BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

Crítica | Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore.

O terceiro filme da franquia Animais Fantásticos chega com a missão de responder alguns questionamentos levantados em Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald e confirmar, ou não, as teorias criadas entre os fãs da saga.
A expectativa geral é pela revelação de alguns segredos do bruxo Dumbledore, segredos esses que já vislumbramos, em partes, nos filmes da saga Harry Potter, e um pouco mais. 
O mundo mágico está no meio de uma eleição para ver quem merece liderar e representar da melhor forma a comunidade bruxa. Incapaz de deter Grindelwald — que ganhando cada vez mais notoriedade — sozinho, Alvo Dumbledore convoca o Magizoologista Newt Scamander para mais uma aventura com seus animais fantásticos. Além de Newt podemos encontrar nessa missão ao lado dele: Jacob, Prof. Hinks, Theseus, Yusuf Kama e Bunty
Ao longo do filme a ajuda dos animais são de suma importância para a trama. Em Animais Fantásticos e os Segredos de Dumbledore encontramos o animalzinho chamado Qilin que consegue mostrar coisas que vão acontecer e identificar a verdadeira bondade das pessoas. Também temos o Pelúcio e o Tronquilho fiéis amigos de Newt que conseguem ajudar ele em horas importantes.
Com um ar mais maduro, neste terceiro filme as formas de magia continuam surpreendendo e mostrando que o universo dos bruxos não tem limites. Os confrontos são sérios e objetivos, com personagens que são bem conhecedores da magia e mostra de forma eficaz do que ela é capaz.
Apesar de a expectativa ser para revelação dos segredos de Alvo Dumbledore, não é isso que o filme traz, ou melhor, não é só sobre ele e sim os segredos da Família Dumbledore. Foram revelados os fatos sobre Ariana e sua morte, assim como uma surpresa sobre Albert Dumbledore. Realmente esperava saber mais sobre Alvo, porém o filme ter introduzido os outros irmãos foi importante para entender alguns desfechos em aberto.
Alguns personagens tiveram crescimentos consideráveis e outros nem tanto. Credence apesar de ter se tornado peça chave nos filmes anteriores, foi totalmente subjugado. Por outro lado, Jacob se destacou muito com seu jeito divertido e atrapalhando roubando as cenas!
Os demais personagens que já foram apresentados nos filmes anteriores tiveram crescimento significativo neste. Outros não tiveram como não sentir falta, a exemplo de Tina Waterston que quase não aparece e a Nagini que apesar de ter surpreendido a todos com sua aparição em Os crimes de Grindelwald, nesse nem mesmo foi citada. Já Jessica Williams que interpreta a Professora Hicks foi uma surpresa bem-vinda e uma excelente ajuda para o desfecho da história.
Vale ressaltar que esse filme teve uma mudança significativa do vilão. O ator Mads Mikkelsen assume de forma brilhante o papel de Grindelwald, ele conseguiu trazer aquela forma de vilão calculista e sem escrúpulos que será odiado pelos fãs. Apesar de não ter passado despercebido a mudança, a atuação séria e impecável de Mads alcançou as expectativas.
Os efeitos visuais melhoraram significativamente em relação ao primeiro filme da franquia. Agora podemos ver uma melhor interação dos personagens com os animais, que também não deixaram a desejar visualmente, estão cada vez mais bem feitos. Os efeitos das magias dentro e fora dos combates são um espetáculo à parte. A trilha sonora sempre sutil e significativa, trouxe momentos nostálgicos, principalmente quando mostrava a escola de magia e bruxaria de Hogwarts que tocava a trilha tão conhecida de Harry Potter.
Em geral, o filme consegue ser o melhor dos três, com mais ação, diálogos e acontecimentos importantes, ciclos abertos e fechados. Fica a esperança que os próximos tragam novas informações sobre Alvo Dumbledore e explicações para entendermos melhor o mundo bruxo, assim como certas coisas e personagens que aparecem na época de Harry Potter.

Texto escrito por Mayana Dórea

a convite do Multiverso X


Título: Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore
Título Original: Fantastic Beasts: The Secrets of Dumbledore
Lançamento/Duração: 2022 - 2h 22min
Gênero: Aventura/Fantasia/Família
Direção: 
David Yates
Roteiro: 
J.K. Rowling e Steve Kloves

IMDB - FILMOW