos de luta em 2D com os personagens que bem entender. Para isso basta um pouco de criatividade e curiosidade para mexer em programação ou criação de novos personagens.

Mesmo que você não tenha  muito tato com programação ou programas de edição, ainda é possivel criar seus próprios jogos a partir do trabalho criado ao logo desses 16 anos da ferramenta por diversas pessoas espalhadas por todo o mundo. Incluindo muitos brasileiros talentosos! E se achar que ainda dará muito trabalho selecionar personagens e estágios para fazer uma programação simples, você pode encontrar diversos jogos prontos feitos por fãs. Não são poucas as versões de Street Fighter e The King of Fighters que você irá encontrar com um pouco de busca.
-
A ferramenta se encontra para download no site oficial da Elecbyte, e você pode encontrar dicas e tutorias em diversos sites da internet em diversos idiomas. São diversos os sites que fornecem peças como personagens, aberturas, cenários e ferramentas para você personalizar seu jogo, além daqueles que oferecem os jogos completos. Mas particularmente prefiro eu mesmo editar os jogos e incluir os mais diferentes personagens, desde que combinem graficamente. Afinal o jogo não precisa ser feio só porque posso misturar tudo.
-
Quem quiser conhecer ou simplesmente ter um jogo pra jogar de vez em quando, sozinho ou com os amigos (o jogo é compatível com joysticks), pode experimentar os jogos X-Men: Second Coming, Avengers vs X-Men e/ou Super Marvel vs Capcom: Eternity of Heroes.