BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

Star Wars: Um Novo Amanhecer

Desde os terríveis acontecimentos em STAR WARS – Episódio III: A vingança dos Sith, quando todos os Jedi foram perseguidos e condenados à morte, Kanan Jarrus tem vivido na clandestinidade, evitando criar problemas com o Império. Porém, um embate mortal entre as impiedosas forças imperiais e os revolucionários desesperados se mostra próximo demais e impossível de se ignorar. A honra e o senso de justiça do cavaleiro Jedi despertam, e ele volta à ação em uma batalha de grandes proporções contra o mal. Mas Kanan não vai lutar sozinho. Ele contará com a ajuda de aliados improváveis, incluindo a misteriosa Hera Syndulla – que parece ter suas próprias motivações. Enquanto uma crise de proporções apocalípticas surge no planeta Gorse, o grupo enfrenta as forças mais poderosas da galáxia, em defesa de um mundo e de seu povo. Nesta primeira aventura juntos, os protagonistas da série Rebels conquistam seu espaço entre os maiores heróis da série STAR WARS, rumo à luta contra o Império.
Título: Star Wars: Um Novo Amanhecer
Autor: John Jackson Miller
Editora: Aleph
Número de Páginas: 424


Lançado nos Estados Unidos em setembro de 2014, Star Wars: Um Novo Amanhecer foi primeiro romance integrado ao novo cânone a unir as diferentes mídias sobe direito da Lucasfilm Story Group/Disney e está cronologicamente inserido oito anos depois de Star Wars Episódio III: A Vingança dos Sith; seis anos antes de Star Wars Rebels; 11 anos antes de Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança. Coube a John Jackson Miller a tarefa de dar o pontapé inaugural dessa nova iniciativa, missão que realizou muito bem...
O lamacento e subdesenvolvido planeta Gorse na Orla Interior e sua lua, Cynda, há tempos vêm servindo como uma grande fonte do mineral torilídio, um mineral essencial para a fabricação de naves de guerra, para o Império. E é lá que trabalha Kanan Jarrus, que usa o emprego e o lar temporários para manter seu disfarce em meio a uma vida de fugitivo errante. Isso é tudo o que lhe restou, desde que as forças imperiais sentenciaram todos os Jedi à morte.
Tudo parece tranquilo em Cynda, até que uma inspeção imperial surpresa, liderada pelo infame ciborgue Conde Vidian, causa confusão e desespero entre os trabalhadores das mineradoras. Para piorar, uma grande explosão coloca a vida de Kanan em risco e o obriga a usar a Força. Agora, seu único destino parece ser abandonar o sistema de Gorse e tudo o que conheceu por lá.
Em meio a tudo isso surge Hera Syndulla, uma misteriosa Twi’lek que está tentando colher o máximo de informações possíveis sobre Vidian e desmantelar todo o esquema de exploração imperial que beneficia o Império. Contudo a situação pode ser ainda pior: segundo Skely, um mineiro veterano das Guerras Clônicas e especialista em explosivos, a contínua e crescente atividade explosiva irá levar toda a estrutura de Cynda à destruição, e consequentemente, afetará Gorse também.
Kanan está decidido a fugir e manter sua vida de eremita. Mas quando o conflito contra o poderoso Império estiver próximo demais das pessoas com quem ele se importa, terá ele coragem de virar as costas a tudo mais uma vez?
Para quem não sabe John Jackson Miller não é nenhum estreante quando se trata de romances da saga, o autor já havia trabalhado em Star Wars: Kenobi (livro da linha Legends) e teve boa recepção entre os fãs e a crítica. Dessa vez não foi muito diferente.
Com uma história fechada e um clima mais puxado para o real através de temas como disputas matérias, exploração de trabalho, grades corporações e sabotagem industrial, Jackson consegue mostrar que apesar da aventura sci-fi fantasiosa e combates de blasters e sabres de luz o universo Star Wars é mais vivo e palpável do que parece. Tudo isso sem abrir mão das características clássicas: se você conferir vai encontrar os Stormtroopers, o Império, Rebeldes, a Força e muito mais entre, literalmente, tiro, porrada e bomba.
Através de uma narrativa leve e fluida, Miller consegue trabalhar na medida certa tanto as descrições quanto as cenas de ação, dando agilidade, mas sem perder o detalhamento essencial para manter o mistério que toma boa parte da história. Assim também consegue trabalhar os personagens, muito embora apesar do aprofundamento muitos continuem com sobras sobre seu passado.
Por falar neles, a obra está repleta de personagens bacanas, com destaque para a dupla protagonista e o vilão. Kanan inicialmente passa o ar de ser apenas um bon vivant, um jedi que "abdicou" da natureza de seus ensinamentos, a serenidade e elegância dos jedi, e até mesmo a própria Força, por uma vida longe da ameaça do Império. Já Hera é misteriosa e sedutora. Sua motivação não fica clara logo de inicio (e até mesmo no fim um pouco do mistério se mantém), ainda sim a personagem cativa pela determinação. Vidian é cruel, ganancioso, inescrupuloso e um ótimo estrategista, até perder o controle em seus rompantes de raiva.
Quem acompanha a série animada talvez note uma leve diferença na postura dos personagens em Um Novo Amanhecer. Isso talvez se deva a inexperiência e juventude de Kanan e Hera, mas em certos momentos é difícil acreditar que sejam os mesmos personagens (principalmente esse Kanan tão bonachão). É claro, para quem planeja ter contato com o livro essa questão não será sentida (e não atrapalha conhecer nenhuma das duas obras). Inclusive recomendo muito que conheçam a animação! Alguns dizem que o clima da série é infantil, mas discordo dessa afirmação. Apesar do clima mais leve a Star Wars: Rebels acrescenta muito a essa parte oculta da história.
Quanto a parte física é difícil não elogiar o trabalho da Aleph. Todo a parte gráfica, desde capa (totalmente nova, diferente da original) até o miolo com as aberturas de capítulos bem trabalhadas e a diagramação simples, porém impecável.
Star Wars: Um Novo Amanhecer é uma obra que traz todo o clima clássico do combate entre rebeldes e Império, mas de uma forma mais contida e local, e sem perder o charme. Juntando isso ao fato de se tratar de uma boa aventura com personagens carismáticos e com certa profundidade tornam-no uma excelente pedida para os fãs do universo Star Wars e também para os não tão fãs adentrarem na literatura que envolve o Universo Expandido Canônico. Dificilmente irá se arrepender de embarcar nessa, isso posso te garantir!