BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

Lançamento na CCXP - Savana de Pedra



Savana de Pedra 

Autores: Felipe Castilho, Tainan Rocha e Wagner Willian 
Número de páginas: 40 
Formato: 24x17 cm 
Preço: R$ 34,90 
ISBN: 9788582462621 


Ocupação escolar e imprensa brasileira discutidos em graphic novel 


As ocupações em instituições públicas de ensino são um tema que rende manifestações de apoio e repúdio todos os dias, com novos pontos de vista sendo expostos a todo momento – mesmo que muitas das notícias sejam veiculadas através da mídia alternativa, com o auxílio incansável dos que utilizam redes sociais. E é exatamente essa linha entre os protestos e os meios de comunicação que a graphic novel Savana de Pedra aborda. 
“Uma HQ quase muda”, de acordo com o roteirista Felipe Castilho, a maior história é narrada através de três pontos de vista diferentes, em dois cenários bem distintos. Um estudante acampado em uma escola estadual e um policial militar com o dever de desocupá-la dividem o cenário urbano em narrativas paralelas, enquanto uma sequência de fotografias de uma savana no Quênia permeia a história do homem e do menino, com algumas semelhanças gritantes que deixam a interpretação do leitor completar as lacunas. Em um segundo ato que se desprende das três narrativas, duas pessoas conversam sobre manifestações, imprensa e fotografia, com base em muitos acontecimentos recentes no país.
As ilustrações do cenário urbano ficam a cargo de Tainan Rocha, que vem de uma trinca de álbuns de grande aceitação e repercussão, como Crônicas da Terra da Garoa (2016), com roteiro de Rafael Calça, Que Deus Te Abandone (2015), escrito por André Diniz; e Imagine Zumbis na Copa (2014), sua primeira parceria com Felipe Castilho. 
As imagens da savana acompanham o embate entre uma pequena gazela e um felino selvagem, feitas pelo pintor, escritor e quadrinista Wagner Willian, autor de Lobisomem Sem Barba – obra que lhe rendeu o Prêmio Jabuti – e de tantos outros trabalhos, com destaque para a graphic novel Bulldogma (2015) e o álbum Flerte da Mulher Barbada, com lançamento anunciado para a Comic Con Experience 2016.

O roteiro ficou por conta de Felipe Castilho, autor que transita entre os roteiros de quadrinhos e games e a literatura fantástica, tendo lançado o já citado Imagine Zumbis na Copa (2014), com Tainan Rocha, e a série infantojuvenil O Legado Folclórico, composta pelos livros Ouro, Fogo & Megabytes (2012), Prata, Terra & Lua Cheia (2013) e Ferro, Água & Escuridão (2015). Também escreveu a graphic novel steampunk Desafiadores do Destino (prevista para 2017), em parceria com o ilustrador Mauro Fodra, cores de Mariane Gusmão e personagens de Marcelo Campos e Ronaldo Barata. 
Os autores lançarão o álbum na Comic Con Experience, que poderá ser adquirido no Artists’ Alley tanto na mesa F09, de Tainan Rocha e Felipe Castilho, quanto na G13, onde estará Wagner Willian.