BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

Em Busca de WondLa


Eva Nove nunca conheceu outro ser vivo - sua única companhia é a robô azul-clara Mater -, mas sabe que existem outros humanos no mundo porque guarda um item valioso: uma ilustração de uma garotinha, um adulto e um robô, junto da estranha palavra "WondLa". Quando a menina é obrigada a fugir de seu abrigo subterrâneo ultratecnológico para se proteger do ataque de um caçador, ela descobre um planeta fantástico e muito perigoso, povoado por criaturas estranhas.
Na companhia de um simpático cerúleo chamado Andrílio e de Otto, um urso-d'água com quem mantém uma comunicação telepática, ela vive uma jornada surpreendente, divertida e emocionante.                                                               
Título: Em Busca de WondLa
Autor: Tony DiTerlizzi
Editora: Intrínseca - Páginas: 400
Lançamento: 2012 - ISBN: 9788580571783


"Nunca julgue um livro pela capa" diz o velho ditado. Que me desculpe o ditado, mas fiz isso mesmo: julguei o livro pela capa. E digo mais: comprei o livro porque tinha uma linda capa, um bom preço e uma sinopse interessante. Resultado da questão: Ditado 0 X Ace 1 (Ou 2 se contar que comprei também a continuação). Em Busca de WondLa foi um dos meus achados na Bienal do Livro da Bahia no final do ano passado (2013)... Aqueles 10 reais valeram a pena.
Escrito e ilustrado pelo autor Tony DiTerlizzi, co-criador da série As Crônicas de Spiderwick, o livro Em Busca de WondLa conta a aventura de Eva Nove, uma garota criada dentro um tecnológico abrigo subterrâneo por sua mãe-robô (Mater), ao se deparar com um mundo totalmente diferente do qual vinha sendo preparada para conhecer. Eva ansiava por conhecer a superfície, mas não esperava que sua exploração começasse com um caçador em seu encalço. Sozinha e perdida a garota precisa se virar para manter-se a salvo e buscar sinais de existência de outro ser humano como ela naquele estranho planeta chamado Orbona. Para a sorte dela nem todos habitantes são hostis, amizades são firmadas e de grande ajuda na busca por respostas.
Aqui voltamos ao lance do julgamento pela capa, mas não como o meu caso: há quem olhe a capa, goste, mas espere uma história infantil e bobinha. O livro é sim leve, mas sempre sério, sem tom de brincadeira, mesmo Eva sendo uma garota ingênua graças a seu isolamento. Descobrimos com as personagens os segredos de Orbona e seus habitantes, e também juntamos aos pouco os pedaços que levarão a solução do mistério principal do livro.
O livro é dividido em capítulos curtos organizados em pequenos arcos que facilitam a absorção da leitura, pequenas pausas que podem ser encaradas como livros menores. Uma boa opção para que faz leitura pausada e/ou lê para uma criança (que por sinal indico para que tenha filhos tentar a experiência). A narrativa é simples e ágil, sem firulas e enfeites, feita para atingir os diferentes tipos de leitores e agradá-los.
Em Busca de WondLa foi não só um dos livros mais gostosos que li no ano como também um dos mais bonitos. Todo trabalho gráfico da versão nacional e o respeito ao trabalho de arte de DiTerlizzi é louvável e merece parabéns. O homem mostrou que é tão habilidoso com as linhas na ilustração que preenchem o livro quanto na escrita.
Esta aí um livro que não estava na minha lista e que se tornou uma das mais gratas aquisições de 2013. Tenho outros livros que preciso cumprir o prazo de leitura, mas não vejo a hora de voltar e desbravar Um Héroi para WondLa.

Ilustrações internas: