BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

13ª Era: Financiamento e Quickstart

O Mundo não se salvará sozinho, ele precisa de heróis.
Em 13ª Era você poderá ser um pirata imortal com a alma controlada pelo Dragão Azul, o elfo mais antigo do mundo ou um personagem que tem um coração mecânico anão no peito. Seja um herói único nesse fabuloso jogo de proporções épicas.

A OGL, Open Game License, permitiu que a formula básica do mais conhecido RPG de todos - Dungeons & Dragons - fosse utilizada para dar vida a diversas outras publicações, sistemas e cenários. Claro, que com isso surgiram inúmeras atrocidades e produtos mal trabalhados, mas daí também surgiram coisas como Tormenta RPG, Pathfinder, Dungeon World, Old Dragon e outras boas coisas como é o caso de 13ª Era.
-
Pudemos conferir uma parte do que está por vir e com certeza 13ª Era se propõe a ser um jogo com um algo mais. Ele cobra do narrador certa experiência, mas são os jogadores que farão toda a diferença, pois cenário é moldado enquanto se joga e a história dos personagens influenciam diretamente no mundo de jogo. Temos um sistema mais narrativo/interpretativo e com diversas simplificações, mas que ainda lembra o tradicional. Curioso? Então entenda melhor o que é 13ª Era e como adquirir o seu.

13ª Era combina as melhores partes do tradicional jogo de fantasia d20 com novas regras focadas na história, desenvolvido para que você tenha o tipo de jogo que quiser jogar com seu grupo. Criado por Rob Heinsoo e Jonathan Tweet, 13ª Era dá a você todas as ferramentas que você precisa para criar personagens únicos que imediatamente são incorporados ao cenário de maneira importante, preparar rapidamente aventuras baseadas nos antecedentes e objetivos dos personagens, criar seus próprios monstros, travar batalhar excitantes, e focar no que sempre foi legal e divertido nas aventuras de jogos de fantasia.
-
Na 13ª Era do mundo, aventureiros buscam por fortunas no Império do Dragão enquanto poderosos indivíduos conhecidos como Ícones perseguem seus objetivos que podem proteger o império do caos, ou causar sua ruína.
-
Jogadores decidem a quais Ícones seus personagens se aliam, e a quais eles se opõem. Esses relacionamentos, juntamente com a história pessoal e a Singularidade escolhida durante a criação dos personagens, ajudam a definir o lugar de um aventureiro no mundo de 13ª Era e preparam o terreno para histórias épicas que surgirão no decorrer do jogo.
-
O livro terá o formato A4, papel couche 90 gramas, interior totalmente colorido, com cerca de 320 páginas, sua capa terá verniz total e será capa dura, lógico que com o padrão de qualidade New Order. Abaixo você pode ter uma ideia de como o livro ficará.
Para que toda essa idealização saia da fase de planejamento eles precisavam de ajuda, através do Catarse, para tornar o jogo uma realidade. 


Na plataforma de financiamento estão disponíveis para apoio alguns pacotes que oferecem variados tipos de recompensas, indo do básico nome nos agradecimentos, passando por recompensar incrivelmente incrementadas, até chegar aos pacotes para lojistas que oferecem espaço publicitário no manual, além de algumas unidades do jogo. Os valores são variados, mas bastante acessíveis: é possível garantir a cópia digital do jogo com apenas R$20, e levar o livro físico + Digital por R$100 ou menos caso já tenha apoiado algum projeto da New Order Editora. Tudas com frete gratuito.
-
Além disso eles estão preparando novidades para as metas de apoio, que poderão agregar ainda mais robustez ao jogo caso a meta de financiamento seja batida. A campanha ficará disponível por mais 58dias no Catarse (a contar de hoje 09/07).
-
Sobre a entrega do jogo, o apoiador não precisará esperar muito. Após o término da data de financiamento, a New Order quer entregar o produto com qualidade e em tempo record e isso deve acontecer em Setembro, a partir da World RPG Fest, e os primeiros exemplares poderão ser retirados no local. O melhor é que quem estiver por lá ainda poderá ter seus livros autografados pelo Jonathan Tweet, um dos criadores do jogo, que estará lá narrando o jogo para os presentes.
-
Quem quiser saber mais sobre o jogo e como ele funciona na prática, a equipe disponibilizou gratuitamente - mediante cadastro no site - uma versão Quickstart com 50 páginas de informação e uma aventura para teste. Quem quiser baixar é só clicar na imagem abaixo.
Agora que você já está por dentro de tudo confira a página do projeto no Catarse (https://www.catarse.me/pt/13aerarpg?ref=explore) e descubra mais informações sobre o jogo: quais exatamente são as recompensas, detalhes sobre como jogar, quais são a metas extras, os recursos adicionais, opiniões, etc.
-
Apoie, divulgue, seja um herói e salve o mundo de 13ª Era!