BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

A História de Kullervo

Kullervo, filho de Kalervo, é talvez o mais sombrio e trágico de todos os personagens de J.R.R. Tolkien. O infeliz Kullervo, como Tolkien o chamou, é um desafortunado menino órfão com poderes sobrenaturais e um destino trágico.
Criado na propriedade do sombrio mago Untamo, que matou seu pai, raptou sua mãe e tenta matá-lo três vezes ainda menino, Kullervo está sozinho exceto pelo amor de sua irmã gêmea Wanona, e protegido pelos poderes mágicos do cão negro Musti. Quando Kullervo é vendido como escravo, jura vingança contra o mago, mas aprenderá que, mesmo no momento da vingança, não há como escapar do mais cruel dos destinos.
Tolkien escreveu que A história de Kullervo era o germe de minha tentativa de escrever lendas minhas, e que era um aspecto importante nas lendas da Primeira Era; seu Kullervo foi o ancestral de Túrin Turambar, trágico herói incestuoso de Os filhos de Húrin. Além de ser uma história poderosa por si só, A história de Kullervo, publicada aqui pela primeira vez com os rascunhos, as notas e um ensaio-conferência do autor (juntamente com comentários de Verlyn Flieger, responsável pela edição original desse título) sobre sua obra-fonte, o Kalevala, é uma pedra fundamental da estrutura do mundo inventado por Tolkien.
Título: A História de Kullervo
Título Original: The Story Of Kullervo
Editora: WMF Martins Fontes
Autor: J. R. R. Tolkien, Verlyn Flieger
Tradução: Ronald Eduard Kyrmse
Ano: 2016 / Número de páginas: 188

