BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

Crítica | Sonic 2 - O Filme

Sonic - O Filme (2020) fez um sucesso com os fãs da franquia e, na contramão de diversas outras adaptações de videogames, conseguiu se destacar positivamente também entre público geral ao entregar uma aventura simples e divertida para toda a família.
Sonic 2 - O Filme chega aos cinemas brasileiros confiando naquilo que foi o seu maior acerto — um filme família e divertido — e aproveitando para expandir o universo do personagem com ainda mais ação e comédia.



Vivendo como um filho com o casal Tom Wachowski (James Marsden) e Maggie Wachowski (Tika Sumpter), Sonic (Ben Schwartz) se estabeleceu na cidade de Green Hills e aproveita para provar ser capaz de ser um herói ajudando a humanidade como um vigilante chamado Justiça Azul. Apesar da desaprovação do novo pai, a vida segue tranquila na terra.
O que Sonic não contava é que seu arqui-inimigo, o Dr. Robotnik (Jim Carrey), fugiria do planeta onde estava confinado retornando à Terra acompanhado de Knuckles (Idris Elba), um guerreiro equidna que deseja destruir Sonic por pendências do passado. Para impedir a dupla, o ouriço conta com a ajuda de Tails (Colleen O’Shaughnessey), uma genial raposa vinda de outro mundo e seu maior fã. A princípio relutante, Sonic precisa aprender a trabalhar em equipe para que um poderoso artefato não caia em mãos erradas.
Dando um passo além do auto-contido primeiro longa, Sonic 2 - O Filme entra com tudo na filosofia "maior e melhor" trazendo mais ação, mais piadas, mais aventura e mais referências ao universo dos games e da cultura pop. Boa parte desta adição permite maior exploração de level design e espirito dos jogos em tela, gerando cenas de oportunidades para aproveitar os personagens se soltem em empolgantes e divertidas sequências de ação, sem as limitações do mundano.
A direção de Jeff Fowler é competente e garante que toda a mistura fique fora do lugar. O roteiro de Patrick Casey e Josh Miller se mantem bem simples e linear, repleto de clichês e até alguns buracos da trama, mas ganha alguns pontos com a presença de John Whittington e sua mão para o humor que ajuda a esquecermos dos defeitos.
Novamente todo o elenco vai muito bem e entrega personagens interessantes e bem caracterizados, com destaque o Sonic e o Robotnik, e os novatos Knucles e Tails. Se é que é possível, Jim Carrey parece estar ainda mais a vontade no papel e abusa das caras e bocas em diversos momentos, roubando a cena ao usar o personagem tão caricato a seu próprio favor. Já os três personagens digitais tem uma excelente sinergia garantida por seus intérpretes, e garantem excelentes interações que fazem com que queiramos mais e mais deles.
Em contraponto a isso, o filme sofre um pouco para encaixar e dar mais relevância os demais personagens de carne e osso no decorrer da trama, criando situações que acabam salvas apenas pelo humor e ritmo do filme. Por sorte, do espectador e do próprio filme, essa questão não se prolonga além do necessário.
A equipe de efeitos visuais segue firme na luta para garantir que as críticas recebidas nos primeiros trailers do filme anterior caiam no esquecimento. Embora vacile em algumas cenas de fundo verde, principalmente envolvendo Robotnik, a computação gráfica entregou um visual carismático que convence o espectador e mantêm uma harmonia com a parte real da obra. 
Ao abraçar de vez a ideia de expandir o universo e aprofundar seus personagens mantendo os acertos do primeiro filme, Sonic 2 - O Filme encontra o exito mais uma vez, apesar do clima por vezes bobo, e prova que para cair nas graças do público basta uma história convincente e bem executada. Se tiver uma boa resposta do público, com certeza a franquia ainda terá muito o que mostrar, como a ponta a própria cena pós-crédito.

Título: Sonic 2 - O Filme
Título Original: Sonic The Hedgehog 2
Lançamento/Duração: 2022 - 2h 2min
Gênero: Aventura/Ação/Família
Direção: 
Jeff Fowler
Roteiro: 
Patrick Casey, Josh Miller e John Whittington


IMDB - FILMOW