BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

Audioverso: Podcast







Longos ou curtos, apresentados por uma pessoa, duas ou em grupo, apenas homens ou só mulheres, ficcional ou não ficcional, em padrão tradicional de locução ou como uma conversa de bar. Diversas são as formas que o Podcast se apresenta e, felizmente, essa variedade está se tornando cada vez maior no Brasil graças a expansão dessa mídia. Porém ainda há um grande número de pessoas que desconhece esse produto áudio-visual. Afinal o que é um Podcast?
Segundo a definição encontrada no site da rede de rádios CBN: Podcast é o nome dado ao arquivo de áudio digital publicado na internet e atualizado via RSS. O usuário assina os canais desejados e passa a receber, periodicamente, as atualizações. Os arquivos são baixados, automaticamente ou de acordo com as preferências do usuário. Depois, podem ser transferidos para aparelhos portáteis, como o tocador de música digital iPod e mp3 players.
Essa portabilidade e adaptabilidade do Podcast foi responsável por facilitar sua aceitação. Afinal agora era possível carregar consigo para qualquer lugar um programa de rádio que não dependia de horário ou alcance para funcionar. Essa liberdade de não necessariamente ligado a uma rede de rádio permitiu também uma maior liberdade de conteúdo e programas de diversos gêneros surgiram: Humor, Literatura, Educação, Notícias, Gênero, Esportes e até mesmo Metalinguagem - Podcasts sobre Podcasts. Mesmo os grande veículos, quase sempre engessados, abriram os olhos e aos poucos passaram a produzir para a nova mídia, ainda que não diretamente em alguns casos.


Sou um apreciador do produto e explorando a internet (e também o iTunes) descobri uma enorme infinidade com os mais variados temas que me agradavam e outros mesmo não agradando se mostravam muito interessantes. Alguns autores nacionais de sucesso são ávidos participantes de Podcasts: Raphael Draccon, Fábio Barreto e Carolina Munhoz (Rapaduracast), Affonso Solano (Matando Robôs Gigantes), Eduardo Spohr (Nerdcast Desconstruindo) - isso para citar alguns. São tantos disponíveis que fica difícil listar todos que gosto, por isso após essa explicação básica sobre o tema vamos começar uma série com indicações de programas.
E claro, está dentro dos planos do Multiverso X lançar três programas testes de um podcast próprio com temática variada abordando vários universos. Se for bem aceito continuaremos, se não for... paciência. Ainda estamos vendo formato, pautas e equipe, mas breve teremos mais informações sobre essa brincadeira. Enquanto isso, conta aí a sua experiência com o podcast e quais são seus favoritos (se não tiver um, busque um de seu interesse já!!!).