BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

Quissama - O Império dos Capoeiras - O Jogo


Rio de Janeiro, 1868. Quissama é um escravo foragido que conta com a ajuda do detetive inglês Woodruff para encontrar Bernardina, a mãe desaparecida. Ao mesmo tempo, precisa fugir do Alemão Mueller e sua malta, que quer capturá-lo. Outros personagens têm objetivos variados no desenrolar do jogo. Nas praças, você enfrentará as lutas de capoeira entre Nagoas e Guaiamuns, que dividem o Rio de Janeiro da época. Enquanto o comércio floresce, no Ministério os políticos tentam se manter no poder apesar dos inevitáveis escândalos de corrupção. Escolha seus personagens e tome parte nessa trama!
Titulo: Quissama: O Império dos Capoeiras
Produtora: Independente
Criação: Ricardo Spinelli (Inspirado no livro homônimo de Maicon Teffen)
Tipo: Gerenciamento de mão, Influência em área, Poderes variáveis dos jogadores (Tabletop)


Poucas sensações no mundo são tão gratificantes quanto ajudar outras pessoas a realizarem seus projetos, ainda mais quando há interesse no sucesso dos mesmos. Quando o resultado é de qualidade a sensação é ainda melhor. Isso aconteceu recentemente comigo em relação a produção do jogo o qual falaremos nessa postagem; sua publicação foi possível graças a um financiamento coletivo através do Catarse.
Quissama - O Império dos Capoeiras é um jogo de tabuleiro com temática brasileira e mecânica europeia, para 2 a 4 (expansível para 5!) jogadores, ambientado no Rio de Janeiro de 1868, inspirado no livro homônimo, escrito por Maicon Teffen e ilustrado por Rubens Belli, lançado em 2014 pela Editora Biruta. 
A primeira vista a jogabilidade pode parecer complicada, mas a verdade é que tudo é bem claro e didático em Quissama. Trata-se de um belo jogo competitivo com bastante interação e relativa presença de sorte, em que você precisa muitas vezes atacar outros jogadores e travar suas jogadas para se defender. 
Foto: Moisés Pacheco

Nele os jogadores assumem o papel de personagens fictícios ou históricos para cumprir seus objetivos, que podem ter facetas variadas: política (influenciando o Ministério), financeira (dominando os comércios), ideológica (libertando os capoeiras das senzalas), de busca (encontrando uma escrava foragida) ou mesmo um tanto suspeita (liderando uma malta de capoeiras). Cada um dos personagens tem custos variados, habilidades especiais e critérios de vitória diferentes. Isso mesmo que você entendeu: a maneira de vencer é determinada de acordo com os personagens conquistados durante o jogo e cada jogador pode influenciar quantos personagens quiser/puder e, quem primeiro atingir o objetivo do personagem escolhido, será o vencedor. 
A arte produzida pelo Belli Studios é muito bonita e só tornou o jogo ainda mais atrativo. Não digo apenas pelas ilustrações dos personagens, mas pela composição de todo matérial do jogo: cartas, tabuleiro, caixa e manual. Por falar nisso, apesar de se tratar de um primeiro projeto de uma autor independente a participação da Ludens Spirit foi fundamental para garantir um material de qualidade par as peças do jogo, tão resistentes quanto a de empresas que estão há anos no mercado. Dá gosto de ver o jogo na mesa.
Foto: Moisés Pacheco

É importante ressaltar que, embora inspirado na trama e personagens da obra escrita, não é necessário ler o livro para jogar Quissama, pois o jogo é totalmente independente do livro. Mas se me permite dizer: se eu fosse você iria conferir o livro também. Se antes ou depois de conhecer o jogo pouco importa, pois não a experiência com de um não irá interferir na experiência com o outro.
Para quem quiser saber mais sobre o jogo e como ele funciona na prática, o Marcelo Pegado - mais conhecido pela alcunha que nomeia seu canal: Jack Explicador - preparou um preview detalhado com informação sobre as mecânicas do jogo, como elas funcionam, e muito mais (o vídeo está disponível logo abaixo ao fim da postagem). A versão utilizada no vídeo não é a versão final do jogo - e por isso não possui todas as regas atualizadas - mas um protótipo produzida antes do jogo ficar pronto apenas para ilustrar e auxiliar a gerar interessados na campanha.
Apesar de não ganhar nada com isso aproveito para deixar aqui a recomendação: quem tiver interesse em adquirir futuramente o jogo, opte por fazer a compra na Ludeka (link no topo da postagem).  A loja possui ligação com a empresa responsável pela produção do jogo e dispõe para a venda exemplares de Quissama  - O Império dos Capoeiras, e também alguns extras como peças para um quinto jogador, organizador de área de jogo e exemplares do livro homônimo que deu origem ao jogo (o qual você pode conferir a resenha aqui) que podem ser adquiridos de forma individual ou em pacotes especiais. Além de  confiável a Ludeka oferece frete grátis para TODO O BRASIL em compras a partir de R$ 150.
Ao fim, digo sem a menor sombra de dúvidas que Quissama é um excelente jogo e vai agradar até mesmo aqueles não acostumados com jogos modernos; sua simplicidade e os detalhes didáticos utilizados no design do tabuleiro e cartas o tornam fácil ensinar, e com duas rodadas é possível sair fazendo estratégias para vencer e barrar o avanço dos adversários. E fala sério: quem não gosta de competir com o coleguinha?  Um jogo barato, de qualidade acima da média, com uma arte lindíssima e muito divertido, que prova que o mercado nacional tem ainda muitas pérolas para mostrar. Indicação certa!