BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

#DesafioDos12: Leituras que marcaram 2019



Nada melhor que o primeiro dia do para retomar as postagens e resenhas via texto aqui no Multiverso X. Um novo início, mas ainda sim um feriado, então vamos começar respondendo um desafio. Quem acompanha o Multiverso X nas redes sociais já deve ter visto as respostas, mas aqui vou entrar com um pouco mais de detalhes em cada resposta.
O #DesafioDos12, ideia saída do grupo de parceiros da AVEC Editora, tem como sugestão principal falar sobre as suas doze melhores leituras do ano - não precisa ter uma ordem ou obedecer mês de leitura - ou que marcaram seu ano de leituras de alguma forma. Em 2019 alcancei minha meta a muito custo (terminei a ultima leitura pouco antes das 23h do dia 31), mas foi um ano que li bastante coisa diferente do meu habitual e me joguei mais em desafios com os amigos.
Minha lista ficou variada, mas para ser sincero, trapaceei, coloquei treze porquê não consigo separar dois dos títulos selecionados. São doze* leituras que mais me pegaram no ano, sem ordem de grandeza ou juízo de valor, e misturam livros, álbuns de quadrinhos e graphic novels.
Vamos às escolhas!

Uma das primeiras leituras do ano passado. Rápida, gostosa e pra lá de especial pra mim como nordestino, viajar por uma versão do sertão brasileiro com um tempero sobrenatural com toques cômicos como esse criado pela Paola. Mesmo sendo de uma capital, é impossível não se identificar com muitos dos pontos ali presentes e que fazem parte da sua vida, seja por experiência própria ou histórias de seus avós e parentes mais velhos.
Um livro que até pouco tempo atrás não estaria entre as minhas leituras. Nunca fui um leitor de romances, muito menos romances voltados ao público adolescente, mas que grata surpresa não foi quando a obra me pegou de um jeito que me fez ler a série inteira em uma tacada só. Essa foi uma leitura que ajudou a abrir meus horizontes, com toda certeza.
Chegou de mansinho, no final do ano, um livro que tive o prazer de conhecer o início como leitor beta, mas não sabia onde aquela história iria terminar. Quando recebi o livro, sentei, comecei a folhear e quando me dei conta já havia lido por completo e mal podia conter o meu sorriso quando terminei. Fico na torcida para o sucesso do Pedro e que venham mais em breve.
Já havia me apaixonado por aquele universo, personagens e pela escrita do Ian no volume anterior, Araruama: O Livro das Sementes e não sabia que era possível me apaixonar ainda mais. Espero que em 2020 consiga adiantar e publicar não apenas a terceira parte os demais restantes dessa saga magnifica.
Um retorno a Tormenta pelas mãos do Caldela é sempre algo potente. Gostando ou não dos rumos tomados na obra e cenário, é inegável a qualidade textual e a constante evolução do autor. Um dos melhores do ano!
Uma obra clássica que há muito me devia (por mim e pela grande amiga que me presentou). Uma obra forte, impactante e extremamente necessária. 
Tem como alguém que usa a mesma premissa - uma tripulação diversificada que viaja universos em uma nave - não curtir essa história? A Becky explora tanta coisa bacana e importante nessa jornada. Só leiam!
Outra grande história real em forma de Graphic Novel que precisa ser lida e conhecida por todos. Uma obra sobre luta contra segregação racial, sobre luta por direitos e sobre se posicionar.
Uma obra de arte profunda, com camadas e mais camadas, que me deixou embasbacado desde os textos de apresentação. Ao terminar, não tinha palavras, apenas pensava em compartilhar aquela história com as pessoas.
O ano das graphics de impacto não estaria completo sem ela (Alô Companhia das Letras, traga logo a parte dois). É incrível como a Emil conseguiu trabalhar uma enorme quantidade de temas, mantendo peso, em uma única obra.
Uma jornada incrível sobre a formação de um indivíduo. Sobre encontrar quem se é, mesmo quando tudo, até a sua genética e memórias dizem que você deveria ser outra pessoa.
Uma obra deliciosa criada por pai e filha que fazem qualquer um se identificar com uma pequena nerd jurássica.

E vocês, quais foram as leituras que marcaram o seu ano? Conta aí pra gente!