BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

Escriba Café







A história, o homem, seu mundo e o universo! Um podcast que te levará a incrível história do mundo e seus mistérios.


Assim como prometido, temos inicio a nossa série de indicações de Podcasts. Eu poderia ter pesquisado a fundo sobre a história do podcast no Brasil e começar exatamente do principio. Poderia também falar sobre os mais conhecidos e famosos, ou começar pelo óbvio e indicar o Nerdcast. Assim, na lata. Mas queria começar pelo meu primeiro contato com a ferramenta: o Escriba Café.
-
Conheci o programa quando em meio a buscas na internet por fontes sobre lendas europeias - em especial as britânicas - para compor um cenário mais rico para uma série de aventuras de RPG e alguns contos nunca terminados. Entrei naquela novidade que era pra mim o podcast e escutei o programa sobre Glastonbury e as Lendas Arturianas. Logo depois estava ouvindo o episódio sobre Elementais, depois sobre a Igreja Católica, e depois sobre o Sobrenatural, Templários, Roma, O Legado Grego, assim segui. Já estava contaminado, viciado. E assim busquei outros podcasts para saciar a minha fome de conhecimento e necessidade de um entretenimento portátil.
-
O Escriba Cafe é um blog e podcast do escritor Christian Gurtner. O podcast Escriba Cafe, com mais de 100.000 downloads, é um dos mais ouvidos no Brasil. No site você lê diversos textos, ouve podcasts, assiste aos vídeos produzidos, participa de misteriosos desafios e interage de maneira diferente. 
-
O Escriba foge totalmente à regra geral dos podcasts que são produzidos no Brasil, incluindo os demais já citados na postagem em que expliquei O que é podcast. Em vez de apresentar seu conteúdo em um debate descontraído ou entrevistas, Gurtner desenvolve uma narrativa sobre determinado assunto, discorrendo em forma de monólogo fatos da história humana e os mistérios que a cercam de maneira crítica e aprofundada em suas pesquisas. Com inserções de efeitos e trilhas no background para criar todo um ambiente sonoro que imerge o ouvinte em sua narrativa de forma profunda. Tudo isso torna o este um dos podcasts com clima mais sério entre os existentes no Brasil. O maior defeito, se assim posso chamar, do Escriba é a sua periodicidade, visto que exige muita pesquisa em diversas fontes confiáveis. E, às vezes, isso acaba demorando meses até que um novo programa seja publicado – o que é bem triste para quem gosta de manter uma rotina. Mas o Podcast acaba de entrar em uma nova fase, e espero que com esse retorno as coisas mudem um pouco.
-
A qualidade do Escriba Cafe é devidamente reconhecida e premiada. Ganhou a edição de 2008 do Prêmio Podcast do Brasil nas categorias Melhor Podcast do ano e Arte/Cultura (ambas no júri oficial) e, em 2009, nas categorias Melhor podcast do ano e Arte/Cultura/Literatura (também no júri oficial), além de Gurtner ser eleito Melhor Podcaster Masculino. Provavelmente não ganhou mais por que o prêmio só existiu durante esses dois anos.
-
Você pode conferir uma amostra do Escriba Café aí embaixo, e se gostar assinar o Feed e/ou iTunes para receber as atualizações automáticas. Para acompanhar todas as publicações de forma mais completa e aproveitar todo o conteúdo oferecido é preciso acessar o escribacafé.com. Se quiser pode acompanhar nas redes sociais também: Google +Facebook - Twitter.