BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

Defensores de Tóquio 3ª Edição Alpha






Animê! Mangá! Games! Tudo isso aqui, no RPG mais simples, rápido e querido do Brasil!
3D&T é o jogo definitivo para aventuras sobre salvar o mundo, pilotar robôs gigantes e lutar em supertorneios! Nesta edição revisada do Manual 3D&T Alpha você encontra:
55 Vantagens e poderes para seu personagem!
24 Desvantagens (porque ninguém é perfeito…).
35 Vantagens únicas! Alien, Androide, Anjo, Elfo, Meio-Gênio, Vampiro e outras!
187 Magias! Magia Branca, Negra e Elemental!
Muito tesouros mágicos! Poções, pergaminhos, armas, armaduras, acessórios e até mechas!
Escalas de poder: desde humanos (mais ou menos) normais até gigantes, deuses e além!
Manual 3D&T Alpha
Autor: Marcelo Cassaro
Editora: Jambô
Páginas: 144


Talvez o assunto mais recorrente após literatura aqui no blog seja RPG. Isso não é à toa. Já deixei clara a minha paixão por esse saudável hobby em diversas oportunidades. Graças a isso muitas pessoas (tá, foram apenas algumas) que não conheciam o hobbie, ou conheciam de forma rasa, demonstraram interesse em saber cada vez mais sobre o tema. E foi assim que a pergunta surgiu: o que você indica para quem nunca jogou e quer jogar? A resposta, para mim era óbvia e não podia ser outra: Defensores de Tóquio!
-
Criado em 1994 por Marcelo Cassaro, 3D&T nasceu como um jogo com poucas páginas e regras bastante simples, cinco atributos (Força, Habilidade, Resistência, Armadura e Poder de Fogo) e algumas vantagens e desvantagens. Sua primeira versão era uma divertida sátira às séries e animações japonesas com seus golpes espalhafatosos, gritos poderosos, códigos de honra restritivos e coreografias especiais.
-
Durante os anos que se passaram muita coisa mudou. Sua segunda versão ainda mantinha o ar satírico, mas ganhou alguns implementos nas regras. Quando a 3ª edição apareceu ela já tinha entendido o potencial do jogo, apostou em novidades (adaptações licenciadas de famosos jogos de vídeo-game como Street Fighter, Megaman e Mortal Kombat) e  em uma mudança no viés satírico. Várias outras adaptações surgiram nas páginas da extinta revista Dragão Brasil, e adaptabilidade do jogo e suas regras simples atraiam cada vez mais pessoas para o hobby. Uma nova versão do jogo veio finalmente com um manual mais completo, e algum tempo depois novas regras foram implementadas em um livro turbinado e ampliado. Àquela altura 3D&T, Defensores de Tóquio 3ª Edição, já era um dos sistemas mais amados e jogados do Brasil. A prova disso é que seus fãs não o abandonaram quando o sistema ficou por 5 anos sem receber atenção oficial por conta de problemas com a antiga editora.
-
O amor dos fãs foi retribuído com retorno do sistema em uma nova e atualizada versão, publicada agora pela Jambô Editora: Defensores de Tóquio 3ª Edição Alpha. Desde então o jogo já recebeu diversas e novas adaptações, novos complementos e cenários, além de artigos no site da editora.

