BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

Rumo à Fantasia

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              Narrativas que exploram diferentes facetas do gênero fantasia, de Ambrose Bierce a Bruce Sterling, de Eça de Queiroz a Braulio Tavares. Autores do passado e do presente, em histórias que exploram a fantasia heroica e medieval, a fábula, a ambientação contemporânea, os territórios da Península Ibérica, as praias do Nordeste e o cenário urbano, do Oriente e de outros mundos.                                                                                                                                                                                                                                                                                    
Título: Rumo à Fantasia
Autor(a): Roberto de Sousa Causo
Editora: Devir - Páginas: 200
Lançamento: 2009


Sempre quando me perguntam qual é o meu gênero literário favorito prontamente respondo que é a fantasia. Difícil é encontrar quem também não se encante com estes passados e mundos distantes e inalcançáveis, permeados de magia pirotécnica impossível e monstros terríveis e sagazes, mas igualmente repleta de heróis valorosos dispostos a empunhar suas espadas contra perigos sobrenaturais! Acrescente pitadas contemporâneas e um clima urbano, de horror, valores folclóricos nacionais ou estrangeiros ou ficção científica retro/futurista e você terá um vislumbre do quão variado e repleto de possibilidades este gênero pode ser!
-
Com a ousada proposta de inaugurar um novo selo editorial, o Quymera, para abarcar alguns destes muitos mundos da literatura fantástica, a Devir Brasil lançou em 2009, a antologia de contos fantásticos Rumo à Fantasia organizada e editada pelo renomado escritor Roberto de Sousa Causo.
-
O livro trás um excelente texto de Introdução que visa conceituar e traçar uma linha do tempo sobre o desenvolvimento e a consolidação do gênero de fantasia no mundo e mais recentemente no Brasil ao longo dos anos apresentando autores e obras, comentando brevemente sobre algumas delas. De clássicos como J. R. R. Tolkien, C. S. Levis e T. H. White passando por autores contemporâneos como Neil Gaiman e George R. R. Martin, até autores nacionais como André Vianco e Helena Gomes, esta Introdução é um verdadeiro guia para quem se dispuser a conhecer mais a fundo a fantasia e por si só já vale a aquisição do livro.
-
Pequenas introduções são feitas também na abertura de cada um dos 13 contos e nelas são apresentados os autores, suas principais obras e são tecidos breves comentários sobre os contos, sua importância e características literárias. A seguir comento brevemente sobre cada um deles:
Um Habitante de Carcosa de Ambrose Bierce narra em primeira pessoa uma experiência de solidão e um encontro com um mundo além da realidade física.
-
História de Maldun, o Mensageiro de Braulio Tavares um velho relembra quando ainda criança fora levado como mensageiro para testemunhar um segredo. O conto mescla elementos de fantasia e ficção científica.

O Lugar do Mundo de Daniel Fresnot conta uma lendária batalha de versos disputada por dois notáveis repentistas em pleno nordeste brasileiro! A batalha aos poucos ganha proporções mais dramáticas e assume contornos de magia arcana.

Onde Caem os Anjos de Jean-Louis Trudel sobre anjos que ao alçar seu primeiro vôo apostam alto e muitas vezes pagam tal ousadia com uma queda mortal. Bela metáfora sobre vida e morte.

Faerie: Seguindo as Sombras dos Sonhos de Rosana Rios é o relato de uma mulher que em quatro ocasiões distintas têm a oportunidade de atravessar o véu e ir para o outro lado, cada qual se relacionando com um elemento e um momento de específico de sua vida. É poético, tem uma aura feminina e mágica muito fortes.

O Defunto de Eça de Queiroz uma noveleta que me lembrou muito os "casos de assombração" contados por meus avós! Um homem experimenta um amor impossível o qual poderá levá-lo à ruína. Contudo, pela sua fé e devoção, ele receberá ajuda divina. O assombro fantástico fica a cargo do meio pelo qual tal ajuda irá se manifestar.

Mensagem na Garrafa de Cesar Silva é a história de homem claustrofóbo pedindo socorro. Depois de tomar um elevador numa loja de brinquedos ele fica preso e se perde num andar estranho e sobrenatural. Viramos cúmplices do seu desespero ao contemplar sua única alternativa de escape.

Uma Praga de Borboletas de Orson Scott Card um homem santo é conduzido por um enxame de borboletas a uma cidade perdida no deserto e a um destino incerto e perturbador. É o que tem a melhor ambientação do livro e o com o final mais surpreendente.

O Cavalheiro da Espora de Ouro de Anna Creuza Zacharias trata das consequências de um acordo com o diabo e os esforços de um filho para salvar a alma de seu pai condenado ao Inferno. O conto faz alusão à vida do violinista Niccolo Paganini.

A Negação de Bruce Sterling após sofrer com uma tragédia ambiental, uma família terá de lidar com um ser que se recusa a permanecer morto. O desfecho é brilhante e inusitado e o conto cativa pela dinâmica familiar do casal principal.
-
Mapinguari de Gian Danton o conto mais curto do livro e relata um incidente em plena selva amazônica no qual uma equipe de exploradores é atacada por uma criatura do folclore da região.

O Bebedor de Almas de Roberto de Sousa Causo narra a caçada de um demônio por dois homens. Vida, morte, crença e liberdade compõe um pano de fundo de uma jornada permeada pelo medo e a desconfiança.
-
Os que se Afastam de Omelas de Úrsula K. Le Guin conta a história de uma cidade idílica e utópica mas que esconde uma verdade horrível em seus porões. Uma metáfora sobre a hipocrisia maravilhosamente construída e narrada, e a meu ver, de longe, o melhor conto do livro!

A seleção de contos da antologia organizada por Causo é abrangente e diversa tanto no que tange a época, o gênero e nacionalidade dos autores quanto na ambientação e estilo narrativo dos textos. Cada um possui um charme próprio e diferenças bem marcantes com relação aos outros, propiciando 13 experiências de leitura distintas. Mas a variedade como o maior trunfo do livro é também o seu ponto fraco: nem todos os contos conseguiram me prender e cativar da mesma forma. Algo perfeitamente normal nas coletâneas de contos e que certamente não diminui em nada o valor da obra, uma vez que propicia o contato com uma diversidade maior do que geralmente estaríamos dispostos a experimentar.
-
É revelador descobrir que nem só de poucos autores clássicos e/ou bestsellers vive a fantasia e o quão vasto e cheio de possibilidades é esse multiverso literário que eu timidamente ainda mal comecei a desbravar. Recomendo a todos que assim como eu sejam fãs do gênero ou estejam dispostos a conhecê-lo. Dizem que bons livros sempre indicam outros. Com este foi assim e mais do que nunca, ao terminar de ler, a vontade é de imediatamente abrir as portas para estes mundos sem fim e partir Rumo à Fantasia!