BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

Guerra Civil




A épica história que provoca a separação do Universo Marvel! Homem de Ferro e Capitão América: dois membros essenciais para os Vingadores, a maior equipe de super-heróis do mundo. Quando uma trágica batalha deixa um buraco na cidade de Stamford, matando centenas de pessoas, o governo americano exige que todos os super-heróis revelem sua identidade e registrem seus poderes. Para Tony Stark o Homem de Ferro é um passo lamentável, porém necessário, o que o leva a apoiar a lei. Para o Capitão América, é uma intolerável agressão à liberdade cívica. Assim começa a Guerra Civil.                                                                                                                                    
Título: Guerra Civil
Série: Coleção Marvel
Autor (a): Stuart Moore
Adaptado dos Quadrinhos de Mark Millar e Steve McNiven
Editora: Novo Século
Número de Páginas: 398


Se tiver a curiosidade de perguntar a um fã de quadrinhos qual saga da Marvel Comics indicaria para qualquer pessoa, boa parte deles responderia sem dúvidas: Guerra Civil. Quando preparou a saga em 2006 a editora certamente esperava algo grandioso, afinal aqueles acontecimentos envolviam todos os seus personagens e as consequências planejadas para o desfecho eram enormes. Porém Guerra Civil se tornou um clássico instantâneo, algo maior que o esperado, e não podia ficar limitado à aquele espaço. Por isso em breve teremos uma adaptação nos cinemas - que deve ser bem diferente da saga de modo geral - e tivemos a adaptação literária sobre a qual falaremos agora.
A trama do livro se inicia com Os Guerreiros, um grupo de heróis que em busca de popularidade criaram um reality show para se exibirem enquanto prendiam bandidos. Porém o grupo acaba enfrentando um grupo de super vilões com mais poder que eles podiam lidar e com isso causam uma catástrofe: Nitro, um dos vilões, causa uma explosão em frente a uma escola em Stamford, Connecticut, dizimando mais de seiscentas pessoas, incluindo seus companheiros e Os Guerreiros.
A Tragédia de Stanford se torna a gota d'água para que o governo acelere a votação do projeto da Lei de Registro de Super-humanos, onde todo super herói ou super vilão terá que se cadastrar, revelando sua identidade secreta, poderes e fraquezas, para continuar em atividade. Porém a ideia não é bem recebida por toda a comunidade que, mesmo com a possibilidade de emprego no governo com salários e benefícios, enxerga na LRS uma afronta aos direitos de liberdade e um risco para os familiares. Assim começa a divisão: Liderados pelo Homem de Ferro, Quarteto Fantástico e até o Homem Aranha, entre outros heróis aderem à nova lei e formam A Iniciativa, mas outros, como Falcão, Demolidor, Os Novos Vingadores, liderados pelo Capitão América, não aceitam a nova lei e formam A Resistência. Os heróis estarão diante do maior desafio que qualquer um já enfrentou, e talvez, o mais difícil, afinal lutarão uns contra os outros. Amigo contra amigo, cada um defendendo seus interesses e dispostos a quebrar regras para provar que está correto.
Um livro não é uma história em quadrinhos: Moore estava correto em fazer essa afirmação em seus agradecimentos. Adaptar a trama de um Quadrinho para prosa é com certeza uma tarefa árdua, já que o reforço visual é elemento essencial para o funcionamento da narrativa. Porém, evidentemente, um livro possui mais espaço para o descritivo e o psicológico, e é apostando nisso que Stuart Moore cria uma nova visão para a obra de Mark Millar e Steve McNiven, contudo mantendo-se fiel ao original. A disputa entre Iniciativa e Resistência está lá, os questionamentos sobre o certo e o errado, a guerra de interesses, a ruptura do padrão maniqueísta, heróis contra heróis, heróis se juntando a vilões, erros e consequências. Tudo que fez dessa história o clássico que é, se mantém presente.
Com uma narrativa simples e ágil Moore aproveitou o espaço das páginas aprofundar os personagens que conduzem os pontos mais importantes da trama como o Homem de Ferro, Capitão América, Homem-Aranha e a Mulher Invisível. Outros personagens fazem parte da trama, é claro, mas não recebem tanta projeção ou o foco da trama se perderia, mas a essência de todos eles é respeitada e suas participações fazem diferença. E embora falhe um pouco na descrição visual dos personagens  - certos uniformes são quase impossíveis de descrever, tal qual uma alegoria carnavalesca - o autor consegue trabalhar bem os ambientes e cenas de ação, que são partes tão importantes quanto o psicológico para a imersão na trama.
É claro que para chegar ao formato de livro a saga passou por algumas mudanças, mas elas são perceptíveis apenas para aqueles que leram os quadrinhos. Então fará pouca diferença saber que personagem A ou B está ou não está na trama original, ou personagem C ganhou mais espaço no livro, ou mesmo que a formação de tal equipe era X na época. A maioria das mudanças contribuiu para a simplificação da trama, e para evitar maior confusão com um grande número de personagens (a maioria deles muita gente nem conhece, imagina se aparecessem todos?). Só senti falta mesmo do impactante epílogo envolvendo o Capitão América (a notícia envolvendo o personagem saiu até no Jornal Nacional).
A parte gráfica do livro ficou muito bacana, capa e interior muito bonito, e quase não a problemas no miolo. Digo quase por haver alguns pequenos problemas na diagramação e confusão em alguns parágrafos. Porém nada que atrapalhe o andamento da leitura.
Guerra Civil, de Stuart Moore, é com certeza uma obra que sintetiza a essência da saga e trás o melhor do evento que mudou o mundo dos Super-Heróis da Marvel. Um livro recomendado a todo fã de quadrinho - que tenha acompanhado a saga original ou não - e também para todo entusiasta que passou a gostar mais desse universo a partir dos filmes, amantes de boas tramas e leituras de entretenimento. Se tiver curiosidade, disposição e tempo recomendo também que leia os quadrinhos - serie principal e as partes individuas de cada personagem - pois vale muito a pena conhecer a história a fundo e entender melhor o posicionamento de equipes como os X-Men nessa trama. Agora, escolha o seu lado e boa leitura! #TeamCap X #TeamIron