BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

Cultos Inomináveis, o novo RPG da Redbox

As obras de Howard Phillips Lovecraf desde sempre inspiram outros autores, roteiristas, quadrinistas e criadores de todo o mundo. Responsável pelo que posteriormente chamada de Mitos de Cthulhu, o próprio autor incentivava  o uso de suas criaturas e idéias a fim de expandir a mitologia criada por ele, repleta de criaturas ancestrais incompreensíveis, segredos terríveis e a insignificância humana perante o horror cósmico. Dificilmente você terá escapado incólume de uma ou outra referência direta ou indireta na Cultura Pop. E é claro, os jogos não seriam uma exceção.
A Redbox anunciou a publicação de um dos jogos que tem conquistado a atenção do público nos últimos tempos: Cultos Inomináveis, da editora espanhola Nosolorol. Neste RPG baseado nas histórias de H.P. Lovecraft, temos uma nova abordagem, trazendo as tramas para a modernidade dos dias atuais e tecnologias, e colocando os jogadores em áreas cinzentas, se apropriando do oculto e dos poderes antigos, seja qual for o seu objetivo final. O papel do cultista não mais estará relegado ao antagonista, afinal, quando todos passam a se envolverem com as forças do desconhecido, o cultista se torna o centro da história. Esteja ele tentando impedir um apocalipse ou tentando detê-lo.
Interessante? Bastante! Ao colocar os jogadores para trilhar seu caminho em tons de cinza, há uma abertura para os mais interessantes personagens possíveis com suas motivações, moralidade e anseios sempre em teste. A modernização da ambientação também abre espaço para narrativas mais variadas, podendo ir de um culto religioso apocalíptico no interior dos EUA, até uma corporação que mistura genética e magia pra criar mercenários abomináveis pra serem vendidos a quem pagar mais. A própria Redbox em seu site e o pessoal da Confraria de Arton produziram artigos bem completos com mais detalhes sobre o livro, a ambientação, criação de personagem e muito mais que vale a pena conferir se ficou curioso (e eu recomendo que os leia).
O que podemos esperar de Cultos Inomináveis
A editora pretende lançar toda a linha no Brasil, com a mesma qualidade do jogo original. Fugindo um pouco do tradicional formato A5, serão 288 páginas de grande formato, capa dura e colorido em papel de alto padrão. Por sua temática, Cultos Inomináveis é um jogo voltado para o público adulto, com classificação indicativa de 18 anos, mas ainda ideal para iniciantes, conhecedores dos Mitos e exploradores curiosos.
Além do livro básico, a Redbox pretende alimentar o sistema com regularidade, incluindo a Divisória do Mestre de Jogo, Postnomicon (um compilado de aventuras) e Fundido en Blanco (um suplemento centrado em um dos cultos do cenário), além de todo o material gratuito e da campanha Hijos de Nyarlathotep.
Apesar de não haver ainda uma data para o lançamento ou início da pré-venda, a editora informou que a produção dos primeiros livros já se encontra em estágio avençado, de modo que os jogadores brasileiros não irão precisar aguardar muito tempo para por as mãos e seus olhos nas páginas de Cultos Inomináveis.
E então, preparado para mergulhar no horror em busca de seus objetivos?