BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

O Uso Das Cores



"O Uso das Cores", de Cris Peter, apresenta o universo da colorização com uma linguagem simples e agradável, mas sem descuidar de todos os aspectos técnicos e teóricos fundamentais. O livro é destinado tanto a quem já trabalha na área de artes visuais (designers gráficos, quadrinistas, diretores de arte, publicitários, ilustradores etc.) quanto às pessoas que se interessam pelo tema, sejam ou não profissionais. A colorista Cris Peter aborda desde as ferramentas mais básicas de criação e uso da cor até assuntos avançados, como matiz, saturação, luminosidade, roda cromática, storytelling, profundidade,foco e diversos outros tópicos. Este livro vai ajudar a ampliar os conhecimentos de quem está começando na área e vai servir como “livro de cabeceira” para quem já é entendido no assunto.
Título: O Uso das Cores
Editora: Marsupial Editora
Autor (a): Cris Peter
Número de Páginas: 160


Cris Peter é uma das mais talentosas coloristas brasileiras, tendo a qualidade de seu trabalho já reconhecida e premiada internacionalmente. Ela presta serviços de colorização digital em quadrinhos para algumas das maiores editoras norte-americanas e em território nacional, foi a responsável pelas cores das duas graphic novels do Astronauta de Maurício de Sousa - Magnetar e Singularidade - ambas sucesso de venda e crítica.
-
Com o intuito de levar ao público em geral um livro que abordasse, de forma divertida e descontraída, os princípios da teoria de cores e do processo de colorização, de uma forma acessível e clara, e por perceber uma imensa lacuna no mercado nesta área, ela se lançou numa campanha de financiamento coletivo no Catarse em 2013. Com o sucesso desta campanha ela imediatamente se pôs a trabalhar n’O Uso das Cores e em meados de 2014 o livro finalmente chegou às livrarias e às mãos dos apoiadores.
-
O Uso das Cores é divido em 13 capítulos que abarcam uma ampla variedade de temas relacionados à colorização. Didática e muito divertida, Cris usa um tom pessoal e uma linguagem simples em seu texto. O livro, como não poderia deixar de ser, é inteiramente colorido e repleto de ilustrações que exemplificam praticamente todos temas abordados.
-
De início, a autora nos conta sobre a sua paixão pelas cores, como isto a motivou a seguir a carreira como colorista e os percalços enfrentados por ela ao longo do caminho. Após esta breve apresentação, ela discorre sobre a importância da cor como instrumento para a transmissão de sensações e mensagens, faz introduções sobre as ferramentas e apresenta alguns fundamentos que remetem às antigas aulas de arte que todos tivemos na escola. A seguir são abordados alguns conceitos de física e ótica (e aqui eu e Newton discordamos dela de que esta seja a parte chata), entendemos o que é a luz e como nossos sentidos percebem as cores, o que são as cores primárias da luz (RGB) e suas diferenças com relação às cores primárias dos pigmentos (CMY-W). Por fim ela aborda conceitos de matiz, saturação, luminosidade e valor, além de técnicas de combinação de cores, o uso da roda cromática e a influência do volume, luz e sombra nas composições artísticas, e das “cores reais”.
-
Parece complicado mas não é. O Uso das Cores é um livro curto cuja leitura é extremamente prazerosa e divertida. Cris Peter soube dividir seu vasto conhecimento e paixão por trabalho (e pelas cores) de uma forma entusiasmante. A impressão que tive ao ler é a de ter tido uma boa e proveitosa conversa com ela sobre um mundo deslumbrantemente colorido. As 160 páginas passam tão rápido e de forma tão fluida que você mal se dá conta.
-
Para leigos, curiosos, novatos e até mesmo para profissionais que lidam com cores e querem fazer uma rápida consulta, o livro é uma ótima pedida! E já que a moda são os livros de colorir para adultos, por que não aproveitar para aprofundar seus conhecimentos e técnica ou até mesmo passar a conhecer em detalhes o trabalho de profissionais que lidam com processos de colorização diariamente?