BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

Review | A Canção de Aquiles

Em A Canção de Aquiles de Madeline Miller, somos transportados para a Grécia Antiga repleta de deuses caprichosos, reis e heróis lendários e tantos outros apresentados na Ilíada de Homero. Nosso guia e narrador, é o jovem e tímido príncipe Pátroclo, que acaba exilado no reino de Fítia, onde encontra Aquiles – filho do rei e da deusa Tétis.
-
A presença do jovem e belo príncipe destinado a ser o maior dos guerreiros de sua época mexe com Pátroclo em níveis que ele é incapaz de compreender, mas certamente está disposto a tentar. Mesmo tão diferentes, os jovens desenvolvem uma forte conexão, que apenas se intensifica durante os anos de treinamento com o centauro Quíron, apesar da desaprovação da mãe divina. Quando surge a notícia de que a rainha de Esparta, Helena, foi raptada e que os homens gregos devem honrar um antigo juramento e partir para Tróia a fim de libertá-la, Aquiles é chamado para cumprir seu destino heróico. Movido pelo amor que sente pelo príncipe de Fítia e temendo perdê-lo por conta da profecia, Pátroclo irá acompanhá-lo para o campo de batalha. Um caminho de glória e sangue, dor e amor, onde até mesmo a tragédia podia contar uma das mais belas histórias.
-
É bom salientar, o conflito contra Tróia — embora seja o ponto central da Ilíada e seja muito bem retratado em diversos momentos aqui — não é o cerne de A Canção de Aquiles. O que encontramos nestas páginas são histórias sobre relações humanas, em diversas formas e contextos.
-
Calcada em uma forte pesquisa acadêmica e bastante respeito à obra original, Miller primorosamente constrói uma narrativa envolvente e ágil que se sustenta por si só. A prosa trazida pela autora - e pela tradução de Gilson César Cardoso de Sousa - é bela e poética, porém longe de ser complicada. É gostoso ler e aproveitar cada detalhe do texto e a forma como é posto, e certamente Madeline Miller ganharia minha atenção apenas por isso. Contudo, ela entrega mais.
-
As personagens desenvolvidas por ela — mesmo quando divinas — são extremamente humanas, para bem ou para mal. Durante toda a primeira etapa do livro, acompanhamos um apaixonado Pátroclo que venera Aquiles e duvida muito de si mesmo. Apesar de em momentos irritante, a presença desses defeitos em contraste com a perfeição de Aquiles é que tornam a sua jornada de crescimento tão interessante. Em especial na segunda etapa — durante a Guerra de Tróia — onde vemos Aquiles cada vez mais humano e falho, e Pátroclo cada vez mais profundo, interessante e capaz. Em muitos momentos me envolvi em sentimentos mistos em relação a diversos personagens tão bem fui enredado por sua construção.
-
Para uns, o reencontro com uma história clássica através de um novo olhar. Para outros, a descoberta de um mito antigo mediante uma narrativa moderna que pode ou não despertar curiosidade pela obra original. Independente de qual for o ponto de partida, o destino final é o mesmo: uma fantástica e envolvente narrativa trágica sobre sobre o amor!

Título: A Canção de Aquiles | Editora: Planeta - Minotauro
Autora: Madeline Miller | Tradução: Gilson César Cardoso de Sousa
Ano: 2021 | Gênero: Romance, Ficção Contemporânea, Drama

COMPRE - SKOOB - GOODREADS