BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

10X10 Boardgame Challenge (Ou Necessidade de Organização)

Início de ano é aquela época de resoluções e reflexões, não é? Então a postagem de hoje tem tudo a ver. Os leitores sabem bem como é a sensação de ter livros na estante esperando serem lidos ou relidos. Pilhas e mais pilhas, com livros novos chegando a cada instante, e aqueles outros tristes, sem saber o seu destino.
Com jogos não é muito diferente.
Quando você começa no hobby e vai se empolgando, a sua coleção começa a crescer e diversificar. Você começa a conhecer e desejar os lançamentos, as novidades, procura uma forma de jogá-los, seja da coleção de um amigo ou em casas especializadas em jogos. Às vezes o tempo disponível é curto e você precisa selecionar apenas jogos que caibam nele. Às vezes você precisa de jogos para mais ou menos pessoas, e alguns jogos precisam ficar de lado. Por esses ou outros motivos, quanto menos vezes no mês você consegue se reunir para jogar, mais jogos se acumulam. Então, chega uma hora em você olha pra sua coleção e pensa "Ih rapaz! Quando foi a última vez que eu joguei esse daqui?". Se você for colecionador, não há um problema nesse tipo de situação. Os jogos ainda serão peças de algo maior e a culpa não há de corroer. Mas caso não seja, talvez nessa hora seja preciso decidir entre se desfazer do que está parado ou arrumar uma maneira de colocar os jogos parados em atividade.
Por aqui vou tentar o #10x10boardgamechallenge - uma lista de dez jogos, que precisam ser jogados dez vezes cada - para dar novas chances e mais atividades aos jogos da coleção. Em algumas variações a lista só pode mudar quando os dez jogos atingem a meta de dez partidas, enquanto em outras, assim que um deles atinge a marca, o jogo sai da lista para dar lugar a outro. Qual das duas usar, ainda não decidi, mas três coisas eu já sei:
- A cada jogatina será permitido um jogo de fora da lista.
- Se ao fim do desafio o jogo não despertar mais nenhuma vontade de ser jogado, será passado adiante.
- Quais serão os dez jogos que estarão no desafio.
Tomei como critério jogos que foram poucos jogados desde que foram adquiridos. Alguns, inclusive, gosto bastante. São eles: Blood Rage - Zombicide: Black Plague - Caçadores da Galáxia - Dead of Winter - Eldritch Horror - Puerto Rico - Reinos de Drunagor - Big Book of Madness - Covil: Mestre das Trevas - Overdrive: A Batalha do Rock
(ATUALIZAÇÃO) O Pedro Henrique me abriu os olhos nos comentários para a seguinte questão: se você jogar poucas vezes no mês (ou no ano) talvez uma lista 10x10 comprometa demais a versatilidade da sua jogatina. Ainda mais se fizer como eu e escolher muitos jogos longos. Então, assim sendo o seu caso, pense em talvez realizar um desafio menor - talvez um 5x5 - ou diversificar bem as suas escolhas com jogos de durações variadas. Enfim, prepare desafios aos quais você tenha a possibilidade de cumprir e não se tornem um fardo que retire a graça da sua diversão!
E você, já criou alguma organização para não ficar com seus jogos e leituras parados em 2020?