BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

Audioverso: Orquestra Ouro Preto

Essa não é uma sessão que dá muito as caras aqui no blog, mas não se assuste se vez ou outra encontrar uma postagem como essa. Já utilizamos esse espaço em outras oportunidades para falarmos de podcasts, mas Universo da música e produções audiofônicas é tão apaixonante quanto o da literatura, do audiovisual e das artes ilustradas, e portanto merece também o seu espaço no Multiverso X.
Assim como na Ilustraverso, aqui na sessão Audioverso buscamos apresentar novos artistas, dando um pequeno aperitivo daquilo que de melhor eles têm a oferecer, bem como valorizar a sua arte e contribuir para o seu reconhecimento ao indicá-los para um novo público. Hoje, é com um orgulho imenso que falo um pouquinho sobre uma orquestra da minha cidade cujo primoroso trabalho musical e a alta qualidade de suas apresentações, que mesclam erudito e popular, a tem feito despontar tanto no Brasil quanto internacionalmente. Conheçam a Orquestra Ouro Preto!

Criada em 2000 como Orquestra Experimental da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) pelo compositor Rufo Herrera e por Ronaldo Toffolo, a Orquestra Ouro Preto possui 20 integrantes e tem como regente titular o maestro Rodrigo Toffolo. Já se apresentou em diversas cidades brasileiras e em países como Bolívia, Argentina, Portugal, Espanha e Inglaterra.
Seus trabalhos buscam valorizar referências musicais e resgatar uma histórica vocação musical da cidade de Ouro Preto, bem como oferecer uma programação permanente com desenvolvimento de um repertório diversificado em gênero e época objetivando formar e ampliar público.
Com o álbum Latinidade, lançado em 2007 e buscando reforçar a identidade musical latina com enfase na musica de concerto brasileira, a Orquestra recebeu uma indicação ao Grammy Latino daquele mesmo ano.
Em 2015 a Orquestra Ouro Preto recebeu o Prêmio da Música Brasileira, como melhor álbum de MPB de 2014 por Valencianas gravado em parceria com Alceu Valença, no qual homenageia o cantor pernambucano dando a algumas de suas músicas mais populares novos contornos orquestrais. Anunciação, Morena Tropicana, La Belle de Jour, Coração Bobo e Sino de Ouro são algumas delas.
Seus mais recentes trabalhos incluem os álbuns “Oito Estações – Vivaldi e Piazzolla”, que traz uma proposta de diálogo entre o Barroco italiano e a contemporaneidade argentina e “Concertos para Cordas”, que registra parte importante da obra de Vivaldi, até então inédita no Brasil, numa performance vibrante e de excelência musical.
Destaque também para o álbum “The Beatles” lançado em dezembro de 2015 e que traz a tona a universalidade melódica das músicas do quarteto de Liverpool unindo orquestra e rock e reapresentando versões de rara beleza, numa viagem sonora vibrante pela biografia musical dos Beatles, de clássicos como Eleanor Rigby, Hey Jude, Penny Lane, Yesterday, Let It Be e Don’t Let Me Down. O álbum é fruto de uma série de concertos que culminou com uma apresentação em Liverpool, durante a International Beatle Week, em que bandas de diversos países se reúnem na cidade natal dos Beatles para homenageá-los. Aquela foi a primeira vez em que uma orquestra sinfônica se apresentou neste evento.
Para 2016 já foram prometidos o lançamento de um segundo volume do disco Latinidade e a viabilização de novos trabalhos ao lado de artistas como Maria Rita e Antônio Nóbrega.
Você pode conferir alguns dos trabalhos da Orquestra Ouro Preto nos vídeos abaixo e conhecer mais sobre ela visitando o Site Oficial e os perfis no Facebook, Youtube, Soundcloud e Instagram. Os álbuns podem ser adquiridos em formato digital na iTunes e também na Playstore e também estão disponíveis em plataformas de streaming como o Spotfy.