Titulo: Noir Carnavalesco
Editora: Pyro
Autores: Ian Frase
Tipo: Literatura
Os seres folclóricos estão entre nós, cada vez mais vivos e mais presentes. No caso de Noir Carnavalesco até de forma literal. O novo romance de Ian Fraser, traz seres fantásticos que passam a conviver conosco e se adaptar ao mundo, e nenhum momento e lugar melhor pra fantasia e realidade se misturarem que o carnaval da Bahia.
Você pode ainda não conhecer o autor, mas não falta reconhecimento ao trabalho deste conterrâneo. Nascido em Salvador, Bahia, Ian Fraser é formado em Cinema & Vídeo e fundador do canal Teclado Disléxico no youtube. Seu primeiro romance, O Sangue É Agreste, venceu o Prêmio Jovem Autor Inédito pelo Selo João Ubaldo Ribeiro, criado pela Prefeitura de Salvador. Ian Fraser também escreveu e produziu a peça “A Máquina Que Dobra o Nada”, sucesso de crítica e vencedor do Prêmio Braskem de Teatro, a maior premiação do teatro baiano, na categoria Melhor Espetáculo Infantojuvenil. Por fim, teve duas campanhas muito bem sucedidas durante o financiamento dos primeiros volume da série Araruama.
A gente já produziu uma resenha sobre um outro romance do autor, Araruama - O Livro das Sementes, e também comentamos sobre ele no episódio de Melhores Leituras de 2018 do podcast do Multiverso X, e podemos atestar a qualidade (não que precise).
Mas e Noir Carnavalesco?
Depois que o tecido da realidade se dissipou, abrindo uma brecha para um mundo oculto, os seres folclóricos, antes tidos como apenas lendas, se mostram ser bem reais. Eles estão aqui, entre nós. Curupira motorista de UBER, barba-ruiva sendo eleito deputado estadual, pisadeira massagista e um boto metido a detetive particular: esse é o fantástico mundo novo apresentado em Noir Carnavalesco.Noir Carnavalesco vai ter todo o acabamento primoroso da Pyro Editora. O livro vai ser capa dura e terá uma diagramação especial, particular à narrativa da obra, que ainda conta com as ilustrações de Will Chamorro e Guilherme Motta.
No centro da trama está Bartolomeu Osório, um típico malandro baiano (apesar de não ser da Bahia), que aceita investigar o sumiço de uma adolescente chamada Verônica Marte. Ele logo descobre que o caso é bem mais complicado do que ele imaginava.E, para piorar tudo, a cidade está borbulhando com a promessa da maior festa popular do planeta.
Porém, para esse livro acontecer, precisa do seu apoio.
Para quem não conhece, o funcionamento de um financiamento coletivo é simples: os objetivos são esclarecidos na página da campanha e as recompensas são apresentadas, o apoiador escolhe entre as possibilidades com quanto irá contribuir já sabendo qual será a sua recompensa. Quando a meta não é alcançada o dinheiro é devolvido, e em algumas campanhas quando o valor estipulado é ultrapassado metas extras bonificam aqueles que contribuíram (não necessariamente todos, isso varia de recompensa para recompensa e de campanha para campanha).
Para participar do financiamento de Noir Carnavalesco, basta escolher um dos pacotes de recompensas disponíveis, com valores entre R$15 e R$ 250, que dão direito a recompensas variadas como exemplar da obra, postais, porta-copos, aviso de porta, cartazes e combos com outros livros do autor. Basta escolher o apoio que contemple aquilo que seja do seu interesse e caiba no seu bolso.
A campanha ficará disponível por mais 50 dias no Catarse (a contar de 16/05) e tem entrega de recompensas prevista para Dezembro de 2019. Agora que você já está por dentro de tudo confira a página do projeto no Catarse (https://www.catarse.me/noircarnavalesco) e descubra mais informações: quais exatamente são as recompensas, detalhes sobre como seu dinheiro será investido, artes etc.
Para entrar de vez no clima, o Ian Fraser criou uma playlist da obra que já está disponível. Aperte AQUI para escutar no youtube, ou AQUI para escutar no Spotify.
Apoie, divulgue, e ajude a Noir Carnavalesco a alcançar o seu objetivo!