BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

TAG: Feitiços de Harry Potter


Como já disse anteriormente existe um hábito de interação entre blogs, vlogs e afins que gosto bastante: as TAGs. Por sua forma curta e por geralmente apresentar diversas informações sobre o gosto pessoal de quem responde acabamos conhecendo melhor aquela pessoa que conhecemos apenas pela a internet. Fui indicado para responder esta TAG pela professora de Epidemia Zumbi condecorada pela Universidade Darkside Books, Alessandra Tapias do blog Tô Pensando em Ler. A TAG consiste em falar um livro de acordo com o tema indicado por ela, baseados em magias de Harry Potter. Muitos dos livros aqui citados ainda terão resenha publicadas aqui, se não conhecer e quiser saber mais é só continuar acompanhado as postagens. Então vamos lá:
-
A TAG foi criada pelo canal Turtle Sympathy e traduzida pelo Leitora Voraz. Vou indicar os blogs Devorador de Letras e o Arquivo Passional.

1. Expecto Patronum: Um livro relacionado a boas memórias
Fortaleza Digital me dá boas lembranças porque foi o primeiro presente que a Neyla (blog Coisas de Meninas) me deu, um mês depois de começarmos o namoro, no meu aniversário de 19 anos a quase 5 anos atrás. Eu poderia escolher qualquer outro, mas esse tem um sigficado duplamente especial para mim - a partir desse livro, e com a presença dela, a leitura se fez mais e mais presente em minha vida. Cada vez mais diversificada.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             
2. Expelliarmus: Um livro que te pegou de surpresa
Pode parecer uma piada enorme, mas Sangue Quente, o livro que deu origem ao filme Meu Namorado é um Zumbi, foi um me surpreendeu bastante e positivamente.
A narrativa é envolvente e te insere no clima da história que é narrada totalmente por R, o que as vezes é um pouco lenta. Mas o que esperar da narração de um zumbi? Apesar disso a trama sai do padrão clichê e faz com que o romance entre os protagonistas seja muito interessante. Sem falar na cura para a praga que na verdade é uma lição para nós. Despertem da sua vida morta e nos encontraremos em um mundo mais vivo.
3. Prior Incantato: O último livro que você leu 
O último livro que lí foi Ameaça Mortal do James Patterson. Inclusive já o resenhei para o blog da minha noiva o Coisas de Meninas, nas sessão: Um Toque Masculino. Você pode conferir lá o que achei do livro.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       
4. Alohamora: Um livro que te apresentou a um gênero que você não tinha considerado antes
Conheci o livro através do Nerdcast, e logo fiquei curioso com esse novo lado do autor Fábio Yabu mesmo não sendo fã de horror, terror e afins (nunca havia lido na do gênero para ser mais sincero). Queria descobrir no que tinha se transformado o autor dos Combo Rangers, aqueles quadrinhos que tanto curtia há quase 10 anos atrás. Não sei se descobri que o livro era mais leve do que pensava ou se descobri em mim um lado escuro também, mas sei que a leitura foi extramente prazerosa. Não deixe de conferir a obra se tiver uma chance, leia um ou dois contos na livraria e se gostar adquira o seu. Afinal, vai que o inferno lota e os mortos voltam a caminhar?!
5. Riddikulus: Um livro engraçado que você leu 
A Sabedoria do Condado foi a surpresa mais gostosa das minhas férias do ano passado, que por sinal aproveitei como um festivo e alegre Hobbit, me permiti até beber uma cerveja preta, coisa que não costumo fazer pois não gosto de bebidas alcoólicas. O livro é sábio e bem humorado, com lições para uma vida melhor: uma engraçada forma de escrever um livro de auto-ajuda. Toda essa sabedoria foi absorvida de bom grado; continuo a seguir minha jornada, me livrando do meu "Gollum particular" e buscando a minha tão desejada toca-hobbit. 
6. Sonorus: Um livro que você acha que todos deveriam conhecer 
Podia ser outro que não o meu favorito? O Inimigo do Mundo pode parecer a primeira a vista apenas um livro de fantasia repleto de magia e aventura, mas o primeiro livro da Trilogia da Tormenta está longe disso. Magia e aventura estão presentes, mas dor, angústia e sofrimento marcam todo o decorrer do livro. Essa razão não parece um atrativo? Eu digo que verdadeiros heróis são os que triunfam sobre a maior dificuldade, indo muito além do desafio físico e mental. O livro marcou meu amadurecimento como leitor e aumentou minha paixão pela literatura de fantasia.
7. Obliviate: Um livro ou spoiler que você gostaria de esquecer ter lido
Gostaria de esquecer Herança. Eu gostava muito da saga, gostei muito mesmo dos primeiros livros, esperei por todo o terceiro livro uma construção profunda para um fechamento épico no quarto livro. E na minha opinião não foi isso que eu vi. Posso ter esperado demais, não sei, mas achei que haveria maior participação de outros personagens.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    
8. Imperio: Um livro que você teve que ler para escola
Esse foi um livro que tive que ler na faculdade, não na escola na verdade (na escola eu li só os resumos, nunca li os clássicos da literatura brasileira, me julguem).
Abusado - O dono do Morro Dona Marta é a terceira obra do escritor e jornalista gaúcho Caco Barcellos, lançado em 2003. É um livro reportagem investigativo que conta a história de “Juliano VP”, nome fictício de Márcio Amaro de Oliveira, traficante criado na favela Santa Marta, no Rio de Janeiro, e sua relação precoce com o tráfico de drogas. O livro aborda questões sociais vistos pela ótica do “Poeta” como era conhecido, e de seus amigos e familiares.
9. Crucio: Um livro que foi doloroso para ler 
Bruxos e Bruxas não é um livro chato, muito pelo contrario ele é bacana, mas colocado na balança ele seria como diz o Poderoso Castiga do Pânico na Band: mais ou menos... mais ou menos...Ainda levo fé no potencial da série e espero não estar equivocado nesse voto de confiança, mas o livro é muito fraco, e a desculpa de que ele é assim por ser um romance juvenil não cola. Já que o terceiro livro da série, O Fogo, onde temos um novo parceiro escrevendo com James Patterson e segue a mesma história a narrativa é muito melhor.
10. Avada Kedavra: Um livro que pode matar (interpretação livre) 
Peguei esse livro empolgado pela sinopse e pela capa feita pela artista Celtic Botan, mas a leitura foi tão difícil, tão confusa, que abandonei a leitura e vendi o livro. E não fui o único, li algumas resenhas ruins, e uma extremamente depreciativa sobre o livro. Eu nunca faria algo assim, pois sei o trabalho que dá escrever, mas não consigo nem pensar em tentar ler novamente. Uma pena.