A História de Kullervo é um dos primeiros manuscritos de J. R. R. Tolkien, uma tentativa de reescrever em prosa e verso um dos muitos contos que compõem o Kalevala, um conjunto de lendas, mitos e canções populares noruegueses inicialmente compilados da tradição oral no século XIX por Elias Lönnrot.
Após ficar fascinado com a leitura destas histórias, ainda que numa tradução para o inglês que não o satisfez completamente, Tolkien decidiu por conta própria estudar a gramática norueguesa para lê-los em sua fonte original. Por serem um compilado da tradição oral havia nestas histórias muitas lacunas não explicadas e contradições entre várias versões ainda que Lönnrot tenha feito um esforço para torná-las uma narrativa única e coesa. Isto deu a Tolkien liberdade para retrabalhar uma dessas histórias a fim de torná-la mais consistente e eis aí a origem do manuscrito A História de Kullervo.
Nele somos apresentados a Kullervo, um menino órfão desafortunado, dotado de poderes mágicos, mas fadado a um destino trágico. Kullervo é filho de Kalervo que fora morto numa guerra movida por pura inveja e ambição pelo sombrio mago Untamo, e que após vencê-lo, tomou sua esposa e filhos como servos. Criado como pária no reino de Untamo, Kullervo conta apenas com o amor fraternal de sua irmã gêmea Wanona e a proteção do cão negro Musti que outrora fora fiel também a Kalervo. Untamo tenta matar Kullervo três vezes sem sucesso e decide livrar-se do rapaz vendendo-o como escravo. Kullervo então jura vingança pelo pai, pela mãe e pela irmã contra Untamo a quem culpa por todo o infortúnio que é a sua vida. Ao fazer esta escolha ele sela seu destino, e a vingança, por mais justa que pareça, é um caminho trágico e sem volta para aqueles que resolvem trilhá-lo.
Este livro reúne o manuscrito inacabado com esta história e dois ensaios sobre o Kalevala de autoria do próprio Tolkien além de muito material extra na forma de prefácios, notas e comentários e posfácios de Verlyn Flieger. A História de Kullervo é então um estudo sobre o primeiro manuscrito de Tolkien, sua primeira tentativa de escrever um conto tendo como base uma história já existente colhida do folclore norueguês. Ao lê-lo é preciso ter em mente o que ele é a fim de se evitar expectativas frustradas por mera ingenuidade, de modo algum este livro se trata de um novo O Hobbit.
A História de Kullervo tal qual concebida por Tolkien é um esboço ainda muito inicial do potencial imaginativo e narrativo que ele demonstraria ter muitos anos mais tarde. Lê-la é ter contato com um jovem Tolkien ainda experimentando recursos narrativos, errando e acertando enquanto ainda ensaiava alguns arroubos criativos e descrições fantásticas que o tornariam famoso e aclamado posteriormente através de suas obras mais famosas. A História de Kullervo é o elemento de ligação entre as mitologias do Kalevala e do Silmarillion, é o produto inacabado dum autor iniciante percorrendo o caminho entre a imitação e a invenção. Lê-la também é ter contato com uma das maiores paixões de Tolkien: o estudo dos mitos e a ligação indistinguível entre a linguagem e a mitologia que ele de forma tão veementemente defenderia anos mais tarde em Árvore e Folha e o que buscou construir para a Inglaterra com as línguas élficas e o Silmarillion.
O conto em si é curto e não é tão atrativo de ler, Kullervo não nos cativa por nada mais a não ser sua trajetória fadada à tragédia desde o seu nascimento. Num âmbito mais emocional a sua história é deprimente, não há chance de redenção e tudo em sua vida é uma sucessão de maus augúrios e infortúnios. Em sua história temos a oportunidade de ver Tolkien trabalhar temas pesados e pouco comuns em suas outras obras tais como o incesto e o suicídio.
O trabalho de pesquisa, edição e análise literária desenvolvido por Verlyn Flieger nestes rascunhos e esboços do autor merece destaque. Ela é especialista em estudos de mitos e mitologia comparada e entusiasta de Tolkien, já tendo publicado vários artigos e livros sobre o autor, sendo também a responsável pela edição comentada de Ferreiro de Bosque Grande. Suas notas e comentários explicam, contextualizam e nos ajudam a entender referências mitológicas, apontam detalhes e fazem correlações com outros trabalhos do autor. Juntamente com os Ensaios do próprio Tolkien sobre o Kalevala são as partes mais interessantes e proveitosas deste livro e serão um deleite para quem já conhece boa parte do legendarium do autor ou se interessa por mitologias diversas.
Para quem ainda não conhece Tolkien ou está mais interessado em narrativas fechadas e coesas produzidas por este autor, A História de Kullervo não é leitura recomendada já que é mais um estudo literário que analisa um de seus primeiros e inacabados esboços cuja importância e relevância só é percebida em sua totalidade quando posto ao lado de toda a produção posterior do autor.
A edição nacional de A História de Kullervo chegou às livrarias em maio de 2016 pela WMF Martins Fontes, seguindo o padrão gráfico e de qualidade das outras obras de Tolkien publicadas por esta casa. Assim como na edição original da Harper Collins, a capa traz a ilustração “A terra de Phoja” cuja autoria é do próprio Tolkien e a tradução ficou a cargo de Ronald Eduard Kyrmse, responsável também pelas traduções de quase toda a bibliografia disponível em língua portuguesa e um dos maiores especialistas neste autor no Brasil.
Recomendo A História de Kullervo para quem se interessa por folclore e mitologias de culturas diversas, em especial uma dotada de particularidades únicas como o próprio Tolkien evidencia em seus ensaios e ainda tão pouco conhecida e estudada quando comparada à helênica, nórdica, celta e outras e claro, para os já fãs de Tolkien e sua própria mitologia, sobretudo os que já conhecem ou estão familiarizados com a história de Túrin Turambar, importante personagem de O Silmarillion e de Os Filhos de Húrin cuja inspiração deve muito ao seu predecessor Kullervo e também para aqueles que tem curiosidade genuína sobre a gênese da própria Terra-Média da qual A História de Kullervo é precursor geral.