BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

Review: Batalha dos Três Mundos, Shadrach e Esquadrão Trunfo







Título: Batalha dos Três Mundos, Shadrach e Esquadrão Trunfo
Autor: Alexandre Lancaster
Artes: Israel de Oliveira - Altair Messias - Eudetenis
Editora: Jambô


Bem, como prometido na última semana na postagem de anúncio das séries em quadrinhos do cenário de RPG Brigada Ligeira Estelar, voltamos para fazer as resenhas - ou reviews, como queiram chamar - das mesmas. Contudo, porém, todavia, essa postagem seguirá um padrão diferente do formato convencional das resenhas postadas por aqui. Primeiro por estarmos falando de três obras ao mesmo tempo, e por fim, por se tratar de uma análise dos capítulos prévios que tivemos acesso.
Como foi dito antes, as séries serão publicadas em capítulos mensais intercalando-se semanalmente, por isso não seria justo - e nem possível - fazer uma avaliação do material ponto a ponto. O que não impede de fazermos uma análise um pouco diferente, mais parecida com um papo entre amigos, algo informal. Por isso convoquei o meu fiel navegador - o Airechu - para essa missão, confira!

Ace: - Saudações, Senhor Navegador! Conferiu os primeiros capítulos das séries de Brigada Ligeira Estelar? Fala sério, tá pouco bom né? Brigada sempre foi um cenário que me chamou atenção seja como conteúdo de jogo ou como cenário cheio de espaço para novos produtos.
Airechu: - Saudações, Capitão! Não tinha dúvidas de que seria coisa boa! Vamos a minhas humildes impressões sobre as histórias!
Ace: - Ok, sem debates pra não influenciar a opinião do outro cada um fala a sua.

Batalha dos Três Mundos: Roteiro de Alexandre Lancaster - Arte de Israel de Oliveira
Ace: - Tenho que confessar uma coisa: gostei muito do que vi em Batalha dos Três Mundos. A arte do Israel é bem limpa, bem bacana e cativante, bem aquela coisa mangá, casou muito bem com a ideia apresentada nos livros de RPG e que queria ver até agora. B3M já é a minha favorita, mas talvez se deva ao fato de ter tido acesso a mais materiais. Por contas dos planetas e do próprio Shadrach senti uma ligação entre as três tramas; seria apenas para amarrar o universo ou um plano maior? Gostei dos elementos apresentados, os resquícios do Grande Vazio, vários ganchos para aventura em tão pouca página. Tem muito pano pra manga aí! Acho que vai agradar bastante também o público que não conhece o cenário.
Airechu: - Já conhecia a arte do Israel de Oliveira de outros trabalho na internet e como ela está muito melhor aqui! Que página dupla de abertura linda! A estética e as gags de mangá estão muito bem feitas e proporcionam os momentos certos de descontração na narrativa que está bem fluida. Há bastante informação logo no início, conheço bem pouco do cenário e boei em alguns nomes de planetas e tal, mas dá pra pegar muita coisa pelo contexto. Gostei da interação entre a dupla Bento Marabá e Háteras e eles já me cativaram para continuar acompanhando a história. A ideia de colocá-los numa nave que não é lá exemplo de conduta e boa linha vai render excelentes momentos de conflito para os dois que são mais "certinhos". A capitã Tereza Augusta também já chama a atenção pelo jeitão despojado apesar de ela deixar bem claro que de tola não tem nada. Aquela mensagem no início me deixou com a pulga atrás da orelha e coincidentemente temos um outro par de personagens curioso ali, será que é o mesmo Shadrach?

Esquadrão Trunfo: Roteiro de Alexandre Lancaster - Arte de Eudetenis
Ace: - Do pouco que vemos aqui tudo indica que essa será a série mais aventuresca das três apresentadas. A ideia de utilizar um time formado por pessoas atípicas com diferentes habilidades é bem bacana e pode dar bastante pano pra manga. Gostei do clima da ambientação: tem uma a trama séria por trás, mas carrega certo humor e espaço surpresas. A arte está bem bacana, achei bem limpa e funcional; o visual dos personagens me agradou bastante também.
Airechu: - Mostra basicamente a formação do tal Esquadrão Trunfo e apresenta alguns dos personagens com seus traços de personalidade. A arte de Eudetenis tá mais simples do que as que costumo ver por aí, provavelmente para agilizar a produção, mas ainda assim está competente e consegue transmitir bem o clima do Sabre nos quadrinhos. Deixa um gancho muito bom para a sequência, mas ainda tá cedo pra comentar mais da história.

Shadrach: Roteiro de Alexandre Lancaster - Arte de Altair Messias
Ace: - Apesar de Batalha dos Três Mundos ter me fisgado pelo conjunto da obra, é em Shadrach que tenho mais esperanças e eu explico o porquê. As outras duas séries trabalham bem os elementos maiores do cenário que são a própria Brigada Ligeira Estelar que o nomeia e a presença da nobreza e sua  influência sobre os mundos da Constelação do Sabre, mas essa promete explorar além e  mostrar outra faceta disso tudo. Tanto é que acho que a arte do Altair, menos "clean" é extremamente funcional pra ajudar a remeter a essa coisa do que se passa abaixo dessa autarquia, no nível dos habitantes do cenário. Fora que essa pegada de forasteiro altruísta de passado misterioso é garantia de aventuras e problemas por onde quer que vá.
Airechu: - Já chama a atenção a arte do Altair Messias que foge bastante do estilo mais limpo de BLE. Me lembra um pouco o do Lobo Borges no início de Ledd. A colorização parece aquarela. Deixa vários plots em aberto e já começa com a ação lá no alto. A personalidade justiceira do Shadrach já dá as caras e o evo sidekick dele tem bastante potencial.

Ace: - Depois de tudo que vi só tenho uma consideração a fazer: vai ser difícil esperar semana a semana, mês a mês, gostei bastante do que vi e quero ver mais!
Airechu: - É isso! Todas fisgam o leitor no começo e parecem bem promissoras! As artes divergem uma da outra, mas o universo de BLE é bem coeso para comportar bem histórias e arte tão variada quanto essas sem perder os elementos que tornam o cenário tão icônico e que você citou no post de apresentação. O mangá nacionalacaba de ganhar concorrentes de peso.