BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

Tempestade de Areia






"O passado é imutável, mas o futuro depende de nossas escolhas."                                                                    Ao pensar que sua jornada chegaria ao fim, Aisling descobre que aquele era apenas o início. Munidos da localização da Fortaleza da Resistência, o exército de Vulcannus avança, ameaçando o sonho de uma Hynneldor livre. Nessa sequência de Línguas de Fogo, Aisling deverá escolher entre voltar para casa com Dharon ou entregar uma importante mensagem à capital de Datillion. Enquanto isso, seus amigos enfrentam antigas lembranças e buscam, uns nos outros, forças para seguir em frente. Muitos perigos e aventuras os aguardam nessa jornada, que levará o leitor a territórios inexplorados do mundo mágico de Myríade.
Título: Tempestade de Areia
Autor(a): Karen Soarele
Série: Crônicas de Myríade
Editora: Cubo Mágico - Páginas: 308
Lançamento: 2013



Tempestade de Areia chegou, e com ele veio a oportunidade de voltar a Myríade, terra de A Rainha da Primavera, e acompanhar as aventuras de Aisling, Dharon e companhia continuando os eventos narrados em Línguas de Fogo. Para mim essa chance foi dada um pouco antes com o convite fazer parte da equipe de leitura crítica, mas vamos ao que interessa...
Os primeiros capítulos mostraram-me logo de cara uma evolução na escrita e uma mudança na dinâmica da narrativa de Karen Soarele. Isso tornou meu mergulho na trama um pouco mais profundo, como se aquilo tudo fosse um grande jogo e eu apenas um jogador dentro daquele cenário enorme.
Sempre é bom voltarmos a um lugar que gostamos e rever velhos conhecidos. Foi assim que me senti ao rever todos aqueles personagens: Aisiling, agora mais madura, Dharon sempre protetor, Marion e Desmond determinados a salvar a resistência mesmo que seja preciso dissolvê-la. Em um clima de tensão e difíceis decisões se passam as aventuras dessa turma. Claro, sempre com Kendra e o exercito de Vulcannus no encalço dos heróis...
O livro é muito bacana, consegui gostar ainda mais do que anterior, me senti mais próximo, dentro do livro. Embora não pudesse decidir as coisas, eu estava lá junto com os personagens que habitam o mundo e figuram a história mesmo sem ter um nome (e fui incinerado varias vezes por Kendra por estar perto demais observando). Ele é muito divertido, leve mesmo com batalhas, guerras e mortes, não é cheio de pretensões, é gostoso. O principal ponto positivo que posso apontar sem duvida é a evolução de Karen como autora, a leitura ficou ainda mais prazerosa e fluida graças à dinâmica criada na narrativa. O livro avança, avança e avança sem tirar você da imersão, embora ache que esse seja um de seus inimigos também. A velocidade com que as coisas correm às vezes pode fazer tropeçar, não que ache que tenha caído a qualidade. O que tinha me incomodado durante a leitura do livro foi retirado ou modificado na versão final, então não há muito a falar sobre isso.
Toda a parte visual me surpreendeu positivamente e fez com que eu aumentasse minha nota. Tinha lido apenas a versão beta ainda encadernada, e quando tive o livro em mãos vi o quanto ficou bonita. A capa, o mapa e as ilustrações internas todas muito bem feitas, junto com a diagramação, acrescentaram alguns pontos na minha nota para o livro.
Fiquei muito feliz em participar de tudo e ver que minha opinião ajudou o resultado final da obra. Então se você tiver a chance de ter em mãos um exemplar pode olhar na parte dos dados do livro e verá meu nome lá.
Para finalizar deixo a resposta que dei quando perguntado sobre o que diria se fosse indicar o livro para um amigo: Myríade se expandiu, ou melhor, abriu-se ainda mais para o leitor e mostrou porque é um mundo fantástico. Se aventura é o que quer este é o livro certo.