BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

Space Dragon

Título: Space Dragon
Subtítulo: 
Um RPG de Aventuras Retrô no Espaço Sideral
Autor (a): Igor Moreno
Editora:  Redbox - RBX
Categoria: Sistema de RPG
Número de páginas: 250

Espaço, a fronteira final. Ou seria apenas o início?
A primeira edição do RPG Space Dragon foi um sucesso de vendas e logo se esgotou. O clima sci-fi retrô era um atrativo perfeito para quem buscava aventuras divertidas, sem compromisso com a realidade, com os mais maravilhosos clichês dos clássicos do cinema. É claro que, tal qual seu irmão mais velho, Space Dragon precisava retornar em grande estilo, atualizado e repaginado. O resultado disso foi uma belíssima nova edição, financiada em 2018, a qual tivemos acesso.
Para quem não conhece, Space Dragon é um sistema-irmão do Old Dragon, RPG Old School da  Redbox Editora, mas ao invés de focar em fantasia medieval, mergulha de cabeça no clima da ficção científica pulp com tudo o que temos direito. Aventureiros espaciais heroicos, psiônicos, robôs positrônicos e homenzinhos verdes disparando pistolas de energia e usando espadas de luz, enquanto exploram universos em seus foguetes em forma de charuto. Computadores? Apenas arcaicos e manuais. Wi-fi? Esqueça. Essa viagem a um futuro que mais parece o passado é, sem dúvida, o maior acerto do sistema.
Space Dragon não se preocupa nem um pouco em se manter próximo da ciência real e abraça sem medo os clichês dos clássicos como Buck Rogers, Flash Gordon, A Princesa de Marte, e diversas outras óperas espaciais retrô, mas não impede que com pouquíssimas modificações introduza elementos mais factíveis. E as vezes nem isso é necessário! Uma simples alteração na ambientação e narrativa pode resolver essa questão, caso seu interesse seja algo um pouco mais moderno, mas sem perder a simplicidade do sistema.
Por se tratar de um sistema com um pé no Old School, onde as situações são mais abstratas e abertas, se importando mais com a narrativa e a construção da história do que as regras e personagens, Space Dragon oferece uma abertura para que as mais estranhas e divertidas aventuras sejam possíveis. Cowboys do espaço? Guerras nas estrelas? Invasões reptilianas? Uma frota estelar indo onde nenhum homem jamais esteve? Tudo é possível. 



A estrutura do livro, a cada capítulo apresentado apenas o necessário para que seu leitor, facilita a absorção do conteúdo:
- A Introdução que nos apresenta o que é a ficção pulp e como o pulp é tratado no Space Dragon.
O capítulo Atributos apresenta a descrição completa dos atributos, bem como suas respectivas aplicações em jogo.
- Espécies apresenta as três raças disponíveis para os jogadores, os Humanos (Homo Sapiens), Androides (Homo Machina) e Mutantes (Homo Novus), com todos os detalhes e a descrição de cada uma delas.
- Em Classes, obviamente somos apresentados as quatro classes básicas do sistema, o Cientista, o Cosmonauta, o Gatuno, e o Mentálico, e suas especializações que permitem uma maior variedade de personagens e gama de habilidades.
- O capítulo Subatributos apresenta detalhes de regras complementares a construção do personagem e situações básicas de jogo como o cálculo de pontos de Vida, Jogadas de Proteção e Idiomas.
Crédito e Equipamentos é autodescritiívo, aqui se encontram informações sobre os Créditos Espaciais (a moeda corrente), equipamentos e serviços disponíveis para os personagens.
-  Após, vem a parte de Aventuras Espaciais e regras para viagens e exploração em detalhes, desde funções da tripulação e contatos com novas espécies alienígenas, até as intempéries do espaço e planetas hostis (tá achando que dá pra se respirar em qualquer lugar só porque é fantasia?). Esse acaba sendo um dos capítulos mais importantes para jogadores e mestres entenderem o clima do jogo e o que esperar.
- No capítulo Combate e Danos, o livro trata de cada ponto do combate, desde os princípios básicos até a finalização do mesmo, e traz também outras formas de morrer que não lutando (cuidado com o vácuo).
Aparatos Tecnológicos e Feitos Científicos, traz regras para usar, criar e consertar os aparatos tecnológicos do jogo e sua relação com a classe Cientista.
- Em Poderes Mentais, o leitor é apresentado às regras dos poderes dos Mentálicos, do funcionamento até a lista de poderes.
Espaçonaves e Estações é outro capítulo importantíssimo para a ambientação. Afinal aventuras no espaço sem espaçonaves? Aqui as regras sobre o uso e criação de naves é esmiuçada, passando por equipamentos, áreas e, é claro, batalhas espaciais.
- Por último, o capítulo Sessão do Mestre, foca em auxiliar o mestre a entender como conduzir aventuras de ficção científica pulp, e apresentar ferramentas para o andamento da narrativa, como regras para a construção de planetas de forma completa (com clima, atmosfera, gravidade, fauna, flora, nível tecnológico e sociedade), além de uma lista de alienígenas e outros inimigos.
Embora hajam alguns entraves quantos às regras e terminologias, e alguma decisões de game design que não me agradam tanto, essa barreira é facilmente transposta através do texto bem elaborado e bem humorado, exemplos claros e o avançar da leitura. As regras mais avançadas aparecem junto com o desenvolvimento dos jogadores e personagens, com o passar dos níveis, dando tempo para que mestre e jogadores se acostumem com as elas. Isso torna Space Dragon um material bastante amigável para iniciantes, mas deixe espaço para que as coisas se tornem mais complexas e diversas, agradando também jogadores mais experientes.
Uma das grandes vantagens do sistema é a sua compatibilidade com o seu jogo-irmão, permitindo que com leves alterações, jogadores e mestres tenham acesso a uma gama ainda maior de possibilidades. Isso faz com que Space Dragon se aproveite da diversidade de títulos já lançados, disponíveis com custo baixo (principalmente as versões digitais), quando não gratuito (como é o caso do próprio Old Dragon: Manual Básico). 
Space Dragon retorna para marcar o seu lugar como uma opção simples, acessível e de fácil customização para que veteranos e novos jogadores explorem ao máximo as loucas possibilidades da ficção científica pulp em sua mesa de jogo. Assim como Old Dragon, Space Dragon possui uma grande comunidade ativa onde você pode sanar suas dúvidas, compartilhar suas histórias, colaborar com materiais para uso em aventuras com outros jogadores e com os próprios criadores e colaboradores do jogo. Com certeza vale a pena conferir!