BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

Aves de Rapina: Arlequina e Sua Emancipação Fantabulosa

Desde o lançamento de Aquaman, a Warner/DC tem buscado diversificar suas produções e fazer o público esquecer seus fracassos com Liga da Justiça e Esquadrão Suicida. Shazam trouxe um filme divertido, mas ainda longe de retomar a confiança do público nas adaptações de quadrinhos da empresa para as telonas. Algo que só veio a acontecer em 2019, com o sucesso de público e crítica, Coringa.
Teria a Warner/DC finalmente encontrado o seu caminho rumo aos acertos consecutivos, para alívio dos fãs?

Um obra de libertação feminina, caos e pancadaria

Aves de Rapina: Arlequina e Sua Emancipação Fantabulosa traz de volta Margot Robbie no papel de Harleen Quinzel, a Arlequina, após o destaque da personagem em Esquadrão Suicida. É ela quem dá o tom e move a trama, quebrando a quarta parede para se comunicar com o público e apresentar cada uma das outras personagens, mesmo que para isso precise parar e voltar o filme diversas vezes. 
A trama do filme é simples, e gira em torno de um diamante desejado pelo chefão do crime Roman Sionis, o Máscara Negra (Ewan McGregor), que caiu nas mãos de uma batedora de carteiras chamada Cassandra Cain (Ella Jay Basco). Aos poucos, todas demais personagens da trama acabam se encaixando em redor disso: a Detetive Renee Montoya (Rosie Perez) quer proteger a garota e por as mãos no criminoso; a Canário Negro (Jurnee Smollett-Bell), cantora e atual motorista de Sionis acaba tendo que tomar uma arriscada decisão para fazer o que é certo; a mortal e misteriosa Caçadora (Mary Elizabeth Winstead) chega na cidade em busca de vingança contra os responsáveis pela morte de seus pais, antigos donos do diamante. E a Arlequina? Ela também quer recuperar o diamante, mas tem um bando de capangas e mercenários em seus calcanhares, afinal após seu rompimento com o Coringa, não tem mais sua proteção, e digamos que seus desafetos não sejam poucos. 
Em meio a tiros, porradas e bombas, o roteiro também constrói a emancipação não apenas da Arlequina como diz o título, mas das demais protagonistas que lutam a todo momento para sair da sombra de uma figura masculina, para receber o devido valor, entender o que é sororidade, para encontrar o amor próprio e a sua identidade. Além disso longa aborda também outros temas importantes, mas que se encaixam perfeitamente dentro ritmo frenético, sem perder o caráter extremamente divertido e o foco no entretenimento.
Na direção, Cathy Yan tem diversos acertos, e cercada de uma equipe extremamente qualificada, entrega excelentes cenas ação e luta muito bem coreografadas. Além disso, o contraste entre o colorido frenético - e por várias vezes cômico - e a violência um pouco mais explícita, resultam em algo bem particular e diferente dos filmes de heróis da editora até então. Embora muitas dessas características possam render comparações com DeadpoolAves de Rapina: Arlequina e Sua Emancipação Fantabulosa entrega a sua própria marca. O resultado final é um filme empolgante e divertido, que convence o público que a volta por cima da DC veio para ficar.

Todo o elenco vai muito bem e entrega personagens cativantes, que facilmente conquistam o público, cada qual com seu estilo, embora algumas personagens tenham mais tempo de tela que outras. O grande destaque é sem dúvidas Margot Robbie que prova mais uma vez porque seu personagem mereceu uma nova chance após o criticado longa anterior. McGregor também tem bons momentos de atuação, mas sofre por conta de seu personagem um tanto raso e caricato. 
Visualmente o filme abusa de contraste para mostrar as diversas facetas de Gotham e representar a loucura da personagem guia. Colorido e o escuro, drama e comédia, sangue e cartoon, elementos que trazem personalidade a obra e ganham um gás ainda maior com o bom encaixe da trilha sonora. O filme é repleto de cenas memoráveis que dão excelentes clipes.
Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa merece crédito por conseguir disfarçar seus pontos fracos - como a simplicidade e inconsistências no roteiro - em meio aos acertos que se destacam a todo instante. Um filme divertido, com cenas de ação de altíssima qualidade, mensagens importantes e um ótimo ponto de partida para alguns novos personagens na telona. Parece enfim que a DC conseguiu compreender que não precisa de uma unidade, mas que apostar em filmes cada vez mais autênticos torne-os mais interessantes aos olhos do público.

Título: Aves de Rapina - Arlequina e Sua Emancipação Fantabulosa
Título Original: Birds of Prey: And the Fantabulous Emancipation of One Harley Quinn
Lançamento/Duração: 2020 - 1h 49min
Gênero: Aventura/Ação/Crime
Direção: 
Cathy Yan
Roteiro: Christina Hodson


IMDB - FILMOW