BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

Audioverso: Ludovico Einaudi


Que o universo da música é tão apaixonante quanto o da literatura, o cinema e as artes ilustradas não há dúvidas! Portanto ele também merece seu espaço aqui no Multiverso X. A seção Audioverso é onde buscamos apresentar novos artistas e bandas, dando um pequeno aperitivo daquilo que de melhor eles têm a oferecer, bem como valorizar a sua arte e contribuir para o seu reconhecimento ao indicar e recomendá-los para um novo público.
O artista de hoje é o pianista e compositor de música erudita Ludovico Einaudi. Nascido em Turim, na Itália, ele era incentivado a tocar desde muito cedo, primeiramente o piano com a mãe e logo na adolescência já começou a compor suas próprias músicas, que escrevia para tocar numa folk guitar. Pouco mais tarde ele estuda Música no Conservatório de Verdi em Milão influenciado pelos trabalhos do compositor Luciano Berio, e forma-se em 1982. Einaudi iniciou sua carreira profissional como compositor de música erudita, mas logo incorporou outros estilos e gêneros às suas composições, incluindo pop, rock, world music, new age e folk music.
Ele possui vários álbuns solo de piano e orquestra, como I Giorni de 2001 inspirado numa viagem à Africa, Divenire de 2006, que inclui Primavera, a sua mais aclamada faixa, Nightbook de 2009 no qual além do tradicional piano, há a presença de sintetizadores dando um novo direcionamento à carreira do músico, e In a Time Lapse de 2013 cujo lançamento contou com turnês nos EUA e Canadá e com uma transmissão ao vivo pelo YouTube na qual Einaudi tocou arranjos solo de algumas faixas ainda inéditas diretamente de sua casa em Milão.
Seu mais recente trabalho, o álbum Elements de 2015 já recebeu verborrágicos elogios da imprensa internacional e propicia uma experiência singular. Gravado no campo, em Langhe, em Itália, Elements é, de acordo com o próprio artista, "uma experiência única, acompanhada pelos ritmos pulsantes de uma primavera explosiva" e resulta "de um desejo de recomeço, de seguir um diferente percurso de consciência". Elements originou ainda em 2016 um EP voltado para a cena de música eletrônica com versões Remix de algumas de suas faixas, entre elas Night, Elements e Drop.
Ludovico Einaudi é atualmente o artista do universo da música clássica que contabiliza o maior número de streams no Reino Unido, mensalmente pelo Spotify somam-se mais de dois milhões e meio de ouvintes, o que nos dá uma boa dimensão da sua popularidade e estatuto. Einaudi também lidera as listas de vendas de música erudita tanto na Inglaterra quanto em seu país de origem, com vendas que já ultrapassam os dois milhões de cópias. Além dos álbuns solo, Einaudi também compôs inúmeras músicas para trilhas sonoras de filmes, trailers, seriados de TV e spots comerciais.
Se você gosta de música instrumental, sobretudo aquelas com um tom mais simples, minimalista, mas nem por isso menos expressivas ou tocantes, irá apreciar muito o trabalho de Einaudi. Há uma lógica emocional profunda e satisfatória em seus arranjos oníricos no piano que já o fizeram ser comparado a Chopin. Suas composições são ideais para aqueles momentos em que você quer relaxar ou simplesmente se inspirar e possuem arranjos modernos fascinantes e envolventes, um verdadeiro deleite musical para os ouvidos e para a alma! Experimente!
Você pode conferir uma pequena amostra da música de Ludovico Einaudi nos vídeos abaixo e ao longo da postagem e conhecer mais visitando o Site Oficial e os perfis do artista no Facebook, YouTube, Twitter e Instagram. Os álbuns, e singles podem ser adquiridos em formato digital tanto na iTunes quanto na Playstore e estão disponíveis também para audição em plataformas de streaming como o Spotify e o Deezer.