BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

25 de Março! Dia de Ler Tolkien - #TolkienReadingDay 2018

Dia 25 de Março é um dia histórico na ficção de J. R. R. Tolkien. Trata-se do dia da queda do temível Sauron e de sua fortaleza Barad-dûr em Mordor, dando assim um fim à Guerra do Anel e à Terceira Era da Terra-média tal como é narrado na trilogia O Senhor dos Anéis.
Entre os fãs e admiradores da obra de Tolkien convencionou-se que este é um dia propício para relembrar e celebrar toda a sua vasta criação. Todos os anos, desde 2003, a Tolkien Society vem organizando e promovendo o Tolkien Reading Day (Dia de Ler Tolkien) em todo o mundo através de seus vários fã-clubes e afiliados. Ela incentiva que os fãs leiam ou releiam algumas de suas passagens favoritas dos livros de Tolkien neste dia, além de encorajar museus, livrarias e escolas a realizarem os seus próprios eventos de leitura e discussão das obras do Professor. O Dia de Ler Tolkien se assemelha ao Bloomsday, dia destinado a celebração do romance Ulysses de James Joyce e que acabou se tornando um feriado nacional na Irlanda, terra natal do escritor.
Todo ano também é sugerido um tema pela Tolkien Society para ser observado e discutido mais a fundo e o de 2018 é “As Muitas Formas de Ser um Hobbit”. De todas as coisas criadas por Tolkien talvez a mais marcante seja a sua raça de pequeninos, os hobbits, um povo diminuto, humilde e sociável, que vive em tocas confortáveis e que gosta de boa comida, boa música, de tabaco e fogos de artifício. Além, é claro, das festas de aniversário, de genealogia e jardinagem e demais coisas simples do cotidiano, ou seja, de aproveitar ao máximo e com calma o melhor da vida. É de se surpreender que seres tão pouco desinteressados de feitos heróicos, poderes mágicos e guerras fantásticas desempenhem um papel tão fundamental em eventos que colocam a liberdade de todas as outras raças e povos da Terra-média em risco e mais ainda de sabermos que com uma fibra e determinação incomuns e que não aparentam, eles vão em frente e cumprem com a missão que lhes é dada suportando um fardo terrível durante uma das jornadas mais desafiadoras já testemunhadas naquele mundo.
Impossível não se encantar por eles, mas quais, dentre as muitas formas de ser um hobbit, você mais aprecia? Um morador típico do Condado que preza e valoriza cada um dos pequenos prazeres de um cotidiano pacato? Alguém que coloca a amizade acima da própria vida como Sam? Alguém que enfrenta o destino que lhe é imposto assumindo um fardo muito maior do que si como Frodo? Alguém festeiro, brincalhão e travesso tal como a inseparável dupla Merry e Pippin? Ou alguém que não queira de jeito algum abandonar a toca para viver uma grande aventura, mas que acaba se saindo como um dos mais habilidosos aventureiros de todos os tempos como Bilbo? Exemplos não faltam e todos eles são coloridos, divertidos e cativantes! Não admira que as pequenas criaturas de Tolkien sejam tão populares e deem tanta vida a seu mundo fantástico!
Dado o tema, O Hobbit, A Sociedade do Anel e A Sabedoria do Condado são as melhores indicações de leitura para a data! Abra-os e deixe a imaginação voar! É altamente recomendável acompanhar também as atividades das Tocas do Conselho Branco, do Tolkien Brasil, do TolkienTalk e do Valinor, as maiores referências em Tolkien no Brasil. Em São Paulo a Harper Collins Brasil, a nova casa editorial do autor no país, promoverá na data um bate-papo com os editores e tradutores e uma palestra com o tema “O valor literário da obra de J.R.R. Tolkien” na Reserva Cultural (Avenida Paulista, 900). A Toca do Rio de Janeiro já anunciou uma roda de leitura coletiva em Copacabana (Rua Pompeu Loreiro, próximo ao metrô Cantagalo).
Mas há ainda muitas coisas tão legais quanto e que você pode fazer neste dia para aproveitar e celebrar a data. Sempre recomendo a lista de sugestões do Mapingua Nerd. O Dia de Ler Tolkien também é importante para lembrar fatos marcantes relativos a biografia do autor e sua obra. Em 2018 comemoramos o 126º ano de nascimento do autor, e o 101º ano de início da própria Terra-média com os primeiros manuscritos do The Book of Lost Tales, o 81º da primeira publicação de O Hobbit e do início da escrita de O Senhor dos Anéis e os 41º ano da primeira publicação de O Silmarillion.
A data também pode servir de estímulo para uma releitura completa ou marcar o início de uma nova leitura de uma obra de Tolkien que ainda lhe seja inédita. Há diversos livros de Tolkien disponíveis no Brasil e as opções de leitura são as mais variadas possíveis, desde o trio básico: O Hobbit, O Senhor dos Anéis (A Sociedade do Anel, As Duas Torres, O Retorno do Rei) e O Silmarillion, até os que se aprofundam na cultura e mitologia da Terra-Média: Os Filhos de Húrin, Contos Inacabados, A Última Canção de Bilbo, As Aventuras de Tom Bombadil, os livros infanto-juvenis e de contos: Mestre Gil de Ham, Mr. Bliss, Árvore e Folha, Ferreiro de Bosque Grande, Roverandom, As Cartas do Papai Noel, além dos trabalhos acadêmicos do professor e dos que envolvem outras mitologias: A História de Kullervo, A Queda de Artur, Sigurd e Gudrún, Beowulf e das cartas, biografias, atlas e ensaios de críticos sobre as obras do Professor. Opções não faltam!
Compartilhe conosco e com o mundo o que você vai estar lendo ou fazendo neste dia, comente sobre os seus trechos favoritos, debata sobre os livros e as histórias com os amigos e ajude a espalhar esta tradição nas suas redes sociais com as hashtags #TolkienReadingDay e #DiaDeLerTolkien. Vou me permitir citar alguns dos meus trechos favoritos relacionados aos hobbits:
“É um negócio perigoso, Frodo, sair de sua porta. Você dá um passo para a estrada e se você não manter seus pés, não há como saber onde você pode parar.” – Bilbo Bolseiro
“Há mais coisas boas em você do que você sabe, filho do gentil Oeste. Alguma coragem e alguma sabedoria, misturadas na medida certa. Se mais de nós déssemos mais valor a comida, bebida e música do que a tesouros, o mundo seria mais alegre.” – Thorin Escudo de Carvalho
“As aventuras nunca acabam? Acho que não. Outra pessoa sempre tem de continuar a história.” – Bilbo Bolseiro
“Mesmo a menor das criaturas pode mudar o curso da história.” – Lady Galadriel
“Vitória, afinal das contas, acho eu. Bem, me parece uma coisa muito melancólica.” – Bilbo Bolseiro
“Mas no final é só uma coisa passageira, essa sombra. Mesmo a escuridão deve passar.” – Samwise Gamgee
“Nem tudo que é ouro brilha, nem todos os que vagueiam estão perdidos” – Bilbo Bolseiro
“É inútil retribuir vingança com mais vingança: não vai curar nada.” – Frodo Bolseiro