BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

Sonic O Filme

Quando anunciado, o filme do Ouriço Azul mais famoso dos games dividiu opiniões, principalmente por se tratar de um live action. As imagens prévias com pedaços do visual deixou os fãs apreensivos. Quando o primeiro trailer foi divulgado, a internet reagiu muito mal ao visual revelado e a Paramount recebeu muitas críticas. Mesmo com um prazo curto, a direção e o estúdio decidiram ouvir as críticas e  adiar o lançamento do longa para, as custas de muito trabalho da equipe de efeitos visuais, realizar mudanças no visual do personagem. 
O resultado final agradou o público nos trailers, mas será que apenas isso garantiria o sucesso de Sonic nos cinemas?
Paramount Pictures/Divulgação

Com um pouco de boa vontade, até que vai

Com um novo visual, menos aterrador e mais próximo dos cartoons e jogos, Sonic chega aos cinemas de forma despretensiosa, sem se levar muito a sério, focando em entregar não uma adaptação fiel aos videogames, mas um filme auto-contido, sem ameaças globais e com um clima bastante família, pronto para atingir pais e crianças. 
Os poderes de Sonic o tornam um alvo onde quer que ele esteja, e ainda criança é mandado para outros mundos para poder se esconder e sobreviver. Na terra, Sonic precisa se virar sozinho em Green Hill enquanto esconde seus poderes e a si mesmo dos seres humanos. Contudo, agitado e inquieto, Sonic chama atenção para si e suas habilidades que vão além de correr muito rápido. Uma vez descoberto, o ouriço começa a ser procurado pelo governo e seu mais habilidoso - e duvidoso - cientístia, o Dr. Ivo Robotnik (Jim Carrey), e precisa da ajuda do policial nice guy Tom Wachowski (Jason Marsden) para recuperar os anéis que possibilitam que mais uma vez fuja para outro planeta.
O roteiro de Patrick Casey e Josh Miller é bem simples e linear, repleto de clichês e até alguns buracos da trama. A trama se apoia na relação entre os personagens para criar empatia com o público e nas referências e piadas, por vezes desconcertantes, feitas para divertir e esquecer dos defeitos.
Paramount Pictures/Divulgação
Todo o elenco vai muito bem e entrega personagens interessante e bem caracterizados, com destaque o Sonic de Ben Schwartz e o Robotnik de Jim Carrey. Carrey inclusive que está extremamente a vontade no papel e consegue em diversos momentos roubar a cena ao usar o personagem tão caricato a seu próprio favor. 
Apesar do bom uso das trilhas sonoras, inclusive na composição de uma das melhores cenas do filme, o destaque realmente vai para a equipe de efeitos visuais que não apenas conseguiu contornar as críticas e memes, mas entregou um visual carismático que convence o espectador e mantem uma harmonia com a parte real da obra. 
Sonic O Filme não é e nem pretende ser uma aventura grandiosa, mas um filme para divertir a família. O longa abre mão de expandir o universo e aprofundar seu personagem, mas deixa pistas em suas cenas extras de que isso possa ser feito em sequências vindouras.  O longa do diretor Jeff Fowler não faz questão de se levar a sério, algo condizente com a franquia Sonic nos games, e apesar do clima por vezes bobo ainda consegue entreter e arrancar sorrisos com seu humor e cenas de ação bem elaboradas, mas o público precisa estar receptivo para essa proposta um tanto quanto galhofa. 

Título: Sonic O Filme
Título Original: Sonic The Hedgehog
Lançamento/Duração: 2020 - 1h 39min
Gênero: Aventura/Ação/Família
Direção: 
Jeff Fowler
Roteiro: 
Patrick Casey e Josh Miller


IMDB - FILMOW