Para quem chegou até aqui e ainda não entendeu muito bem, as palavras do autor Marcelo Cassaro definem bem o que é 3D&T (mas também serve pra explicar o que é RPG de forma geral).
3D&T é um jogo de contar histórias. Histórias exigem personagens. Por isso você e um grupo de amigos controlam, cada um, um personagem.
3D&T é como um teatro de improviso, como uma brincadeira de policial e bandido, mas com regras. Os jogadores dizem o que desejam fazer, e então rolam dados para descobrir se conseguiram. As decisões dos jogadores controlam as ações dos personagens e mudam a história, cujo final pode ser bom ou ruim.
Ao contrário de um videogame ou jogo de tabuleiro, tudo em 3D&T acontece na imaginação dos jogadores. Então, o único limite para o que acontece em uma sessão de jogo é a criatividade dos jogadores e do mestre.
O mestre é um jogador especial. Comparando uma partida de 3D&T a um filme, o mestre funciona como uma mistura de diretor e designer de efeitos especiais. Ele decide o que acontece dentro do ambiente do jogo, como uma porta abrindo sozinha ou uma nave alien aterrissando. Ele também interpreta os monstros e os personagens que não são controlados pelos jogadores.
O mestre aplica as regras, decidindo as conseqüências das ações do personagem, e funciona como co-roteirista junto com os jogadores. Sim, porque — ao contrário de um filme, onde todos os acontecimentos já estão determinados e nunca mudam — em 3D&T a história é apenas vagamente inventada pelo mestre. Ela pode ser alterada por tudo que os personagens fazem. Esse esforço de criatividade conjunta é o que faz este jogo tão divertido.
E embora usemos o termo “jogo” constantemente (mais por falta de um substituto adequado que por vontade), aqui não existe um único vencedor. Todos trabalham em prol de um único objetivo: a diversão.
E isso pode até parecer piegas, mas, quando todo mundo se diverte, todos ganham.
Quando afirmo que o sistema possui regras simplificadas e acessíveis não estou de brincadeira. Para criar seus personagens, os jogadores fazem a distribuição de uma pontuação pré-determinada ( que vária entre 5 e 12 pontos) entre as características do personagem, vantagens e perícias, e pode adquirir algumas desvantagens ( com valores negativos entre -1 e -3) para ultrapassar esse limite. O sistema de rolagem de resultados é bem simplificado e exige apenas um dado comum de seis faces, e é ele quem determina o sucesso ou não da maioria das ações. Tudo explicado com uma linguagem direta e de fácil compreensão. Eu comecei a jogá-lo aos 10 anos de idade, acho que isso serve para dar uma noção das coisas.
-
O sistema possui outras vantagens além desta: todos os livros e complementos existem em versão física e digital, com preços bem em conta. Mas o grande destaque é que a livro básico em PDF é gratuito, bastando apenas se cadastrar na loja da editora para fazer o download.
-
Por ser um sistema tão acessível e versátil, existem adaptações de diversos produtos de diferentes gostos: filmes, séries, quadrinhos e livros. Não será difícil de encontrar algo se colocar o nome de alguma coisa seguido de 3D&T no Google. Quanto mais adorado uma coisa, mais chances dessa busca ter resultados. Tudo que você vai precisar agora, é reunir alguns amigos, decidir quem será o narrador e começar a compartilhar essa história.
-
Se quiser mais um empurrãozinho confere a adaptação que fiz da personagem Alice Vegas do livro Presságio: O Assassinato da Freira Nua com as dicas de aventuras possíveis no post A Vidente - Personagem e Gancho de Aventuras. Ou se preferir pode conferir adaptação dos livros Ex-Hérois e Ex-Patriotas, também feitas por mim. E fica atento que também divulgamos uma adaptação do livro A Batalha do Apocalipse.
Além dos já resenhados livros referentes ao cenário Brigada Ligeira Estelar (A Constelação do Sabre Volumes 1 & 2, Belonave Supernova Vol.1 e Belonave Supernova Vol.2) 3D&T possui outros suplementos que podem incrementar o seu jogo e tornar as coisas ainda mais interessantes em breve eles estarão por aqui também.

Seja um HERÓI!
O Manual do Aventureiro Alpha traz mais de 200 kits de personagens, dos mais valorosos heróis aos mais terríveis vilões. Use os kits para dar mais poder aos seus personagens, ou para criar aventureiros novos, diferentes de tudo que você já viu!

Kits das versões anteriores do Manual do Aventureiro, revisados e atualizados para as regras novas!
Kits inéditos, incluindo o Cavaleiro do Corvo, o Clérigo de Kallyadranoch e o Tirano do Terceiro!
Informações para personagens de Tormenta, mas também utilizáveis em qualquer mundo de fantasia.
Regras para personagens com mais de um kit, permitindo combinações originais e devastadoras!
Mega City é um cenário de campanha completo para 3D&T. Com material para mestres e jogadores, traz diversas novidades para o RPG mais popular do Brasil.
Na Cidade das Cidades você irá encontrar:

História, geografia e política de Mega City, uma metrópole moderna que permite todo o tipo de aventuras.
Um mapa completo de Mega City.
Personagens super-heróis, com mais de 50 superpoderes. Proteja-se com um campo de força ou ataque com o tamanho de um gigante!
Personagens lutadores, com 23 manobras de combate, além de cinco vantagens para dominar a Força Treva.
Personagens robôs, com 28 equipamentos tecnológicos — e regras para criar os seus próprios.
Personagens sobrenaturais, com seis clãs de vampiros, três tribos de lobisomens, três coros angelicais e três castas demoníacas, cada uma com poderes exclusivos.
Personagens realistas, com 20 novas vantagens e 16 novas desvantagens.
Aventuras prontas para cada mini-cenário, para começar sua campanha sem perder tempo.
Regras para misturar todos os mini-cenários, com mecânicas para equilibrar os diferentes tipos de personagens.
Mega City: Manual do Aventureiro traz mais de 100 kits de personagem, dos mais ousados heróis aos mais temíveis vilões! Jogue com personagens mais poderosos, divertidos e originais, e combine diferentes kits para fazer o herói supremo!
O Manual do Aventureiro de Mega City é:

Compatível com 3D&T Alpha, o RPG mais jogado do Brasil!
Um suplemento de Mega City, o primeiro cenário oficial de 3D&T Alpha!
Recheado de kits para super-heróis, supervilões, lutadores, robôs, megadroides, supersentai, anjos, demônios, vampiros, lobisomens e todos os seus personagens favoritos!
Uma ferramenta para o mestre, trazendo ideias de aventuras e desafios!