BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

Dois Irmãos - Uma Jornada Fantástica


Um filme Disney Pixar sempre carrega o peso da expectativa. Afinal, essa parceria entregou diversos filmes memoráveis e clássicos como Toy Story, Wall-E e Up - Altas Aventuras. Agora chega aos cinemas, sem muito barulho, o longa de animação Dois Irmãos - Uma Jornada Fantástica e a expectativa grita: "Será que teremos mais um filme divertido e emocionante como só a Disney Pixar sabe fazer?"
Se essa era a sua preocupação (ou não), pode ficar tranquilo. Não será essa a vez em que sairá do cinema chateado, muito pelo contrário. Prepare-se para explorar os clichês, ser surpreendido e se emocionar com essa jornada familiar.


A Disney Pixar não sabe decepcionar (Ainda bem)

No mundo de Dois Irmãos - Uma Jornada Fantástica houve um tempo em que a magia era livre e especial. Elfos, unicórnios, centauros, fadas e outros seres mitológicos aproveitavam os benefícios provenientes dos arcanos, até que um dia descobriram que a tecnologia trazia mais facilidades e aos poucos abandonaram o antigo estilo de vida.
Em uma família de elfos, os Lightfoot, no aniversário de 16 anos do filho caçula, dois irmãos recebem de sua mãe um presente deixado pelo falecido pai: um cajado mágico e um bilhete sobre como desejava que a magia voltasse a alegrar o mundo. Junto a isso, havia uma oportunidade única de usar a magia para trazê-lo pra ficar com eles durante um dia inteiro.
Obviamente, algo dá errado e o ritual é interrompido, trazendo só metade do pai. Os irmãos Lightfoot, o tímido Ian (Tom Holland/Wirley Contaifer) e extrovertido Barley (Chris Pratt/Raphael Rossatto), tem 24h para encontrar uma nova pedra fênix, completar o feitiço e poder vê-lo. A bordo da Van Gwynevere, esses irmãos e seu meio pai, viverão uma divertida e emocionante jornada. 
Fortemente inspirado por diversas obras de fantasia e com diversas referências a RPG, traz em sua estrutura diversos clichês e tropos comuns a outras obras da própria Pixar, mas é nos detalhes do roteiro e em sua execução que Dois Irmãos brilha e mostra a sua personalidade. Toda a concepção de mundo, os reflexos da tecnologia na sociedade fantástica, os paralelos traçados com a nossa realidade, a jornada para religar as pessoas a realmente coisas importantes. Tudo isso faz como o longa, embora beba de várias fontes e trabalhe com coisas simples, ganhe seu espaço e conquiste o público.
É impossível não lembrar da comédia Um Morto Muito Louco (a menos que seja novo demais pra conhecer) ao ver os jovens lidando com seu disfarçado meio pai em diversas situações. Mas embora a comédia seja um dos pontos fortes do filme, é na dinâmica entre os Lightfoot que está o verdadeiro tesouro.
O longa desenvolve muito bem a relação entre Ian e Barley, que mesmo tão diferentes complementam um ao outro perfeitamente, e também questão do reencontro um ente querido perdido a muito tempo. Tudo isso é feito de maneira orgânica, assertiva e tocante, fazendo com que as cenas mais emotivas não soem forçadas ou desnecessárias.
Dois Irmãos - Uma Jornada Fantástica é sem sombra de dúvidas mais um filme mágico - perdão pelo trocadilho - da Disney Pixar. Mais um daqueles perfeitos para divertir e emocionar toda a família na frente da telona. E pra quem, como eu, ama fantasia e RPG essa aventura tem um sabor ainda mais especial.

Título: Dois Irmãos - Uma Jornada Fantástica
Título Original: Onward
Lançamento/Duração: 2020 - 1h 39min
Gênero: Aventura/Animação/Comedia
Direção: Dan Scalon
Roteiro: Dan Scanlon, Jason Headley


IMDB - FILMOW