BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

Gotham







Antes de Batman, a cidade de Gotham já existia. James Gordon (Ben McKenzie) é um detetive iniciante na polícia. Corajoso, sincero e ansioso para mostrar serviço, o recém-promovido tem como missão solucionar o caso do assassinato dos bilionários Thomas e Martha Wayne, um dos casos mais complexos da cidade. Com seu parceiro, o oficial Harvey Bullock (Donal Logue), Gordon conhece o único sobrevivente do assassinato: Bruce (David Mazuouz), um garoto de 12 anos, filho do casal, por quem ele imediatamente sente uma grande afeição.
Gotham
Lançamento: 2014 Duração: 42 Min/Episódio
Gênero: Drama, Thriller
Criador: 
Bruno Heller
Produção: 
Primrose Hill Productions, DC Comics, Warner Bros. Television
Elenco: Ben McKenzie,David Mazouz,Camren Bicondova, Sean Pertwee, Robin Lord Taylor, Zabryna Guevara, Erin Richards, Donal Logue, Jada Pinkett-Smith.
Séries baseadas em quadrinhos estão na moda e isso é um fato inegável. Além das novas temporadas de Arrow e Agents of S.H.I.E.L.D, temos mais três estreias no outono americano: Costantine, Flash e Gotham. A maioria delas - com exceção da série da Marvel que retrata um grupo de agentes desconhecidos - tem como foco a origem e as aventuras de um determinado personagem. A Fox resolveu fazer com sua série algo diferente: fazer de uma cidade o seu principal personagem.

Saindo completamente da zona de conforto das séries ligadas a super-heróis e ao mundo dos quadrinhos, Gotham chega pra mostrar ter mais que um personagem conhecido do público. Centrada na própria cidade de Gotham e com um clima totalmente soturno, a série foca no passado do comissário Gordon, enquanto ele era ainda um detetive de polícia e estava lidando com diversos personagens que se tornariam, mais tarde, grandes nomes entre vilões e heróis no universo da DC Comics. Mas eles são o que menos importa.
Para trazer vida a essa abordagem e mostrar o que torna a cidade do morcego é sombria, suja e corrupta a Fox optou por adotar o formato de série policial. Corrupção policial, o crime organizado, a violência, tudo sempre fazendo o contraste do idealismo do Gordon com podridão e a visão distorcida de justiça possuída pelos policiais da cidade. Com essa jogada arriscada é que eles acertam na fórmula e fazem uma série mais adulta e abrangente, com um clima denso e nada adolescente. Não só os fã do Batman ficarão satisfeitos com o que verão, mas o público em geral - em especial os amantes de séries policiais - irá acompanhar com curiosidade e prazer cada episódio.



Apesar de faltar um pouco mais de expressão em seu protagonista, o resto do elenco surpreende pelas boas atuações. Justamente por conta desse bom desempenho - especialmente o do interprete do jovem Bruce Wayne - a série sofreu algumas alterações em seu objetivo e deve acompanhar não só a ascensão de Gordon dentro da polícia como também culminar na transformação do garoto no justiceiro mascarado. Mas destaco nos primeiros episódios as atuações de Jada Pinkett-Smith, esposa do Will Smith, como a mafiosa Fish Mooney e o corrupto parceiro de James Gordon, Harvey Bullock, interpretado por Donal Logue. 
Como toda adaptação existem modificações no original para adequar da melhor forma possível ao objetivo da série. Apesar de falarmos em passado de personagens conhecidos, a ambientação é moderna e em nada remete a décadas passadas. Temos modelos de carros atuais, aparelhos celulares, roupas não tão extravagantes. A idade de alguns personagens também foi modificada para manter o sentido na trama. 
Particularmente, gostei de tudo que vi até agora. Não por ser um profundo conhecedor do universo do morcego, mas por conta da abordagem mais dramática e densa dada aos personagens. É claro que temos várias referências que são logo notadas por aqueles que estão acostumados com histórias do Batman. Há a icônica morte dos Wayne, citações e aparições de personagens significantes para a trajetória do herói, mas durante a série tornar-se-ão meros elementos narrativos para a construção de um produto maior: a série. Portanto, se você nada conhece sobre Gotham, não tenha medo.